Colite Ulcerosa – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, a Colite Ulcerosa ocorre quando o revestimento do seu intestino grosso e reto se inflamam. Embora a causa exata da Colite Ulcerosa seja desconhecida, seus genes, meio ambiente e sistema imunológico desempenham um papel. A Colite Ulcerosa é uma condição crônica.
O tratamento geralmente envolve terapia medicamentosa ou cirurgia. A Colite Ulcerosa é uma doença inflamatória do intestino (IBD). O IBD compreende um grupo de doenças que afetam o trato gastrointestinal.
A Colite Ulcerosa ocorre quando o revestimento do seu intestino grosso (também chamado de cólon), reto ou ambos ficam inflamado. Esta inflamação produz feridas pequenas chamadas úlceras no revestimento do seu cólon. Em geral, ela começa no reto e se espalha para cima. Isso pode envolver o cólon inteiro.
A inflamação faz com que seu intestino mova seus conteúdos rapidamente e esvazie com freqüência. À medida que as células na superfície do revestimento do intestino morrem, as úlceras se formam.
As úlceras podem causar sangramento e descarga de muco e pus. Embora esta doença afete pessoas de todas as idades, a maioria das pessoas é diagnosticada entre as idades de 15 e 35 anos. Após os 50 anos, outro pequeno aumento no diagnóstico para esta doença é visto, geralmente em homens.
Causas da Colite Ulcerosa: A causa exata da Colite Ulcerosa é desconhecida. Anteriormente, acreditava-se que a dieta e o estresse podiam estar entre as causas da doença, mas agora sabe-se que isso pode apenas agravar o problema, mas não causar a Colite Ulcerosa.
Uma possível causa é um distúrbio do sistema imunológico. De forma semelhante quando o sistema imunológico tenta combater um vírus invasor ou bactéria, neste caso uma resposta imunológica anormal faz com que ele ataque as células do próprio organismo. Nesse caso, as células da mucosa do cólon e do reto. É como se o organismo entendesse que o intestino grosso fosse um órgão estranho, tentando combatê-lo persistentemente.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A hereditariedade também parece desempenhar um papel na incidência de Colite Ulcerosa, uma vez que a doença ocorre em pessoas que têm familiares com a doença. No entanto, a maioria das pessoas com Colite Ulcerosa não têm esse histórico familiar.
Sintomas da Colite Ulcerosa: A gravidade dos sintomas varia entre as pessoas afetadas. Segundo Cedars-Sinai , cerca de 50 por cento das pessoas diagnosticadas com Colite Ulcerosa apresentam sintomas leves. No entanto, os sintomas podem ser graves. Os sintomas comuns da Colite Ulcerosa incluem:
- dor abdominal
- Sons abdominais aumentados
- Fezes sangrentas
- diarreia
- febre
- Dor retal
- perda de peso
- Desnutrição
A Colite Ulcerosa pode causar condições adicionais, tais como:
- Dor nas articulações
- Inchaço nas articulações
- Náuseas e diminuição do apetite
- Problemas de pele
- aftas
- inflamação ocular
Tratamentos da Colite Ulcerosa: A Colite Ulcerosa é uma condição crônica. O tratamento geralmente envolve terapia medicamentosa ou cirurgia. O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação que causa seus sintomas. Seu médico pode prescrever um medicamento para reduzir a inflamação e o inchaço. Estes tipos de medicamentos incluem:
- sulfasalazina (Azulfidina);
- mesalamina (Asacol e Lialda);
- balsalazida (Colazal);
- olsalazina (Dipentum);
Reduzir a inflamação ajudará a aliviar muitos dos seus sintomas.
Casos mais graves podem precisar de corticosteroides, antibióticos, medicamentos que reprimem a função imune ou medicamentos de anticorpos, chamados de biológicos, que ajudam a bloquear a inflamação de maneira diferente. Se seus sintomas forem graves, você precisará ser hospitalizado para corrigir os efeitos da desidratação e perda de eletrólitos que a diarreia causa e para tratar quaisquer complicações
A cirurgia é necessária quando existe sangramento maciço, sintomas crônicos e debilitantes, perfuração do cólon ou bloqueio grave. Uma tomografia computadorizada ou colonoscopia pode detectar esses sérios problemas.
A cirurgia envolve a remoção de seu cólon inteiro com a criação de um novo caminho para o desperdício. Este caminho pode ser feito através de uma pequena abertura em sua parede abdominal ou redirecionado de volta ao final do seu reto.
Para redirecionar o desperdício através de sua parede abdominal, seu cirurgião fará uma pequena abertura na parede abdominal. A ponta do intestino delgado inferior, ou o íleo, é então trazida para a superfície da pele.
Os resíduos drenarão através da abertura em uma bolsa. Se o desperdício puder ser redirecionado pelo seu reto, seu cirurgião remove a parte doente de seu cólon e reto, mas retém os músculos externos do seu reto.