Como Aliviar a Dor do Esporão de Calcâneo em Apenas 20 Minutos, além disso o Esporão de calcâneo é uma espícula óssea que cresce no calcâneo (osso do calcanhar), no local onde a fáscia plantar se prende. Normalmente está relacionado com a fascite plantar e, quando é diagnosticado, já existe há pelo menos seis meses. No esporão de calcâneo, o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local formando a espícula.
Dentro da população, estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta essa patologia, mas somente 5% apresentam sintomas. Isso significa que, na maioria dos casos, o esporão não é a causa da dor e não dói. A dor pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou da inflamação que o esporão causa nos tecidos adjacentes, como a fáscia por exemplo.
Causas do Esporão de Calcâneo: Situações variáveis que causem um estresse crônico à região do calcanhar podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que sofrem com o sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema. Outros fatores de risco para o surgimento do esporão de calcâneo são:
- Usar, excessivamente, salto alto ou calçados que sejam pouco apropriados para os pés. É o caso de sapatos muito apertados ou velhos.
- Praticar esportes com forte impacto nos pés. Dança e corrida, por exemplo.
- Alterar a marcha, como pisar com o pé torto.
Quais são os Sintomas do Esporão de Calcâneo: O principal sintoma é a dor na região do calcanhar, ela pode ser tanto uma dor aguda e repentina, como se fosse uma facada, quanto uma dor constante e intensa. Ela geralmente passa quando estamos descansando, sentados ou deitados sem colocar os pés no chão, nestas posições, os músculos da planta do pé se contraem na tentativa de proteger o nervo danificado, por isso não sentimos dor.
No entanto, quando levantamos e apoiamos novamente o peso do corpo sobre o pé, ela volta com uma intensidade quase insuportável, o pico de dor geralmente ocorre de manhã, logo após acordar, já que forçamos novamente o tendão após um longo período de descanso.
Outros sintomas são rigidez nos músculos do pé e das panturrilhas pela manhã e o aumento da dor quando andamos em superfícies totalmente planas. O esporão de calcâneo pode causar uma dor tão severa, que torna impossível fazer normalmente suas atividades diárias.
Tratamento Para o Esporão de Calcâneo: Inicialmente, a inflamação pode ser controlada com repouso e gelo local. Mas nos casos em que há resistência, a melhor forma de tratamento é a fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e as panturrilhas, a grande maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento com técnicas fisioterapêuticas.
Como Prevenir o Esporão de Calcâneo: Existem algumas recomendações simples que ajudam a reduzir o risco de formação do esporão de calcâneo, são elas:
- Controlar o excesso de peso do próprio corpo para reduzir o estresse provocado sobre os pés.
- Usar calçados adequados nas práticas esportivas e no dia-a-dia. Sempre que possível, evite sapatos com salto alto.
- Fortalecer, regularmente, a musculatura da planta do pé. Procure orientação profissional antes de iniciar a prática de exercícios.
- Manter atenção à postura quando ficar de pé e andar devagar.
- Evitar andar nas pontas dos pés.
- As “calcanheiras” aliviam a dor, mas aumentam a pressão na planta do pé. Opte pelas palmilhas completas.
Como Aliviar a Dor do Esporão de Calcâneo: A grande maioria dos casos de esporão de calcâneo pode ser curada sem a necessidade de cirurgia, faça em casa e veja Como Aliviar a Dor do Esporão de Calcâneo em Apenas 20 Minutos.
Ingredientes:
- caroço de 1 abacate
- 500 ml de álcool
- 4 pedrinhas de cânfora
Modo de Preparo:
- Rale o caroço de abacate e adicione ao álcool juntamente com a cânfora e deixe numa garrafa escura durante 20 dias.
- Mexa diariamente e depois molhe um pano ou gaze nessa tintura e aplique na região dolorida, deixando atuar durante toda a noite.
Obs: No entanto, a principal dica para o tratamento do esporão de calcâneo é diminuir o peso do corpo sobre ele. Para tal, pode-se comprar numa farmácia uma palmilha específica para esporão de calcâneo.