Cisto Testicular é uma massa anormal que pode se formar nos testículos. Os testículos, são órgãos reprodutores masculinos em forma de ovo que pendem abaixo do pênis em um saco chamado escroto. Sua principal função é produzir espermatozoides e um hormônio chamado testosterona. Um Cisto Testicular ou caroço, é uma condição bastante comum que pode ter muitas causas diferentes. Cistos Testiculares podem ocorrer em homens, adolescentes ou crianças menores. Eles podem estar localizados em um ou ambos os testículos.
Cisto Testicular é sinal de problemas com seus testículos. Eles podem ser causados por uma lesão, mas eles também podem indicar um grave problema médico subjacente. Nem todos os cistos indicam a presença de câncer testicular. A maioria dos Cistos Testiculares são causados por condições benignas ou não cancerosas. Estes geralmente não necessitam de tratamento.
Ainda assim, seu médico deve examinar qualquer alteração nos testículos, especialmente nódulos ou inchaço. Não existem estudos que demonstrem benefícios ou danos aos exames clínicos ou testiculares pessoais. Se os homens devem ou não fazer auto-exames mensais do testículo é uma questão controversa. No entanto, se acontecer de você notar algo incomum, faça uma consulta com o seu médico para um exame testicular. Eles podem tratá-lo cedo para possíveis problemas.
Sintomas de Cisto Testicular: Quase todos os Cistos Testiculares causam inchaço notável e mudanças na textura do seu testículo. Outros sintomas variam, dependendo da causa subjacente do Cisto Testicular:
- A Varicocele raramente causa sintomas. Se causar sintomas, o testículo afetado pode se sentir mais pesado do que o outro testículo ou o nódulo pode se sentir como um pequeno saco de vermes.
- A Hidrocele é indolor, mas pode causar uma sensação de pressão abdominal em meninos e homens mais velhos. Ele também provoca inchaço visível dos testículos.
- Cistos Epididimais também são geralmente indolor. Em alguns homens, um testículo pode sentir-se mais pesado do que o normal.
- Uma infecção pode causar dor, inchaço ou sensibilidade em um ou ambos os testículos. Ele também pode causar febre, náuseas e vômitos.
Embora possa ocorrer espontaneamente, a torção testicular é uma condição que normalmente é causada por uma lesão escrotal. É uma emergência médica. Pode ser extremamente doloroso e pode envolver os seguintes sintomas:
- Uma febre
- Micção freqüente
- Dor abdominal
- Náusea
- Vômito
- Inchaço do escroto
Posicionamento incomum de um testículo, que pode ser maior do que o normal ou uma protuberância causada por câncer testicular pode produzir os seguintes sintomas:
- Uma dor maçante em seu abdômen ou virilha
- Inchaço ou sensibilidade nos seios
- Peso no escroto
- Uma súbita coleção de líquido no seu escroto
- Dor
Tipos e Causas de Cisto Testicular: Existem várias causas possíveis de Cisto Testicular, incluindo lesões, defeitos de nascimento, infecção e outros fatores.
Varicocele: Este tipo de cisto testicular é o tipo mais comum. Ocorre em cerca de um em cada sete homens. As veias aumentadas em seus testículos causam cisto varicocele. Eles se tornam mais perceptíveis após a puberdade, que é quando o fluxo sanguíneo aumenta em seus testículos totalmente desenvolvidos.
Hidrocele: Um acúmulo de líquido nos testículos provoca uma hidrocele. A Clínica Mayo estima que este tipo de cisto testicular ocorre em um a dois em cada 100 homens recém-nascidos. Bebês prematuros têm um maior risco de desenvolver uma hidrocele.
Cisto Epididimal: Um cisto epididimal ocorre quando o tubo longo e enrolado atrás de seus testículos chamado epidídimo fica cheio de fluido e não pode drenar. Se ele contém esperma, é conhecido como um espermatocele. Esta forma de cisto testicular é muito comum. Ele mais frequentemente resolve por conta própria.
Torção Testicular: A torção testicular ocorre quando os testículos se torcem, geralmente devido a uma lesão ou acidente. Esta condição ocorre mais frequentemente em meninos entre as idades de 13 e 17 anos de idade, mas pode afetar homens de todas as idades. Esta é uma emergência médica que requer investigação urgente e tratamento possível.
Epididimite e Orquite: Seu epidídimo é a estrutura acima de seu testículo que armazena o esperma. A epididimite é uma inflamação do seu epidídimo. Uma infecção bacteriana muitas vezes causa isso. Isso inclui algumas infecções sexualmente transmissíveis (ITS), como gonorreia ou clamídia.
Uma infecção também causa orquite, que é uma inflamação do seu testículo. As bactérias ou o vírus da caxumba podem causar a infecção.
Câncer de Testículo: Alguns grumos indicam o crescimento do câncer testicular. Apenas um médico pode determinar se um caroço é canceroso. Câncer de testículo não é comum em geral, mas é o tipo mais comum de câncer entre os homens entre as idades de 15 e 34.
Diagnóstico de Cisto Testicular: Seu médico pode diagnosticar corretamente a causa de um cisto testicular. Marque uma consulta com o seu médico se notar um caroço durante um auto-exame ou se você estiver enfrentando os sintomas descritos acima. Se você estiver experimentando sintomas de torção testicular após uma lesão, vá para uma sala de emergência imediatamente. Se não for tratada, a torção testicular pode causar a morte e a infertilidade do testículo.
Antes de sua consulta, anote todos os sintomas que você está sentindo e quanto tempo você os sentiu. Informe o seu médico se teve alguma lesão recentemente. Você também deve estar preparado para falar sobre sua atividade sexual.
Seu médico colocará luvas e fisicamente examinará seus testículos para observar seu tamanho e posicionamento e para verificar se há inchaço e ternura. A maioria dos cistos testiculares podem ser diagnosticada durante um exame físico. No entanto, o seu médico pode ordenar outros testes para confirmar o diagnóstico.
Esses testes podem incluir:
- Um ultra-som, que usa ondas sonoras para criar uma imagem de seus testículos, escroto e abdômen
- Um exame de sangue no qual uma amostra do seu sangue é testada quanto à presença de células tumorais, infecções ou outros sinais de problemas
- Um rastreamento de DST no qual uma amostra de fluido é coletada de seu pênis com um cotonete e analisada em um laboratório para gonorreia e clamídia
- Uma biópsia, na qual uma pequena amostra de tecido é removida do seu testículo com equipamento especializado e enviada para um laboratório para teste
Tratamento de Cisto Testicular: Seu plano de tratamento irá variar, dependendo da causa de seu caroço testicular.
Varicocele: A dor de uma varicocele geralmente desaparece sem tratamento. No entanto, o seu médico pode prescrever medicação para a dor ou aconselhá-lo a usar analgésicos de venda livre. Em casos de episódios recorrentes de desconforto, você pode precisar de cirurgia para reduzir o congestionamento em suas veias. A cirurgia pode envolver amarrar as veias afetadas ou desviar o fluxo sanguíneo para as veias através de outros métodos. Isso faz com que o sangue contorne as veias, o que elimina o inchaço.
Hidrocele: O tratamento de uma protuberância de hidrocele também pode envolver cirurgia, mas geralmente desaparece por conta própria aos 2 anos de idade. A cirurgia envolve fazer uma pequena incisão no escroto para drenar o excesso de líquido.
Cisto Epididimal: Um cisto epididimal não requer tratamento a menos que cause dor ou desconforto. Você pode precisar de cirurgia. Durante este procedimento, o cirurgião irá remover o cisto e selar seu escroto com pontos que geralmente se dissolvem dentro de 10 dias.
Torção Testicular: A torção testicular requer uma cirurgia imediata para destorcer o testículo e restaurar o fluxo sanguíneo. Seu testículo pode morrer se você não receber tratamento para a torção dentro de seis horas. Se seu testículo morrer, seu médico terá que removê-lo cirurgicamente.
Epididimite e Orquite: Seu médico pode tratar infecções no seu epidídimo ou testículos com antibióticos se bactérias são a causa. No caso de uma ITS, o seu parceiro também pode precisar de tratamento.
Hérnia: Uma hérnia é frequentemente tratada com cirurgia. O seu médico pode encaminhá-lo para um especialista em hérnia para tratamento.
Câncer de Testículo: O câncer testicular é tratado com cirurgia, quimioterapia, radiação e outros métodos. Seu curso específico de tratamento dependerá de quão cedo seu câncer é detectado e outros fatores. A remoção cirúrgica de seu testículo pode ajudar a impedir que o câncer se espalhe para outras partes do seu corpo.
Qual é a Perspectiva: A maioria dos casos de cisto testicular não são graves ou cancerosos. O Câncer de testículo é raro. Também é altamente tratável, e é curável se você encontrar cedo.
Desde que é difícil descobrir a causa de um nódulo testicular com base em seus sintomas por si só, é importante visitar um médico se você notar quaisquer alterações. Marque uma consulta com o seu médico se notar algum nódulo, inchaço ou dor nos testículos. Auto-exames testiculares regulares podem ajudá-lo a encontrar essas mudanças cedo.