Clopidogrel – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que devemos ficar informados. Além disso, o clopidogrel é um medicamento de prescrição que está disponível como o medicamento de marca Plavix. Também está disponível como medicamento genérico. Os medicamentos genéricos geralmente custam menos. Em alguns casos, eles podem não estar disponíveis em todas as forças ou formas como a versão da marca.
Para que o Clopidogrel é Usado: Clopidogrel é usado para prevenir coágulos de sangue se você tiver dor no peito, circulação fraca nas pernas (doença arterial periférica), ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Este medicamento pode ser usado como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você pode precisar tomar isso com outras drogas. O seu médico decidirá se deve usar este medicamento com outras drogas, como a aspirina.
Como o Clopidogrel Funciona: Clopidogrel pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores de plaquetas ou inibidores da classe de tienopiridina de receptores de plaquetas P2Y12 ADP. Uma classe de drogas refere-se a medicamentos que funcionam de forma semelhante. Eles têm uma estrutura química similar e são freqüentemente usados para tratar condições similares. As plaquetas são células sanguíneas que ajudam seu coágulo de sangue normalmente. Clopidogrel ajuda a impedir que as plaquetas aderem. Isso impede que formem coágulos sanguíneos.
Como Tomar Clopidogrel: Esta informação de dosagem é para o comprimido oral de clopidogrel. Todas as possíveis doses e formas podem não ser incluídas aqui. Sua dose, forma e a frequência com que você assumirá dependerá de:
- Sua idade
- A condição a ser tratada
- Quão grave é sua condição
- Outras condições médicas que você possui
- Como você reage à primeira dose
- Formas e pontos fortes
Marca: Plavix
Forma: comprimido oral
Pontos fortes: 75 mg e 300 mg
Genérico: clopidogrel
Forma: comprimido oral
Pontos fortes: 75 mg e 300 mg
Dosagem Para Síndrome Coronariana Aguda:
Dosagem para adultos (com idades compreendidas entre os 18 anos)
- Uma dose inicial (carga) é de 300 mg, tomada por via oral uma vez. O início do tratamento sem uma dose de carga atrasará os efeitos em vários dias.
- A dose de manutenção é de 75 mg, tomada por via oral uma vez por dia.
Dosagem infantil (idades entre 0-17 anos): Este medicamento não foi estudado em crianças e não deve ser utilizado em pessoas com menos de 18 anos.
Dosagem para recente ataque cardíaco, acidente vascular cerebral recente ou doença arterial periférica
Dosagem para adultos (com idades compreendidas entre os 18 anos)
- A dose recomendada é de 75 mg por via oral uma vez por dia.
Dosagem infantil (idades entre 0-17 anos)
- Este medicamento não foi estudado em crianças e não deve ser utilizado em pessoas com menos de 18 anos.
Tome Como Indicado: O comprimido oral de Clopidogrel é utilizado para o tratamento a longo prazo. Vem com sérios riscos se você não aceita como prescrito.
Se Você Não Tomar ou Perder as Doses: Se você não tomar clopidogrel nem todas as doses, você aumenta seu risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Essas condições podem ser fatais.
Se você tem que parar temporariamente de tomar clopidogrel, comece a tomá-lo novamente assim que o seu médico lhe disser. A interrupção deste medicamento pode aumentar o risco de doenças cardíacas graves, acidentes vasculares cerebrais ou coágulo de sangue nas pernas ou nos pulmões.
Se Você Tomar Muito: Se você tomar muito clopidogrel, você poderia ter sérios efeitos colaterais. Estes incluem sangramento. Ligue imediatamente a seu médico ou centro de controle de intoxicação.
O que Fazer se Sentir Falta de Uma Dose: Se sentir falta de uma dose, tome clopidogrel assim que se lembrar. Se é quase a hora da sua próxima dose, ignore a dose perdida. Tome apenas uma dose em seu horário normal. Não tome duas doses de clopidogrel ao mesmo tempo, a menos que o seu médico lhe diga.
Como Saber se o Medicamento Está Funcionando: Este medicamento pode estar funcionando se você não tiver um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Efeitos Colaterais de Clopidogrel: Clopidogrel comprimido oral não causa sonolência. No entanto, isso causa outros efeitos colaterais.
Efeitos Secundários Mais Frequentes: Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o clopidogrel incluem:
- Sangramento
- Comichão na pele
Se você tem pele com coceira, pode desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se for mais grave ou não vá embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Efeitos Secundários Sérios: Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 192 se seus sintomas se sentem ameaçando a vida ou se você acha que está tendo uma emergência médica. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir o seguinte:
Sangrado grave e com risco de vida. Os sintomas podem incluir:
- Sangramento ou sangramento inexplicado que dura muito tempo
- Sangue na sua urina (urina rosa, vermelha ou marrom)
- Fezes vermelhas ou pretas que parecem alcatrão
- Contusões inexplicadas ou contusões que se ampliam
- Tosse coágulos de sangue ou sangue
- Vomitando sangue ou vômito que se parece com café
Problema de coagulação do sangue chamado púrpura trombocitopênica trombótica (TTP). Esta condição pode acontecer depois de tomar clopidogrel, mesmo que você tome apenas por menos de 2 semanas. Na TTP, coágulos sanguíneos se formam em vasos sanguíneos em qualquer parte do corpo. Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver algum destes sintomas:
- Manchas purpúreas (púrpura) em sua pele ou na sua boca (membrana mucosa) devido ao sangramento sob a pele
- Amarelamento da pele ou dos brancos dos seus olhos (icterícia)
- Cansaço ou fraqueza
- Pele pálida
- Febre
- Frequência cardíaca rápida ou falta de ar
- Dor de cabeça
- Dificuldade em falar ou entender a linguagem (afasia)
- Confusão
- Coma
- Acidente vascular encefálico
- Apreensão
- Baixa quantidade de urina ou urina que é rosa ou tem sangue nele
- Dor de estômago
- Náuseas, vômitos ou diarreia
- Perda de visão
Obs: Nosso objetivo é fornecer-lhe as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como as drogas afetam cada pessoa de forma diferente, não podemos garantir que essa informação inclua todos os possíveis efeitos colaterais. Esta informação não substitui o aconselhamento médico. Sempre discuta possíveis efeitos colaterais com um profissional de saúde que conheça seu histórico médico.