Cloreto de sódio – o que é e funções:
Cloreto de sódio, também conhecido como sal, é necessário para ajudar seu corpo a manter o equilíbrio de fluidos, ajuda a relaxar os músculos e os nervos a transmitirem sinais. Cloreto de sódio também ajuda a manter a pressão arterial normal.
Um dos primeiros papéis de sal era preservar alimentos (ele faz isso, chamando para fora a água, impedindo o crescimento de bactérias). Hoje, ele recebe uma má reputação (e merecidamente), porque As pessoas comem muitos alimentos processados e, portanto, consomem mais sal do que o necessário, o que resulta em efeitos adversos para a saúde.
Embora sejam dois minerais distintos, sódio e cloreto são normalmente encontrados juntos na maioria dos alimentos (e representam cerca de 90% do consumo de sódio no mundo), por esta razão, eles são apresentados juntos aqui.
Melhores fontes de cloreto de sódio:
Desde que a maioria de nós consome sal suficiente na nossa dieta, isso pode ser um nutriente que você precisa pensar sobre a limitação. Pode-se presumir que as frutas, verduras e legumes são pobres em sódio a menos sal foi adicionado durante o cozimento. (Uma colher de chá de sal contém cerca de 2.300 miligramas, ou 2,3 gramas, de sódio.)
Na maior parte do sal consumido em uma típica dieta vem de alimentos processados, como carnes salgadas, frutas e frios; margarina e manteiga; batatas fritas e cachorros-quentes, e vegetais enlatados e molhos engarrafados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Deficiência de cloreto de sódio:
A deficiência de cloreto de sódio não é provável, a menos que você tem experimentado diarreia persistente ou vômitos, uso excessivo de diuréticos, ou você tem problemas nos rins ou outras condições médicas que resultam em perda de sódio.
Se isso acontece, os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas, cãibras musculares, desorientação e desmaio. Ingestão excessiva de fluido tenha sido mostrado induzir uma condição chamada de hiponatremia em que o sódio é diluída a valores anormalmente baixos no corpo.
Isso tem sido visto em maratonistas e outros atletas que consomem grandes quantidades de água em períodos relativamente curtos de tempo. Os sintomas desta doença são semelhantes ao anterior, mas pode avançar em complicações mais graves, incluindo convulsões, coma, danos cerebrais e morte.
Excesso de cloreto de sódio:
A pressão arterial elevada pode ser resultado de excesso de sal na dieta, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Os indivíduos mais sensíveis aos efeitos da alta ingestão de sal incluem aqueles com pressão existente arterial elevada, diabetes, doença renal crônica, os idosos.
Uma dieta rica em potássio ou baixo teor de gordura poderá deslocar ligeiramente aumentos da pressão arterial devido à alta ingestão de sal. No entanto, é melhor limitar a ingestão de sal para os níveis recomendados.