Cólera – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de água e comida contaminada. A Cólera é causada pela bactéria cujo nome é Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano.
Esta bactéria provoca fortes reações de fermentação dentro do aparelho digestório e libera uma potente toxina “desencadeadora” de intensa diarreia. Seu contágio se dá principalmente através da água e de alimentos contaminados pelo vibrião colérico, este, depois de ingerido, multiplica-se rapidamente no intestino delgado. Então, confira Cólera – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.
Sintomas: A maioria das pessoas expostas ao cólera nunca fica doente. Na verdade, na maioria dos casos, você nunca saberá que você foi exposto. Uma vez que você está infectado, você continuará a derramar bactérias da cólera em suas fezes por sete a 14 dias. O cólera geralmente causa diarreia leve a moderada, como outras doenças. Uma em cada 10 pessoas infectadas desenvolverá sintomas típicos dentro de dois a três dias após a infecção.
Os sintomas comuns da cólera incluem:
A desidratação causada pela cólera é geralmente grave e pode causar cansaço, mau humor, olhos afundados, boca seca, pele arruinada, sede extrema, redução da produção de urina, batimentos cardíacos irregulares e baixa pressão arterial.
A desidratação pode levar à perda de minerais no sangue. Isso pode levar a um desequilíbrio eletrolítico. O primeiro sinal de um desequilíbrio eletrolítico é cãibras musculares severas. Um desequilíbrio eletrolítico pode eventualmente causar choque. As crianças geralmente têm os mesmos sintomas de cólera que os adultos. As crianças também podem experimentar o seguinte:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Sonolência severa
- febre
- Convulsões
- coma
A cólera raramente ocorre nas nações do primeiro mundo. Se você seguir práticas de segurança alimentar adequadas, mesmo em áreas afetadas, o risco de infecção é menor. Ainda assim, a cólera continua a ocorrer em todo o mundo. Se você desenvolver diarreia grave depois de visitar uma área com alta taxa de cólera, você deve consultar um médico.
Causas: Vibrio cholerae, a bactéria que causa cólera, geralmente é encontrada em alimentos ou água contaminada por fezes de uma pessoa com a infecção. Fontes comuns incluem:
- Abastecimento de água municipal
- Gelo feito de água municipal
- Alimentos e bebidas vendidos por vendedores ambulantes
- Vegetais cultivados com água contendo resíduos humanos
- Peixes e frutos do mar crus ou não cozidos em águas poluídas com esgoto
- Quando uma pessoa consome o alimento contaminado ou a água, as bactérias liberam uma toxina nos intestinos que produz diarreia grave .
Não é provável que você pegue cólera apenas por contato casual com uma pessoa infectada.
Tratamento: O tratamento básico para Cólera consiste na administração de fluidos perdidos com uma solução de reidratação oral (solução de sal, açúcar e água). Em casos mais graves, a reidratação deve ser feita por via intravenosa juntamente com a administração de antibióticos.
Existem vacinas (Dukarol e Shanchol) que podem ser utilizadas em áreas endêmicas para diminuir a possibilidade de pegar a cólera. É muito importante que o indivíduo com Cólera seja tratado logo para que o quadro não se agrave e o indivíduo venha a falecer.
Prevenção: Várias medidas de prevenção para Cólera podem ser adotadas, dentre elas:
- Saneamento básico, para que os dejetos humanos não sejam lançados diretamente na natureza, nos rios, lagos, etc.
- Lavar as mãos com sabão sempre que usar o banheiro e sempre antes de preparar os alimentos.
utilizar sempre água potável e evitar utilizar água de origem desconhecida para beber ou preparar alimentos. - Deixar as verduras e alimentos que são comidos crus por 20 minutos em uma solução de água com algumas gotas de vinagre.