Como Curar a Ressaca Rapidamente em Casa é uma ótima alternativa para aliviar a Ressaca naturalmente. Além disso, ás vezes, acontece. No embalo da noite, aquela cervejinha a mais, e o outro dia se transforma na imagem perfeita do inferno. Dor de cabeça, enjoo, indisposição, vontade zero de levantar da cama, vontade de morrer: todos são sintomas da Ressaca.
O que é a Ressaca: A noite acabou e você se depara com luz do sol ardendo nos seus olhos. A boca está seca e com gosto amargo. Você tenta se levantar e nota ainda uma tontura residual e uma fraqueza nas pernas. Neste momento, você repara que uma terrível dor de cabeça lhe atormenta. Como se não bastasse, ainda há um mal estar terrível e uma náusea que só não provoca vômitos porque o seu estômago está completamente vazio. Você corre para o banheiro e nota que está com diarreia, mas as fezes têm um cheiro diferente do habitual. Parece cheiro de … álcool. Sua mente está um nevoeiro e os detalhes da festa da noite passada são apenas flashes. Isso lhe soa familiar?
Pois isso é nada mais do que os sintomas da Ressaca, o resultado final de horas de exposição a substâncias tóxicas. Na verdade, a Ressaca habitualmente surge quando o nível de álcool no sangue já está bem baixo, quase zero, após intenso trabalho de limpeza feito pelo fígado. A Ressaca parece ocorrer basicamente por três motivos:
- Intoxicação Pelo Acetaldeído: O acetaldeído chega a ser até 30 vezes mais tóxico às células do que o etanol. No caso de um consumo exagerado de álcool pode haver presença deste metabólito tóxico na circulação ainda por várias horas após o indivíduo ter parado de beber. Grande parte do mal estar da Ressaca é por consequência da exposição prolongada das células ao acetaldeído, o que provoca uma espécie de inflamação generalizada do organismo. Além disso, os neurônios ficam intoxicados, o que atrapalha o estabelecimento de um padrão adequado de sono. O sujeito fica sonolento, mas a qualidade do seu sono é ruim, mantendo-o cansado.
- Queda da Glicose Sanguínea (hipoglicemia): O processo de metabolização do etanol envolve vias enzimáticas do fígado que também participam da produção de glicose, principalmente em períodos de jejum. Como essa enzimas estão ocupadas metabolizando o etanol, temos uma queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo. Daí surgem os sintomas de fraqueza e mal-estar.
- Desidratação: Um dos efeitos adversos do etanol no cérebro é inativar a produção de um hormônio chamado ADH (hormônio antidiurético). Os rins filtram em média 180 litros de sangue (água) por dia. Graças ao hormônio ADH, destes 180 litros filtrados, urinamos apenas 1 ou 2 por dia. O ADH é um dos principais mecanismos de controle da quantidade de água corporal. Quando ele é inibido, toda água que passa pelos rins acaba sendo eliminada na urina. Por isso, alguns minutos após o ingestão de álcool, começamos a urinar o tempo todo. Já reparou como é clara a urina após consumo de bebidas alcoólicas? Isso ocorre porque neste momento sua urina é basicamente água pura. Esse efeito diurético leva à desidratação, que causa os sintomas de boca seca, sede, dor de cabeça, irritação e câimbras. O ADH só volta a ser produzido pelo sistema nervoso central quando os níveis de álcool tornam-se baixos, geralmente após horas de eliminação excessiva de água.
Sintomas da Ressaca: Qualquer pessoa pode ficar de Ressaca, basta ter consumido mais álcool do que seu fígado é capaz de metabolizar, e por isso até mesmo quem só bebeu 1 ou 2 doses de bebida alcoólica pode ficar bêbado e acordar de Ressaca. Alguns dos principais sintomas da Ressaca são:
- Dor de cabeça forte;
- Dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz;
- Enjoo e vômito;
- Mal-estar geral e dores de corpo;
- Dor de estômago;
- Boca seca e muita sede;
- Falta de apetite;
- Não se lembra do que aconteceu na noite anterior.
Geralmente estes sintomas surgem no dia seguinte, depois de dormir, mas podem surgir antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de álcool que a pessoa consumiu e por isso, se a pessoa não se lembra de nada da noite anterior, significa que ela consumiu uma grande quantidade de álcool e encontra-se num estado chamado Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória.
Como Curar a Ressaca Rapidamente em Casa: Mantenha-se hidratado: Consuma bastante água logo que acordar. Isso ajuda a eliminar as toxinas restantes do excesso do álcool contidas no seu organismo, mas o principal objetivo da hidratação após uma noite de bebedeira é evitar uma desidratação. Embora alguns especialistas não saibam exatamente o que causa a Ressaca, a maioria das pessoas concorda que ela tem muito a ver com a ausência de líquido suficiente no corpo. Então confira agora Como Curar a Ressaca Rapidamente em Casa:
Alimente-se Para Expelir a Toxicidade do Corpo: Um alimento que auxiliar a Curar a Ressaca Rapidamente em Casa é o aspargo, rico em aminoácidos e minerais necessários para o corpo. Ele de fato reduz a toxicidade das células do fígado. O aspargo também é diurético, ou seja, ele estimula o fluxo urinário, eliminando rapidamente as toxinas ao passo em que o fígado purifica o corpo.
Alimente-se Para Restaurar os Níveis de Glicose no Sangue: Uma outra maneira de Curar a Ressaca Rapidamente em Casa é comer alimentos leves e de fácil digestão, como biscoitos ou algo que tenha proteína magra/pouca gordura, como claras de ovos ou iogurte grego natural. A comida é importante para restaurar a glicose do sangue para que o corpo volte a funcionar normalmente.
Eleve o Metabolismo Caminhando e Bebendo Água de Coco: Acelerar o metabolismo ajuda o corpo a queimar as toxinas restantes do álcool mais rapidamente, por isso é esse processo e importante para Curar a Ressaca Rapidamente em Casa. Exercícios leves, como a yoga ou uma simples caminhada, são suficientes para aumentar a circulação e a frequência cardíaca, estimulando a transpiração (podendo desidratá-lo). A água de coco possui baixos níveis de açúcar e ajuda a restaurar os eletrólitos.
Durma Bastante. Não há prova de que voltar a dormir quando se está com uma Ressaca ajude Curar a Ressaca Rapidamente em Casa, mas dormir é importante para que o sistema nervoso funcione corretamente. A falta de sono pode levar à perda de memória e concentração. Dormir pode ajudar a recuperação do corpo, possivelmente resultando na redução dos sintomas da Ressaca.
Use o Mel: Usar o mel para Curar a Ressaca Rapidamente em Casa é uma forma muito eficaz de livrar-se deste desconforto. Basta tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da Ressaca. Este excelente e natural remédio caseiro funciona independente do tipo de bebida que causou a Ressaca, porque o açúcar natural do mel e as suas características antitóxicas ajudam o corpo a se recuperar e desintoxicar.
A Pera Ajuda a Curar a Ressaca Rapidamente em Casa: Ingerir no mínimo 220 ml de suco de pera asiática ou 2 frutas logo antes de iniciar o consumo de álcool é uma excelente estratégia para evitar a Ressaca no dia seguinte. Esse efeito acontece devido à alta quantidade de água, açúcar e fibras da pera asiática que tem o poder de acelerar o processo de eliminação do álcool no organismo, ajudando a evitar sintomas da Ressaca como perda de memória, sensibilidade à luz ou falta de concentração.