O coletor menstrual é uma opção aos absorventes comuns pois é reutilizável, podendo durar até 10 anos. Ao contrário do absorvente interno, ele é inserido na entrada da vagina e não ao fundo do canal, e lá pode permanecer por até 12 horas sem trocas. Fabricado em silicone medicinal hipoalergênico (não causa alergias), ele funciona literalmente como um copo. É inserido no canal vaginal, armazena o sangue, depois é retirado, lavado e inserido novamente.
A principal diferença entre o coletor menstrual para os absorventes comuns é sua vida útil, ele dura em média 10 anos, enquanto um absorvente descartável leva cerca de 500 anos para se decompor no meio ambiente.
O que é coletor menstrual?
O coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual, é uma ótima estratégia para substituir o absorvente durante a menstruação, sendo uma opção mais confortável, econômica e ecológica. Ele é fácil de usar, não deixa nenhum cheiro de menstruação pelo ar e só precisa ser trocado após 8 horas.
Como colocar o coletor menstrual?
Ao contrário do absorvente interno, que deve ser empurrado para o fundo da vagina, o coletor menstrual fica bem na entrada. O primeiro passo é encontrar uma posição confortável. Não existe regra, pode ser em pé, agachada ou sentada no vaso sanitário. Depois, dobre o copinho e insira.
Existem vários tipos de dobra, uma bem conhecida é a em formato de letra ‘C’, mas cada mulher tem a sua preferência Para que não ocorra nenhum vazamento, encontre a base do coletor menstrual, passe o dedo em toda a sua superfície e certifique-se de que ele não está dobrado.
Como retirar o coletor menstrual?
Para retirar, puxe o coletor menstrual pela base. A dica é pressionar um pouco a base para facilitar a entrada de ar e evitar a formação de vácuo. Em seguida, é só puxar. O sangue que está dentro do copinho não vai vazar. Esvazie o coletor menstrual no vaso sanitário e lave a peça com água e sabão neutro.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como higienizar o coletor menstrual:
O silicone facilita a higienização. Durante o ciclo, lave o coletor menstrual com água e sabão neutro (para não danificar o silicone) depois de esvazia-lo e enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, é recomendado que a peça seja fervida. Siga as orientações específicas do manual do seu coletor.
Nenhuma marca tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso por que ainda não existe um regulamento sanitário. A Anvisa afirma, no entanto, que uma comissão já foi definida para discutir esse tema. A partir da definição das regras, as marcas passarão a ter necessidade de registro na agência reguladora.
Como limpar um coletor que caiu no vaso?
Se o coletor menstrual caiu na privada, é possível higienizar de forma segura, seguindo os passados seguintes:
- Colocar o coletor de molho em 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária durante 15 a 20 minutos;
- Depois, transferir para outro recipientes e adicionar água oxigenada de farmácia volume 10 pura. Deve adicionar água oxigenada em quantidade suficiente para cobrir, deixando de molho durante entre 5 a 7 horas.
- Por fim, deve esterilizar o coletor, deixando ferver durante 5 minutos. Se possível, adicione à água 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Desvantagens do coletor menstrual:
- Pode provocar irritação, principalmente se for inserido com as mãos sujas.
- Há um curva de aprendizado para conseguir inserir o coletor menstrual corretamente.
- Algumas mulheres demoram até encontrar o tamanho correto.
- A remoção pode ser embaraçosa e provocar alguns acidentes como respingos na roupa, principalmente nos primeiros meses de uso.
- Alguns ginecologistas não indicam o seu uso em mulheres que utilizam o DIU por risco de deslocamento deste. Não é
- contraindicado, mas é preciso autorização do ginecologista.
- Não permite ter relações sexuais (exceto os modelos descartáveis).
- A remoção e inserção em banheiros públicos pode ser difícil, principalmente em locais com má higiene.
- Não pode ser utilizado no período pós-parto, pois aumenta o risco de infecção e lesão do canal vaginal.
De modo geral, os coletores menstruais são opções melhores que os absorventes íntimos. Para as mulheres que se adaptam rapidamente ao produto, ele é claramente uma opção muito superior. Além disso, o problema, porém, é que para algumas mulheres, a curva de aprendizado e o tempo de adaptação são um pouco longos, o que faz com que algumas delas acabem desistindo do produto.