Receitas caseiras para eliminar piolhos de forma natural pois, a pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pelos pubianos.
Como ectoparasitas, os piolhos vivem no exterior do hospedeiro, utilizando do sangue humano como sua fonte de nutrição, o que pode causar sensação de coceira e formigamento na região afetada.
O piolho é pequeno e sem asas, pode ser visto a olho nu e a sua infestação ocorre do contato direto com o cabelo de uma pessoa infectada ou através de objetos compartilhados.
Nos últimos trinta anos observou-se um aumento significativo na incidência de casos devido a multiplicação rápida do parasita, que, ao longo de sua curta vida de trinta a quarenta dias, é capaz de depositar mais de duzentos ovos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Crianças em idade escolar são as mais atingidas pelo tipo capilar, com maior incidência em meninas, mas podem abranger qualquer sexo e idade, inclusive os adultos.
Receitas caseiras para eliminar piolhos:
1. Vinagre de maçã:
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna no couro cabeludo. Isso porque o produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas.
Ingredientes:
– 1 copo de vinagre de maçã ou de sidra;
– 1 copo de água morna;
Modo de Preparo:
- Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna.
- Depois, espalhar esta receita em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.
2. Óleos essenciais:
O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.
Ingredientes:
– 50 ml de óleo de coco;
– 10 ml de óleo essencial de malaleuca;
– 10 ml de óleo essencial de ylang ylang;
– 50 ml de vinagre de maçã;
Modo de preparo:
- Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo e deixar atuar durante 20 minutos.