Cistos de Gânglio – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, os Cistos de Gânglio são grumos não cancerosos que mais comumente se desenvolvem ao longo dos tendões ou articulações de seus pulsos ou mãos. Eles também podem ocorrer nos tornozelos e nos pés. Os Cistos de Gânglio são tipicamente redondos ou ovais e são preenchidos com um fluido gelatinoso. Os pequenos Cistos de Gânglio podem ser de tamanho de ervilha, enquanto os maiores podem ter cerca de 2,5 centímetros de diâmetro. Os Cistos de Gânglio podem ser dolorosos se pressionarem um nervo próximo. Sua localização às vezes pode interferir no movimento das articulações.
Se o seu cisto ganglionar está causando problemas, seu médico pode sugerir tentar drenar o cisto com uma agulha. A remoção do quisto cirurgicamente também é uma opção. Mas se você não tem sintomas, nenhum tratamento é necessário. Em muitos casos, os cistos desaparecem por conta própria.
Causas do Cistos de Gânglio: Ninguém sabe exatamente o que faz com que um cisto ganglionar se desenvolva. Ele cresce fora de uma articulação ou o revestimento de um tendão, parecendo um balão de água minúsculo em uma haste, e parece ocorrer quando o tecido que rodeia uma articulação ou um tendão se abaixa fora do lugar. Dentro do cisto é um fluido lubrificante grosso semelhante ao encontrado nas articulações ou em torno dos tendões.
Sintomas do Cistos de Gânglio: Os caroços associados aos Cistos de Gânglio podem ser caracterizados por:
- Localização. Os Cistos de Gânglio geralmente se desenvolvem ao longo dos tendões ou articulações de seus pulsos ou mãos. Os próximos locais mais comuns são os tornozelos e os pés. Estes cistos também podem ocorrer perto de outras articulações.
- Forma e tamanho. Os Cistos de Gânglio são redondos ou ovais e geralmente medem menos de 2,5 cm de diâmetro. Alguns são tão pequenos que não podem ser sentidos. O tamanho de um cisto pode flutuar, muitas vezes aumentando quando você usa essa articulação para movimentos repetitivos.
- Dor. Os Cistos de Gânglio geralmente não são indulgentes. Mas se um cisto pressiona um nervo – mesmo que o cisto seja muito pequeno para formar um nódulo visível – pode causar dor, formigamento, dormência ou fraqueza muscular.
Fatores de Risco do Cistos de Gânglio: Fatores que podem aumentar seu risco de Cistos de Gânglio incluem:
- Seu sexo e idade. Os Cistos de Gânglio podem se desenvolver em qualquer pessoa, mas geralmente ocorrem em mulheres entre 20 e 40 anos.
- Osteoartrite. As pessoas que usam artrite de desgaste nas articulações dos dedos mais próximas das unhas estão em maior risco de desenvolver quistos ganglionares perto dessas articulações.
- Lesão articular ou tendão. As articulações ou os tendões que foram feridos no passado são mais propensos a desenvolver Cistos de Gânglio.
Tratamentos do Cistos de Gânglio: Os Cistos de Gânglio são frequentemente indolores e não requerem tratamento. O seu médico pode sugerir uma abordagem de relógio e espera. Se o cisto está causando dor ou interferindo no movimento das articulações, seu médico pode recomendar:
- Imobilização. Como a atividade pode fazer com que o cisto ganglionar se torne maior, pode ajudar a imobilizar temporariamente a área com uma cinta ou uma tala. À medida que o cisto encolhe, pode liberar a pressão sobre os nervos, aliviando a dor. Evite o uso prolongado de uma cinta ou tala, o que pode fazer com que os músculos próximos diminuam.
- Aspiração. Neste procedimento, seu médico usa uma agulha para drenar o líquido do cisto. O cisto pode se repetir.
- Cirurgia. Esta pode ser uma opção se outras abordagens não funcionaram. Durante este procedimento, o médico remove o cisto e a haste que o anexa à articulação ou ao tendão. Raramente, a cirurgia pode ferir os nervos circundantes, vasos sanguíneos ou tendões. E o cisto pode se repetir, mesmo após a cirurgia.