Colite – Causas, Sintomas e Tratamentos que poucos conhecem. Além disso, a Colite é uma inflamação intestinal que provoca sintomas como alternância entre diarreia e prisão de ventre, que pode ser causada por uma intoxicação alimentar.
O tratamento da Colite é feito com medicamentos analgésicos, anti inflamatórios e com uma alimentação direcionada recomendada por um nutricionista. A Colite pode ter diversas causas.
Tipos da Colite são:
Colite Ulcerativa: A Colite ulcerativa é um tipo de Colite caracterizado por ulceração e inflamação da camada mais superficial do cólon. A Colite pode envolver só algumas partes do cólon ou todo ele.
Doença de Crohn: acredita-se que esse seja mais um tipo de Colite. No entanto, algumas pessoas apenas comparam ambas as doenças, já que elas fazem parte da categoria de Doenças Inflamatórias Intestinais, diferente do anterior, esse pode afetar todo o sistema digestivo, especialmente o intestino delgado e o cólon, com um processo inflamatório invasivo e mais agressivo.
Colite pseudomembranosa: geralmente, a Colite pseudomembranosa ocorre por conta do crescimento excessivo da bactéria clostridium difficile.
Causas da Colite: A Colite pode ser causada por:
- Estresse;
- Intoxicação alimentar;
- Vermes;
- Infecções agudas ou crônicas;
- Síndrome do intestino irritável;
- Inflamação intestinal;
- Pouco fluxo sanguíneo local.
Sintomas de Colite: Os sintomas da Colite também costumam variar de acordo com o tipo da doença. No geral, porém, a Colite pode apresentar sinais e sintomas em comum, como:
- Dilatação abdominal;
- Dor abdominal constante ou recorrente;
- Fezes com sangue;
- Calafrios;
- Necessidade constante de evacuar;
- Desidratação;
- Diarreia;
- Febre;
- Aumento na flatulência.
Tratamento Para Colite: O tratamento para Colite depende da causa, e muitas vezes se concentra em aliviar os sintomas, cuidados de apoio, e manter uma hidratação adequada e controle da dor. Antibióticos podem ser prescritos para tratar as causas infecciosas de Colite, assim como algumas infecções bacterianas que causam a determinação da Colite sem nenhum tratamento.
Também pode ser necessária a medicação anti-inflamatória para tratar a inflamação e a dor da Colite. Em casos mais extremos, a cirurgia para remover parte ou a totalidade do cólon e/ou do reto pode ser necessária se outros tratamentos não funcionam.
Prevenção da Colite: A prevenção da Colite depende muito da causa. Entretanto, algumas medidas gerais podem ser tomadas para evitar a Colite. Recomenda-se:
- Manter o sistema digestivo em boas condições. Para tanto estabeleça o hábito de ingerir diariamente frutas, legumes, grãos integrais e verduras para prevenir a Colite;
- Beba muita água todos os dias;
- Gorduras animais e produtos lácteos devem ser consumidos com moderação, já que irritam o trato digestivo. Tabaco, café e refrigerantes são outras substâncias que podem acabar levando a quadros de Colite;
- Pratique esportes ou faça atividades que ajudem a reduzir a ansiedade e os níveis de estresse, pois estes sentimentos promovem ulcerações na mucosa do intestino;
- Adquira o hábito de ingerir chás tranquilizantes. Caso seja preciso recorra a calmantes naturais;
- Mantenha bons hábitos de higiene. Não leve as mãos sujas à boca, não coma em locais que pareçam sujos e lave sempre muito bem os utensílios compartilhados. Uma variedade de parasitas e bactérias pode provocar Colite.