Colesterol – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, o Colesterol é um tipo de gordura (lipídios) no sangue. Suas células precisam de Colesterol, e seu corpo faz tudo o que precisa. Mas você também recebe dos alimentos que você come. Se você tem muito, ele começa a se acumular em suas artérias. (As artérias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue para longe do coração ).
Isto é chamado de endurecimento das artérias ou aterosclerose. É o ponto de partida para alguns problemas do coração e do fluxo sanguíneo. O acúmulo pode reduzir as artérias e tornar mais difícil o fluxo de sangue através delas. O acúmulo também pode levar a coágulos sanguíneos perigosos e inflamações que podem causar ataques cardíacos e derrames.
Causas: É transportado através do seu sangue, ligado às proteínas. Esta combinação de proteínas e Colesterol é chamada de lipoproteína. Você pode ter ouvido falar de diferentes tipos, com base no tipo de Colesterol que transporta a lipoproteína. Eles são:
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL). LDL, ou “ruim”, o Colesterol transporta partículas de em todo o seu corpo.
- O Colesterol LDL se acumula nas paredes das artérias, tornando-os difíceis e estreitos.
- Lipoproteína de alta densidade (HDL). HDL, ou “bom”, pega o excesso de Colesterol e leva-o de volta ao seu fígado.
- Fatores dentro do seu controle – como inatividade, obesidade e uma dieta não saudável – contribuem para o Colesterol LDL elevado e o baixo Colesterol HDL.
- Fatores além de seu controle também podem desempenhar um papel. Por exemplo, sua maquiagem genética pode impedir as células de remover o Colesterol LDL do seu sangue de forma eficiente ou fazer com que seu fígado produza muito Colesterol.
Sintomas do Colesterol: Normalmente não causa nenhum sintoma. Na maioria dos casos, isso só causa eventos de emergência. Por exemplo, um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode resultar do dano causado pelo Colesterol alto.
Esses eventos geralmente não ocorrem até que o Colesterol alto leve a formação de placa em suas artérias. A placa pode reduzir as artérias, de modo que menos sangue pode passar. A formação de placa muda a composição do revestimento arterial. Isso pode levar a sérias complicações.
Um exame de sangue é a única maneira de saber se seu é muito alto. Isto significa ter um nível total de Colesterol no sangue acima de 240 miligramas por decilitro (mg / dL). Peça ao seu médico para lhe dar um teste depois de completar 20 anos de idade. Em seguida, recompense o seu Colesterol a cada 4 a 6 anos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O seu médico também pode sugerir que tenha o seu Colesterol verificado com mais frequência se tiver uma história familiar de Colesterol elevado. Ou se você demonstrar os seguintes fatores de risco:
- Tem pressão arterial elevada.
- Está acima do peso.
- fumaça.
Condições Genéticas: Há uma condição passada por genes que causam Colesterol elevado, chamado hipercolesterolemia familiar. Pessoas com esta condição apresentam níveis de Colesterol de 300 mg / dL ou mais. Eles podem experimentar xantoma, que pode aparecer como um remendo amarelo acima da pele, ou um nódulo debaixo da pele.
- Tratamento de Colesterol.
- Mudanças no estilo de vida.
Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu Colesterol. Porém se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.
Entretanto, nem sempre a sozinha resolve o problema do Colesterol alto, isto porque o aumento do Colesterol LDL está relacionado a fatores genéticos e alimentares.Todo paciente com Colesterol elevado deve se submeter à dieta, praticar exercícios físicos regulares e se estiver acima do peso, emagrecer.
Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal possuem Colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos. Quem tem predisposição ao Colesterol alto deve seguir as mesmas recomendações descritas no tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o Colesterol e a pressão arterial. Sugestões de hábitos:
- Coma mais frutas e vegetais.
- Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas.
- Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de Colesterol.
- Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite.
- Limite os alimentos ricos em Colesterol, como gema de ovo e fígado.
- Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light.
- Evite frituras.
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados por pessoas com diabetes, pois estas apresentam riscos de manifestações da aterosclerose de três a quatro vezes maior que as pessoas não-diabéticas. Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de Colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados.
Medicamentos: Apesar da dieta e da atividade física muitas vezes ele permanece elevado, e muitas vezes devemos usar medicamento para diminuir os níveis de LDL. Os medicamentos de escolha para redução do LDL e aumento do HDL são as chamadas estatinas, também chamadas de inibidores da enzima HMG-coA reductase (enzima do fígado responsável pela produção de Colesterol).
As Estatinas que Dispomos nas Farmácias São:
- Sinvastatina.
- Atorvastatina.
- Fluvastatina.
- Pravastatina.
- Rosuvastatina.
- Pitavastatina.