Como Curar o Cobreiro de Aranha Naturalmente é uma ótima alternativa para quem deseja se ver livre do Cobreiro de Aranha. Além disso, o Cobreiro de Aranha que leva o nome científico de herpes zoster, é uma infecção causada pelo mesmo vírus responsável por causar a varicela ou como também é conhecida: catapora.
O Cobreiro de Aranha pode ocorrer em pessoas que têm o seu sistema imunológico enfraquecido, pessoas com HIV e com mais de 60 anos de idade (especialmente aquelas com diabetes, câncer ou outras doença que podem baixar a sua imunidade) estão mais propensas a se infectar.
Você não pode desenvolver o Cobreiro de Aranha sem ter sido anteriormente, infectado com o vírus da varicela (geralmente isso ocorre na infância).
Mesmo que as lesões causadas pelo Cobreiro de Aranha sejam curadas, o vírus não morre. Ele continua vivo nas raízes nervosas perto da medula espinhal de forma latente ou inativa.
Embora o sistema imunológico não possa matar completamente o vírus, geralmente é possível evitar que o vírus volte a se ativar novamente pelo resto da vida do indivíduo infectado.
No entanto, se o sistema imunológico enfraquece, o vírus pode escapar das raízes nervosas e ser ativado. E em vez de retornar como varicela/catapora, ele aparece como Cobreiro de Aranha.
O que é o Cobreiro de Aranha?
O Cobreiro de Aranha é uma irritação na pele dolorosa que pode aparecer como uma faixa de bolhas no tronco. A dor pode persistir mesmo após o desaparecimento da irritação na pele (isso é chamado de neuralgia pós-herpética).
O que Pode Causar Cobreiro de Aranha?
Além disso, o Cobreiro de Aranha é causado pela reativação do vírus da varicela. Depois que uma pessoa sofre de varicela, o vírus permanece adormecido em certos nervos por muitos anos.
Quanto Tempo Dura o Cobreiro?
A maioria dos casos de Cobreiro de Aranha dura 3 a 5 semanas. O primeiro sinal é muitas vezes queima ou formigamento dor, que pode inclui dormência ou coceira em um lado do corpo.
Em algum lugar entre 1 e 5 dias após a sensação de formigamento ou queimação na pele, uma erupção cutânea vermelha será exibida.
Como é Transmitido do Cobreiro de Aranha?
Assim como a varicela, a transmissão do Cobreiro de Aranha ocorre pelo contato direto, pessoa-pessoa, através do contato com as secreções produzidas pelas bolhas do indivíduo infectado.
O Cobreiro de Aranha pode aparecer em situações de estresse, exposição solar, ou alguma baixa no sistema imunológico.
Como Ocorre o Contágio do Cobreiro de Aranha?
Para evitar o contágio do vírus do Cobreiro de Aranha, não é recomendável tocar na ferida do individuo que esteja infetado, e caso esteja presente na boca não é recomendável beber do mesmo copo, ou partilhar qualquer tipo de objeto que tenha entrado em contato com a ferida.
Lembre-se que se uma pessoa nunca teve catapora, se alguma vez entrar em contato com o vírus herpes zóster, mesmo sendo adulta, não terá o Cobreiro de Aranha mas sim a catapora.
Quais são os Sintomas do Cobreiro de Aranha?
Os sintomas do Cobreiro de Aranha são principalmente:
Após, aproximadamente, 3 dias surgem bolhas que, ao arrebentar, liberam um líquido transparente. Esta ferida dura, em média, 10 dias, mas pode durar até 21 dias.
Quais os Fatores de Risco Para o Cobreiro de Aranha?
Como já referido, para ter Cobreiro de Aranha é necessário já ter tido catapora em algum momento da vida. Até 20% dos pacientes com história de catapora na infância apresentarão pelo menos um episódio de Cobreiro de Aranha, que surge, geralmente, após os 50 anos.
Entre os pacientes com mais de 85 anos essa taxa sobe para mais de 50%. O Cobreiro de Aranha surge quando há uma queda nas defesas imunológicas. Entre os fatores de risco podemos citar:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Idade acima de 50 anos.
- Estresse físico ou psicológico.
- Privação do sono.
- Diabetes mellitus
- Câncer
- Quimioterapia.
- Doenças crônicas.
- Uso de drogas imunossupressoras.
- HIV / Aids
Como você trata o Cobreiro de Aranha?
O tratamento do Cobreiro de Aranha é feito por meio do uso de antivirais e de medicamentos para a dor em nervos. Estes tratamentos incluem medicamentos analgésicos e antivirais, como aciclovir ou valaciclovir. Uma vacina contra catapora tomada na infância ou contra Cobreiro de Aranha tomada na vida adulta pode minimizar o risco de desenvolver Cobreiro de Aranha (herpes zóster).
Como Curar o Cobreiro de Aranha Naturalmente?
Os Remédios caseiros e populares para tratar o Cobreiro de Aranha são:
- Ferva algumas folhas de dente de leão em um litro de água durante quinze minutos. Beba três xícaras por dia.
- Aplique água oxigenada sem diluir sobre cada uma das bolhas, para isso, use um conta gotas desinfetado ou um algodão.
- Misture meia cenoura fervida e picada em água e obtenha uma pasta, semelhante a um purê. Aplique como cataplasma nas regiões afetadas pelo Cobreiro de Aranha.
- Ferva cinquenta gramas de verbena em um copo de água por cinco minutos. Estenda a verbena sobre um pano e coloque na pele, na região afetada. Repita sempre que o pano secar.
- Ferva duas porções de folhas de azeda-miúda (Rumex acetosa) em um litro de água durante dez minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e empape um pano na infusão para aplicá-lo nas bolhas.
- Ferva um punhado de folhas de bardana em meio litro de água por cinco minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, empape um pano de algodão e aplique na região afetada. Deixe atuar por meia hora.
- Beba várias xícaras de chá com bálsamo de limão durante o dia para aproveitar suas propriedades antivirais. Isso ajudará a prevenir a propagação do vírus a outras partes do corpo. Guarde as bolsinhas de chá na geladeira e aplique nas bolhas.
- Coloque farinha de aveia ou amido de milho em um pouco de água, de forma que fique uma mistura líquida. Lave as lesões com essa água por pelo menos vinte minutos. Repita o tratamento todos os dias antes de dormir, ele ajudará a aliviar a coceira.
- Aplique um curativo adesivo úmido nas erupções quando estiverem em um estágio avançado. Cuidado para não fixar a parte adesiva sobre uma das bolhas! Molhe uma toalha com água fria, retorça e deixe alguns minutos na região até que a temperatura regule.
- Faça um creme com sementes de pimentão picante e gel de babosa (ou utilize um creme pronto que contenha esses ingredientes). Além de adicionar pimentão à dieta diária para aproveitar as vantagens da capsaicina (em farmácias é possível encontrar alguns cremes que contenham esse último ingrediente).
- Uma planta muito boa é a melissa, que é potente e efetiva para curar o Cobreiro de Aranhaou herpes zoster de forma natural. Tem efeitos calmantes, analgésicos e antiespasmódicos. Prepare uma infusão com uma boa quantidade dessa erva e deixe esfriar até ficar morna. Aplique na região com um algodão ou um pano, pelo menos quatro vezes por dia. Se beber o chá de melissa será possível combater o mal-estar associado ao problema (como a febre ou a dor generalizada).
- Outra planta medicinal eficaz para tratar o Cobreiro de Aranha é a unha-de-gato. Não é recomendada para mulheres grávidas e é um potente antiviral e anti-inflamatório. Prepare uma infusão e repita os mesmos passos indicados para a melissa.