O estresse está chegando a você? Não se preocupe, porque a meditação pode eliminar o estresse do dia em um instante. A meditação é uma ótima técnica de alívio do estresse. Quando você se sentir estressado, experimente a meditação. A meditação é um processo interno que pode ser feito sozinho e treinar sua mente para reagir ao Estresse com calma e clareza. Para fazer isso, você precisa conhecer a técnica e a configuração corretas, e estamos aqui para orientá-lo.
Como a meditação ajuda no alivio do estresse? A meditação é uma técnica antiga que junta o corpo e a mente para ajudá-lo no combate ao Estresse de forma equilibrada. Desta forma, reduz sua pressão arterial, ansiedade, insônia e depressão, que são todos desencadeantes para o Estresse.
E, o mais importante, proporciona paz interior com apenas alguns minutos de prática todos os dias. Uma pesquisa constatou que meditar diariamente faz com que o cérebro altere seus caminhos neurais e os torne mais resistentes ao Estresse.
A meditação proporciona um estado de espírito tranquilo e relaxa profundamente. Isso alivia os nervos e age como um bálsamo para seu sentimento tenso e frenético. Quando você medita, sua atenção muda para um único ponto de foco e esse processo limpar todas as preocupações em sua cabeça que estão causando o Estresse.
Ele melhora instantaneamente fisicamente e emocionalmente. A calma conseguida por meio da meditação ajuda durante o dia, fazendo com que se livre do Estresse. Além disso, a meditação ajuda a conseguir uma nova perspectiva e desenvolver habilidades para controlar melhor o Estresse. Ele absorve qualidades em você, como aumentar a autoconsciência, concentrar-se no presente, reduzindo emoções negativas, maior paciência e tolerância que ajudam na redução do estresse.
Como praticar a meditação para aliviar o estresse?
Em primeiro lugar, você precisa conhecer algumas características de vários tipos de meditação antes de seguir em frente e escolher um tipo particular de meditação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
1. Lugar:
O lugar onde você medita desempenha um papel crucial. Escolha um local silencioso, um lugar que esteja acostumado e confortável. De preferência, um lugar aconchegante em sua casa com iluminação média e ar fresco. Limpe o local e organize todas as coisas no quarto perfeitamente, sem qualquer desordem ou confusão. Remova todos os acessórios do local. Crie uma vibração suave e positiva no lugar.
2. Posição:
A posição em que você medita precisa ser confortável, mas não é muito confortável para dormir. Normalmente, a meditação é praticada nas seguintes posições de yoga: Siddhasana, Sukhasana, Vajrasana, Padmasana. Caso não consiga sentar-se em nenhuma dessas posições, pode pegar uma cadeira de madeira ou de plástico e sentar-se com as costas retas e o pé firmemente colocado no chão. Uma posição confortável aumenta a experiência de meditação e diminui a distração que pode surgir de uma posição desconfortável. Sente-se com uma atitude aberta e positiva.
3. Respiração:
Comece respirando conscientemente. Observe como a respiração entra do nariz para a traquéia e, finalmente, os pulmões. E também veja como ela sai da mesma maneira. Sinta-o, observe-o e agradeça por isso. Além disso, observe como seu tórax e abdômen se contraem durante a inalação e incha durante a expiração. Mantenha a respiração profunda e pairada. Conte até 10 enquanto respira e faça o mesmo quando expirar.
4. Atenção:
Esteja atento a si mesmo e à sua respiração, quais são os aspectos mais importantes da meditação. Ao se sentar para meditar, um número incontável de pensamentos o atacam. Quando isso acontece, você deve estar atento para manter a calma, não reagir e trazer de volta seu foco para respiração. Observe sua respiração. Esses são alguns aspectos essenciais da meditação. Existem várias maneiras de meditar, e Vipassana é o melhor para aliviar o Estresse. Vamos aprender sobre isso.
5. Meditação de vipassana:
A vipassana é a técnica mais antiga de meditação para combater o Estresse. Foi ensinado por Buda a cerca de 2500 anos atrás como uma forma de tomar consciência de si mesmo, de sua vida e da essência de sua existência. Nesta meditação, a mente se torna uma ferramenta para se aproximar da realidade e entender a forma como as coisas funcionam. Vipassana lhe liberta – um fenômeno permanente ao contrário da tranquilidade temporária que oferecem outros tipos de meditação.
A Prática da meditação vipassana:
A vipassana é profundo e duradouro. A capacidade de entender o processo da vida sem qualquer filtro não é tão fácil quanto parece. Você precisa praticar uma série de exercícios mentais para se tornar consciente e atento. Você deve ter mente que a Vipassana é um processo gradual que, em última análise, ajuda a entender o verdadeiro propósito da vida – onde o Estresse não tem lugar.
Mantenha a mente livre de pensamentos negativos e concentre-se em sua respiração. Respirar direito não é fácil, mas não desista. Não se julgue caso desvie a atenção. Lentamente, você sentirá a percepção da consciência. O sentimento de saber algo pelo que é, perceber a verdade de tudo e assimilar o potencial e o poder do presente. Vocês experimentam esses sentimentos após uma prática contínua.