O azeite de oliva para acabar com as unhas quebradiças funciona, pois, polir as unhas podem deixá-la quebradiças com facilidade. Além disso, as unhas se transformaram em uma parte muito importante da beleza feminina, além de serem nossa carta de apresentação. As unhas são composta por uma proteína conhecida por queratina e, para seu crescimento saudável, as unhas requer um consumo suficiente de vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, além de aminoácidos e minerais.
Ainda que muitas mulheres lutem com frequência para manterem saudáveis e bonitas, existem alguns fatores que inevitavelmente as enfraquecem e as tornam doentes. Por exemplo, as unhas podem ser afetadas por infecções bacterianas e fungos.
Porque temos unhas quebradiças:
As razões para sofrermos desse problema podem ser muitas. Os sintomas mais habituais são as unhas quebradiças, que não crescem, lascam-se, partem-se em camadas, quebram-se frente ao mínimo descuido, etc.
As unhas frágeis apresentam espessura muito fina e se desgastam independente do que façamos, seja lavar pratos, usar o teclado do computador ou passar um fim de semana sem fazer nada.
Isso porque as causas para as unhas quebradiças não têm relação com as atividades que realizamos, mas com:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- A alimentação: se não consumimos vitamina A e vitamina B suficientes, bem como o ferro, proteínas, zinco e cálcio, nossas unhas terão aspecto ruim e ficarão amareladas.
- A descalcificação: isso ocorre quando não consumimos a quantidade necessária de cálcio ou temos algum problema que não nos permite reter o mineral em nosso corpo.
- Doenças: algumas das doenças mais relacionadas com unhas frágeis são anemia, o hipotireoidismo, a má circulação e o reumatismo.
- O mau estado geral: se o corpo está debilitado e suas defesas estão baixas, você é mais suscetível a ter unhas frágeis.
- As agressões externas: isso quer dizer uma alta exposição a produtos químicos (detergentes, desinfetantes, etc.)e muito contato com a água (lavar pratos, dar banho nas crianças, enxaguar as verduras).
Existem alguns “inimigos” das unhas quebradiças que nem sempre consideramos e que podem ser os responsáveis por sua fragilidade. Esses são:
- Envelhecimento;
- Dermatites (como a psoríase);
- Predisposição genética;
- Frio ou calor excessivo;
- Comer (roer) as unhas (onicofagia);
- Radiação ultravioleta;
- Excessivas idas à manicure (unhas esculpidas, escovadas, limadas com força, etc.);
- Micose (cândida albicans é o fungo que ataca as unhas e pode provocar vermelhidão na pele e queda da unha).
Também podem se tornar quebradiças devido ao mau hábito de roê-las ou ao uso excessivo de produtos químicos.
Azeite de oliva para acabar com as unhas quebradiças:
Ingredientes:
- 25 ml de azeite de oliva;
- 25 ml de óleo de amêndoas.
Modo de Preparo:
- Misture levemente o azeite e o óleo de amêndoas em um pote médio, que seja possível mergulhar as unhas.
- Leve esta mistura ao micro ondas por 30 segundos;
- Antes de colocar as unhas nesta mistura, deixe as unhas sem esmaltes;
- Em seguida, deixe a mistura ficar morna e coloque as unhas sobre a mistura por cinco minutos.
- Enxugar as unhas com um papel e evitar lavar as mãos com sabão pelo maior tempo possível.
- Você pode usar essa mesma mistura várias vezes.
- O ideal é fazer o processo antes de dormir, por sete dias.