Como Diferenciar a Artrite da Artrose e osteoartrite da osteoartrose. Além disso, Artrite e Artrose são doenças com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que costuma causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como uma patologia única.
Tanto a Artrite quanto a Artrose causam desconfortos e afetam o dia a dia dos pacientes. Entenda as doenças e conheça suas características. Na maioria das vezes, a Artrite e a Artrose afetam o paciente de uma só vez. Devido a isso, as duas doenças podem ser confundidas. Elas podem ser caracterizadas como doenças reumáticas por atingirem diretamente as juntas, característica básica do distúrbios.
No entanto, é importante ressaltar que, se ambas as doenças não forem tratadas corretamente, serias consequências podem acometer a saúde do portador. “Artrite é um termo médico que que dizer inflamação de uma articulação. Existem varias doenças que podem causar Artrite, porém, é preciso tomar cuidado, pois o nome oficial da própria Artrose é osteoartrite”.
OSTEOARTRITE: A Artrite, também conhecida como osteoartrite é o tipo de Artrite que mais afeta a população mundial levando à diminuição da qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Afeta principalmente os joelhos, quadris e mãos, regiões muito importantes para a independência física do ser humano.
É uma causa muito importante de afastamento do trabalho e de aposentadoria precoce. Além disso, é responsável por inúmeras cirurgias numa população cujo risco cirúrgico é muito elevado – os idosos. Durante muito tempo, pouco se sabia sobre como ocorriam as alterações articulares que levam à debilidade física. Hoje, sabe-se de vários fatores de risco para o desenvolvimento do quadro, cujo conhecimento tem facilitado uma melhor abordagem terapêutica e uma melhor prevenção da doença”.
OSTEOARTROSE: A Artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, Artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres, sendo a mais comum das doenças reumáticas. Mais de 70% das pessoas, acima de 70 anos, tem evidência radiográfica desta doença, mas apenas parte destas desenvolvem sintomas.
Na Artrose ocorre o desgaste progressivo da cartilagem das “juntas” (articulações) e uma alteração óssea, os chamados “bicos de papagaio”. Fatores hereditários e fatores mecânicos podem estar envolvidos no seu aparecimento.
Como Diferenciar a Artrite da Artrose: A Artrite pode ser definida como a inflamação das articulações; já a Artrose é quando a articulação passa a se degenerar. “A Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica caracterizada pelo acontecimento simétrico das articulações das mãos, punhos, tornozelos e pés, por meio de edema, rubor, calor e dor nas articulações”.
Já a Artrose pode ser caracterizada pelo amolecimento da cartilagem articular, ou seja, com a inflamação contínua deste tecido, ele tende a tornar-se mais fino, podemos culminar em consequência graves. “O processo inflamatório acomete o osso subcondral com esclerose e resulta na formação de osteófitos, popularmente chamados de ‘bico de papagaio’, que é o a principal característica da doença”.
Sintomas Iniciais da Artrite e da Artrose:
- ARTRITE: Por ser um processo inflamatório, caracteriza-se pelo acúmulo de líquido entre as articulações. Por isso, as reações costumam aparecer logo pela manhã, quando o corpo volta a se mexer após um longo período de descanso. Dor e rigidez ao se movimentar é um sinal de que a área pode estar sendo afetada.
- ARTROSE: Pode provir tanto de uma doença inflamatória mal tratada quanto de uma traumatismo, podendo causar (dependendo da área afetada, que pode ser: dedos, punhos, joelhos, coluna, entre outras) dores, formigamento, inchaço e alterações na sensibilidade do local, por exemplo.
Um Pouco Mais a Fundo Sobre Como Diferenciar a Artrite da Artrose: Ainda de acordo com Ari, a Artrite reumatoide é variação do distúrbios mais conhecida, e também a que mais conhecida, e também a que mais merece cautela. Isto porque, por ser crônica, ela deve ter acompanhamento médico continuo, já que, caso não seja tratada devidamente, pode acarretar danos permanentes ao seu portador (deformidades, por exemplo): “Cerca de 1% da população tem esta doença, que geralmente começa ao redor da quarta década de vida”, afirma o especialista.
Por ser uma doença inflamatória sistêmica, ela pode afetar não só as articulações, mas também áreas como pulmões, olhos e demais órgãos. Já a Artrose afeta apenas a articulações. “Algumas formas de Artrose (a de mãos, por exemplo)têm um componente genético de predisposição. E a Artrose de joelhos está muito relacionada com obesidade e sedentarismo”, completa Ari.
Tratamento Para Artrite e Artrose: Por afetar as articulações, áreas essenciais para os movimentos corporais, os tratamento devem ser levados muito a serio. O médico responsável poderá fazer a indicação de medicamentos, sessões de fisioterapia e até mesmo a pratica de atividade físicas (com o acompanhamento necessário), para o fortalecimento articular e diminuição de sua rigidez.
Caso nenhum dos tratamentos sugeridos dê resultado ou o quadro já esteja muito avançada, poderá ser feita uma cirurgia, afim de remover os tecidos danificados e, no lugar, implantar uma prótese articular. Outra saída muito comum é a infiltração de hormônios que possuem ação anti-inflamatória (chamado de corticoides) no tecido lesionado. Para Facilitar a Compreensão eis umas comparação:
Como Diferenciar a Artrite da Artrose: Artrite:
- O que é Artrite: Caracteriza-se pela inflamação das articulações.
- Sintomas de Artrite: dores, inchaço e rigidez nas articulações.
- Como Diagnosticar Artrite: Exames de raio-x, ressonância magnética e ultrassom.
- Principais Tratamentos de Artrite: Fisioterapia, uso de medicamentos prescritos pelo médico e a prática de atividades físicas.
- É Possível Prevenir Artrite? Sim, por meio de um estilo de vida saudável (exercícios e alimentação), além de exames periódicos.
Como Diferenciar a Artrite da Artrose: Artrose:
- O que é Artrose: Caracteriza-se pelo desgastes das articulações.
- Sintomas de Artrose: inchaço, dor, rigidez nas articulações e a formação de nódulos nas juntas (mais comum na ponta dos dedos das mãos).
- Como Diagnosticar Artrose: Por meio de exames físicos, nos quais o médico movimenta as articulações em busca de ruídos característicos e detecta inchaços; exames de raio-x também podem ser solicitados.
- Principais Tratamentos de Artrose: Fisioterapia, massagens, uso de órteses (mais conhecida como “munhequerias” e acupuntura (como alternativa em alguns casos).
- É Possível Prevenir Artrose? Sim, por meio de exercícios preventivos, alimentação adequada e exames periódicos.