Cleptomania – O que é, Sintomas e Tratamentos deste transtorno compulsivo. Além disso, a Cleptomania é uma causa comum de roubo que muitos esquecem. Esse tipo de roubo é sobre uma compulsão psicológica em vez de um desejo de lucrar ou ganhar algo material ou financeiro, conforme definido pelo Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais.
A Cleptomania é uma falha recorrente para resistir ao desejo de roubar. Na maioria dos casos de Cleptomania, a pessoa rouba coisas que não precisam.
Os itens roubados são muitas vezes de pouco ou nenhum valor, e muitas vezes podem facilmente pagar o item se eles decidissem pagar. Isso é diferente da maioria dos casos de roubo criminal, onde os itens são roubados por necessidade ou porque são muito caros ou valiosos.
As pessoas com Cleptomania sentem impulsos fortes de roubar, com ansiedade, tensão e excitação levando ao roubo e sentimento de prazer e alívio durante o roubo. Muitos cleptomaníacos também se sentem culpados ou arrependidos depois que o ato de roubar acabou, mas depois não conseguiu resistir ao impulso.
As pessoas com Cleptomania também roubam espontaneamente e sozinhas, enquanto a maioria dos roubos criminais são planejados antecipadamente e podem envolver outra pessoa.
Ao contrário do roubo criminal, os itens que as pessoas com Cleptomania roubam raramente serão usados. Eles provavelmente irão escondê-los, expulsá-los ou entregá-los a amigos e familiares.
Cleptomania – O que é, Sintomas e Tratamentos
Causas da Cleptomania: As causas da Cleptomania não são conhecidas. Existem várias teorias que sugerem que mudanças no cérebro podem ser a raiz de Cleptomania. Cleptomania pode estar ligado a problemas com uma substância química do cérebro de ocorrência natural (neurotransmissor) serotonina.
A serotonina ajuda a regular o humor e as emoções. Baixos níveis de serotonina são comuns em pessoas propensas a comportamentos impulsivos.
Cleptomania também pode estar relacionada a vícios, e roubar pode causar a liberação de dopamina (outro neurotransmissor). A dopamina provoca sensações prazerosas, e algumas pessoas buscam essa sensação gratificante de novo e de novo.
Outra pesquisa descobriu que a Cleptomania pode ocorrer depois que alguém sustente um ferimento na cabeça. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor todas estas possíveis causas da Cleptomania.
Sintomas da Cleptomania: A American Psychiatric Association (2000) elegeu os seguintes itens como principais sintomas da Cleptomania:
- incapacidade recorrente para resistir aos impulsos de furtar objetos desnecessários ao uso pessoal ou por seu valor monetário;
- sensação crescente de tensão antes de cometer o furto;
- prazer ou alívio na hora de cometer o furto;
- o furto não é cometido para expressar raiva ou vingança e não é uma resposta a um delírio ou alucinação;
- o furto não se deve ao transtorno de conduta ou ao transtorno de personalidade anti-social.
Tratamentos da Cleptomania: A Cleptomania é extremamente difícil de ser tratada sozinha, então obter ajuda médica é uma necessidade para a maioria que a experimenta. O tratamento envolve tipicamente uma combinação de psicoterapia e medicamentos, que podem resolver os desencadeantes e as causas.
A terapia comportamental cognitiva é mais comumente usada para tratar a Cleptomania. Com este tipo de tratamento, seu terapeuta irá ajudá-lo a aprender a parar o comportamento prejudicial e abordar a cognição que os causa. Na terapia cognitiva, seu terapeuta pode usar:
- Desensibilização sistemática , na qual você pratica técnicas de relaxamento para aprender a controlar os impulsos de roubar
- Sensibilização secreta , na qual você se imagina roubando e depois enfrenta consequências negativas como ser preso
Os medicamentos podem ser prescritos para tratar distúrbios relacionados com o humor ou a saúde mental, como depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo. O seu médico pode prescrever um inibidor seletivo do recaptamento da serotonina ou uma medicação de dependência que equilibre os opióides para equilibrar a química do cérebro que provoca o desejo de roubar.
Enquanto a Cleptomania não pode ser curada, ela pode ser tratada. É necessário um tratamento contínuo e precaução para evitar recorrências de cleptomaníaco. Se você está indo bem sob tratamento e começa a experimentar solicitações para roubar, faça uma consulta com seu terapeuta ou grupo de apoio o mais rápido possível.