Citalopram – Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que muitos desconhecem. Além disso, o Bromidrato de citalopram é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. Bromidrato de citalopram é usado em tratamentos de longo prazo para prevenir a recorrência de novos episódios depressivos em pacientes que tem depressão recorrente. Bromidrato de citalopram é eficaz também para o tratamento de pacientes com transtorno de pânico com ou sem agorafobia e para o tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Contraindicações e Riscos de Citalopram: O citalopram é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. O tratamento concomitante com IMAOs (inibidores da monoaminoxidase), incluindo selegilina (inibidor seletivo da MAO-B) em dose acima de 10 mg por dia, é contraindicado (vide Interações Medicamentosas).
Citalopram – Como Usar: A posologia varia de acordo com o tipo de doença e resposta ao tratamento, podendo ser:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Depressão: 1 comprimido, uma vez ao dia.
- TOC: 1 comprimido, uma vez ao dia, podendo a dose ser aumentada até 2 comprimidos por dia caso necessário.
- Transtorno do pânico: 1 comprimido por dia, podendo a dose ser aumentada para 2 comprimidos caso o doente não esteja a responder à primeira dose.
- A duração do tratamento deve ser indicada pelo médico.
Citalopram – Efeitos Colaterais Comuns: Avise seu médico se qualquer destes efeitos secundários persistir ou piorar.
- Fadiga e sonolência;
- Visão embaçada ou turva;
- Bocejar em excesso;
- Perda de apetite;
- Suar em excesso;
- Boca seca;
- Náuseas;
Citalopram – Efeitos Colaterais Graves: Se desenvolver algum destes efeitos colaterais causados pelo citalopram, procure atendimento médico imediato.
- Batimento cardíaco acelerado ou irregular;
- Diminuição da libido e disfunção sexual;
- Vomito com aspeto de borra de café;
- Contusões fácil ou sangramento;
- Pensamentos de suicídio;
- Agitação e tremores;
- Fezes pretas;
- Convulsões;
- Desmaio.
Obs: Antes de usar o citalopramo, deve-se informar o médico se existir gravidez ou for período de amamentação, mais de 60 anos de idade ou problemas no fígado ou rins. Durante o tratamento deve-se tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois o citalopram pode causar sonolência ou cansaço excessivo. O tratamento com Citalopram nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.