O cloreto de magnésio é um composto inorgânico natural que é composto de um magnésio e dois íons cloreto.e este suplemento contém apenas 12% de magnésio elementar, que pode parecer baixo em comparação com outras formas desse mineral, como o óxido de magnésio e o citrato de magnésio.
Um estudo publicado no Journal of Diabetes, Obesity and Metabolism também confirma os efeitos positivos do cloreto de magnésio na sensibilidade à insulina ele é usado principalmente como um suplemento para ajudar a combater a deficiência de magnésio. Também pode ser usado topicamente para ajudar a aliviar dores musculares e tratar doenças da pele, como acne, psoríase , eczema e dermatite.
O que é o cloreto de magnésio:
O cloreto de magnésio é um composto inorgânico natural que é composto de um magnésio e dois íons cloreto, conforme dito acima. Geralmente é extraído de locais com alto teor de sal, como o Grande Lago Salgado e o Mar Morto. Este composto vem em formas de cristais anidros e múltiplos hidratados, com o último sendo mais prontamente disponível.
O tipo de cloreto de magnésio de cristal hidratado múltiplo é referido como hexa-hidrato, o qual é produzido através de um processo de evaporação e tipicamente vendido como flocos de magnésio para banho e imersão dos pés.
Além disso, ele foi usado pela primeira vez para aplicação medicinal durante a I Guerra Mundial, quando um cirurgião francês chamado Pierre Delbet fez uso dele como um anti-séptico. Hoje, este composto é mais comumente usado como um suplemento para prevenir a deficiência de minerais e promover uma melhor saúde geral.
O suplemento de cloreto de magnésio contém apenas 12% de magnésio elementar, o que pode parecer baixo em comparação com outras formas desse mineral, como o óxido de magnésio e o citrato de magnésio.
No entanto, é realmente melhor absorvido pelo organismo do que alguns dos outros suplementos de magnésio, devido à sua baixa estabilidade constante, o que permite que seja completamente ionizado através de uma ampla gama de níveis de pH. Sua fórmula também lhe dá a capacidade de ajudar a melhorar a produção de ácido clorídrico no estômago.
Benefícios do cloreto de magnésio para saúde:
1. Diminuição de crises de asma:
O magnésio auxiliar aqueles que tem asma, já que as crises são provocadas pela contração das paredes dos brônquios, estruturas que levam o ar para o pulmão, causando a carência de ar. Determinados estudos apontam que a suplementação com cloreto de magnésio auxilia a dilatar essas estruturas, evitando crises da doença.
2. Melhora da enxaqueca:
O magnésio também tem o poder de tranquilizar os vasos sanguíneos, da mesma forma que relaxa os brônquios. Dessa forma, ele auxilia na enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que ocorre exatamente devido a contração e dilatação das veias do crânio.
3. Problemas de contração muscular em atletas:
Pessoas que praticam bastante atividade física podem perder magnésio no suor, e ele é extremamente importante para elas, já que proporciona a contração muscular. Portanto, atletas que suplementam cloreto de magnésio conseguem um rendimento melhor nas atividades. Mas é importante ressaltar: isso não quer dizer que o magnésio melhora a musculatura de quem não faz atividades físicas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Tratamento do diabetes:
A insulina, hormônio responsável por pôr a glicose para dentro das células, precisa do magnésio para ser desenvolvida e também para auxiliar na metabolização do açúcar. Quando ele não alcança seu papel da maneira correta a pessoa desenvolve um quadro de diabetes.
Como pessoas com diabetes têm menos magnésio no corpo (ele costuma ser excretado com a glicose extra do sangue), estudos revelaram a suplementação de cloreto de magnésio em diabéticos melhorou a ação da insulina e consequentemente gerou um melhor domínio do quadro.
5. Diminui a TPM e cólicas menstruais:
O cloreto de magnésio pode ser eficaz para mulheres. Alguns estudos já revelaram que a suplementação do mineral pode diminuir a TPM e também as cólicas menstruais, se ele for ingerido antes da menstruação. Porém não se sabe ainda ao certo a razão dessa propriedade.
Além disso, ele também é acreditado para ajudar a combater os radicais livres e prevenir uma variedade de doenças, incluindo tumores, arteriosclerose, problemas de próstata, distúrbios intestinais e cálculos renais .
Usos do cloreto de magnésio:
Além de aumentar os níveis de magnésio no organismo, o cloreto de magnésio também auxilia na produção de ácido clorídrico. Isso ajuda a melhorar o processo de digestão e absorção de vitaminas e minerais e menor risco de doenças causadas por bactérias e vírus.
Sua constante de estabilidade zero também o torna adequado para a terapia de magnésio transdérmico, e é por isso que está disponível em formas tópicas, como óleo, gel, loção e sais de banho. Na verdade, essas formas são mais comumente usadas do que as orais, pois os usuários e profissionais médicos atestaram seus benefícios positivos para a pele, músculos e sistema nervoso. 8
Dosagem recomendada para o cloreto de magnésio:
É importante notar que a dosagem adequada de cloreto de magnésio pode variar para cada pessoa. É melhor conversar com seu médico para descobrir a quantidade específica que você precisa tomar.
Isso pode depender de vários fatores, incluindo sua condição de saúde, idade, sexo e resposta ao tratamento. No entanto, em geral, a dose recomendada de cloreto de magnésio na forma de liberação prolongada do comprimido é de 535 miligramas (mg), que contém cerca de 64 mg de magnésio elementar.
Este suplemento deve ser tomado oralmente uma vez por dia. É melhor tomar este suplemento com uma refeição para reduzir os efeitos colaterais que isso pode causar.
Certifique-se de não aumentar sua dosagem ou tomar este suplemento com mais freqüência do que o recomendado pelo seu médico, pois isso pode levar à hipermagnesia e causar uma variedade de efeitos colaterais graves.
A melhor forma de usar o cloreto de magnésio é comprar em pó e dilui-lo em água filtrada ou até mesmo mineral. Você pode misturar duas colheres de sopa em um litro de água e consumir apenas cinquenta ml por dia, tomando uma colher de sopa por vez.
Efeitos colaterais do cloreto de magnésio:
Tal como acontece com outros suplementos de magnésio, o efeito colateral mais comum que você pode encontrar de tomar cloreto de magnésio é fezes soltas. Há também casos raros em que este suplemento pode causar reações adversas que exigem cuidados médicos imediatos. Alguns destes efeitos secundários graves incluem:
- Reações alérgicas, tais como erupções cutâneas, comichão e inchaço;
- Estômago chateado;
- Tontura;
- Falta de ar;
- Fraqueza;
- Diarreia severa.
Evite tomar cloreto de magnésio, se você está sofrendo de qualquer uma das seguintes condições:
- Diarreia pré-existente;
- Distúrbios renais, especialmente insuficiência renal;
- Colite ulcerativa.
O Cloreto de Magnésio pode também interagir com outros medicamentos, tais como:
- Antibióticos;
- Fosfato de sódio de celulose;
- Digoxina;
- Sulfonato de poliestireno de sódio;
- Tetraciclina;
- Bifosfonato.
Se você estiver tomando algum dos medicamentos mencionados acima, converse com seu médico antes de usar o cloreto de magnésio para determinar se ele é adequado para sua condição.