Início » Gravidez » Clomid – o que é, para que serve ajuda a engravidar!

Clomid – o que é, para que serve ajuda a engravidar!

O clomid é usado para tratar a infertilidade em mulheres, ele age estimulando um aumento na quantidade de hormônios que sustentam o crescimento. E a liberação de um óvulo maduro ( ovulação ). Este medicamento não é recomendado para mulheres cujos ovários não produzem mais adequadamente os ovos (insuficiência hipofisária ou ovariana primária).

Clomid
Clomid

O que é o Clomid e Como Funciona?

Clomid é um medicamento oral que pode ser usado para estimular a ovulação. Funciona bloqueando os receptores de estrogênio no hipotálamo, que é um importante “centro de controle hormonal” para o corpo. Quando isso acontece, o hipotálamo é estimulado a liberar o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Estes são os estimulantes ovarianos de ocorrência natural, que estimulam a ovulação em um ciclo normal.

Por que Meu Médico Recomendou Clomid?

Clomid pode ser útil para quem está tentando engravidar que tenha algum dos seguintes problemas:

Ovulação Irregular:

É difícil conceber quando os ciclos de uma mulher são tão irregulares que ela não pode ter certeza quando está ovulando. Quando eficaz, o uso de Clomid deve produzir uma resposta ovulatória previsível para permitir a relação sexual cronometrada ou a inseminação intra-uterina.

Problemas de Fertilidade com “Fator Masculino”:

Quando há um problema com a qualidade do sêmen, às vezes seu médico pode recomendar a inseminação intra-uterina para maximizar a chance de gravidez. Clomid pode ser usado para ajudar a melhorar o tempo das inseminações com o ciclo da mulher.

Infertilidade Inexplicada:

O Clomid também demonstrou ser eficaz no aumento das taxas de gravidez em casais jovens saudáveis ​​que tiveram uma avaliação de fertilidade completamente normal, mas ainda estão tendo problemas para engravidar.

Como o Clomid é Prescrito? O que Posso Esperar Sentir?

Na sua consulta, o seu médico irá realizar um exame pélvico e finalizar o tempo do seu ciclo de Clomid. Normalmente você vai tomar um a três comprimidos por dia durante cinco dias no início do seu ciclo (ciclo dias 3-7 ou 4-8). Durante esse período, algumas mulheres perceberão ondas de calor, mau humor ou alterações no padrão de sono. A maioria dos pacientes não percebe nenhum sintoma.

A ovulação ocorrerá normalmente 7-8 dias após a conclusão do tratamento com Clomid. Como os ovários são estimulados, você pode notar algum inchaço ou desconforto com a relação sexual. A verificação da ovulação pode ser feita de várias maneiras. O seu médico irá recomendar qual o método mais apropriado:

Estes incluem testes de temperatura corporal basal, Teste de kit de LH, ultra-som de escritório e exames de sangue. Na sua visita, o seu médico irá instruí-lo sobre quando esperar a ovulação nesse ciclo, quando tempo a relação sexual, e quando você precisa retornar para uma varredura de folículo / ultra-som para confirmar a ovulação.

Como Vou Saber se Estou Grávida?

Verifique um teste de gravidez em casa, se você não tiver sua menstruação dentro de duas a três semanas do tempo esperado de ovulação. Além disso, se o seu período começar, ligue para o primeiro dia, para que possamos agendá-lo para outro ciclo.

Quantos Ciclos de Clomid Devem ser Tomados?

Isso depende de diversos fatores específicos de cada paciente. Seu médico pode delinear um plano geral de fertilidade para que você conheça as metas de longo prazo e quando outras medicações ou tratamentos possam ser indicados.

Informação Importante?

Não use Clomid se você já está grávida.

Não deve utilizar Clomid se tiver: doença hepática, hemorragia vaginal anormal, glândula supra-renal descontrolada ou doença da tiroide, quisto ovárico (não relacionado com síndrome dos ovários policísticos) ou se estiver grávida.

Antes de Tomar Este Medicamento:

Você não deve usar Clomid se você é alérgico ao clomifeno, ou se você tem:

  • Além disso, sangramento vaginal anormal;
  • cisto ovariano não relacionado à síndrome dos ovários policísticos;
  • doença hepática passada ou presente;
  • Além disso, um tumor da glândula pituitária;
  • um problema não tratado ou descontrolado com sua glândula tireoide ou adrenal; ou
  • Além disso, se você está grávida.

Para se certificar de que Clomid é seguro para você, informe o seu médico se você tem:

Não use Clomid se você já está grávida. Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre os possíveis efeitos do Clomid numa nova gravidez.

O clomifeno pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Este medicamento pode retardar a produção de leite materno em algumas mulheres. Informe o seu médico se estiver a amamentar um bebé.

O uso de Clomid por mais de 3 ciclos de tratamento pode aumentar o risco de desenvolver um tumor ovariano. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco específico.

O tratamento de fertilidade pode aumentar sua chance de ter múltiplos nascimentos (gêmeos, trigêmeos). Estas são gravidezes de alto risco, tanto para a mãe quanto para os bebês. Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre este risco.

Como Devo Tomar Clomid?

Use Clomid exatamente como indicado pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Seu médico realizará exames médicos para certificar-se de que você não tem condições que impeçam o uso seguro do Clomid. Além disso, clomid é geralmente tomado durante 5 dias, começando no 5º dia do seu período menstrual. Siga as instruções do seu médico.

Você precisará fazer um exame pélvico antes de cada ciclo de tratamento. Além disso, deve permanecer sob os cuidados de um médico enquanto estiver usando o Clomid.

Você provavelmente vai ovular dentro de 5 a 10 dias depois de tomar Clomid. Para melhorar sua chance de engravidar, você deve ter relações sexuais enquanto estiver ovulando.

Seu médico pode fazer com que você tome sua temperatura a cada manhã e registre suas leituras diárias em um gráfico. Além disso, ajudará a determinar quando você pode esperar que a ovulação ocorra.

Na maioria dos casos, o Clomid não deve ser usado por mais de 3 ciclos de tratamento. Além disso, se ocorrer ovulação, mas não engravidar após 3 ciclos de tratamento, o seu médico poderá interromper o tratamento e avaliar melhor a sua infertilidade. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

O que Devo Evitar?

Este medicamento pode causar visão turva. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que exige que você esteja alerta e capaz de ver claramente.

Quais São os Riscos do Clomid?

  • Além disso, raramente as mulheres terão hiperestimulação dos ovários como resultado do uso de clomídeos. Neste caso, os ovários ficam aumentados com múltiplos folículos.
  • Dor intensa ou inchaço acentuado do abdômen devem levar você a chamar seu médico.
  • Além disso, a chance de múltiplas ovulações é ligeiramente maior com o clomídeo do que com um ciclo menstrual normal: A chance de gêmeos resultantes do clomid é de 6-8%.
  • Não há aumento do risco de múltiplos de ordem superior (trigêmeos, etc) sobre a taxa de referência na população.
  • Além disso, efeitos colaterais raros incluem alterações visuais, queda de cabelo reversível, tontura ou urticária.
  • Pacientes com cistos ovarianos grandes atualmente existentes ou doença hepática não devem usar clomid.
  • Além disso, tem havido discussão sobre se múltiplos ciclos de drogas estimuladoras ovarianas aumentam o risco de câncer de ovário. No geral, os estudos mostraram que não há aumento no risco de câncer de ovário em mulheres que tomam Clomifeno com outras mulheres inférteis.

Quem NÃO Deve Tomar Este Medicamento?

Não tome este medicamento se você:

  • Além disso, são alérgicas ao clomifeno ou a qualquer outro componente do medicamento.
  • está grávida.
  • tem um tumor dependente de hormônios (tumores que podem ser estimulados a crescer por hormônios sexuais como o
    estrogênio).
  • Além disso, sangramento vaginal anormal de causa desconhecida.
  • tem tumores fibroides do útero.
  • ter doença hepática ou ter tido redução da função hepática no passado.
  • Além disso, tem cistos ovarianos (não associados ao ovário policístico).
  • Tromboflebite (inflamação de uma veia com formação de um coágulo sanguíneo).
  • Além disso, tem depressão.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.