Como Evitar a Queda de Cabelo Naturalmente é uma ótima opção para quem já possui uma redução de fios no couro cabeludo, ou para que deseja acabar com a Queda de Cabelo. Além disso, diariamente, uma pessoa perde 120 fios de cabelo dos aproximadamente 150 000 que tem no couro cabeludo. Achar cabelo no ralo do banheiro ou na escova é normal, já que o folículo sofre um trauma nessas ocasiões e se rompe.
Quando a pessoa nota um volume de fios anormal no travesseiro, no chão da casa ou na mesa de trabalho, é preciso investigar o motivo com a ajuda de um médico. E todo mundo tem alguma Queda de Cabelo depois dos 50 anos, aproximadamente. Se o problema se manifestar antes disso, é um sintoma de que algo anormal está acontecendo no corpo.
Queda de Cabelo o que é: A Queda de Cabelo é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre Queda de Cabelo e calvície. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar Queda de Cabelo. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.
A calvície masculina, o tipo mais comum, por exemplo, tem diversos tipos de tratamento, porém muitas pessoas acabam optando por não realizar nenhum tipo de tratamento e “assumem” a própria calvície. A Queda de Cabelo pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes.
Principais Causas da Queda de Cabelo: As causas da Queda de Cabelo são bem comuns e podem ser evitadas, com alguns esforços. Então confira as principais causas da Queda de Cabelo:
Excesso de Química: É importante prezar pela qualidade dos tratamentos capilares, seja na hora de tingir os cabelos ou durante qualquer outra terapia capilar. Quando os procedimentos são bem feitos e sem exageros, eles podem ser repetidos por muitos anos sem que prejudiquem os fios.
Por outro lado, o excesso de química pode, de fato, acarretar a Queda de Cabelo. Devido a isso, não raro muitas pacientes que se submetem à cirurgia de transplante de cabelo são orientadas a não mais pintarem seus fios. Há de se ter em mente que, pode ser mais interessante ter fios grisalhos e volumosos do que um cabelo tingido mas fino
O período no qual o cabelo acaba se tornando grisalho também é genético. Existe o pensamento de que homens com cabelo grisalho são charmosos, mas essa mesma ideia também pode ser estendido para as mulheres. O aparecimento de celebridades masculinas com cabelos brancos e que não pintem suas madeixas acaba influenciando outros homens a fazerem o mesmo. Já entre as mulheres, é mais comum que as celebridades tinjam os cabelos. Logo, a sociedade toma isso como um padrão de beleza.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Alopecia por Tração: Outra causa relativamente comum de Queda de Cabelo nas mulheres é a tração exercida sobre os fios. É comum que muitas mulheres penteiem os cabelos e os prendam para trás, mantendo-os extremamente esticados. Nestes casos, a mulher ficará propensa a desenvolver um tipo de doença capilar chamada alopecia por tração. Essa tensão exagerada pode culminar no enfraquecimento do fios e posteriormente na Queda de Cabelo.
Herança Genética: No homem, cerca de 97% dos casos de calvície se deve a hereditariedade. A influência para a calvície androgenética provém dos genes paternos e maternos. A crença de que um determinado indivíduo é calvo devido exclusivamente a algum membro do lado materno ter o mesmo problema é um mito. Isso porque os seres humanos possuem um conjunto de genes herdados dos pais, com a participação de 50% de cada um.
Seborreia: A seborreia é uma denominação designada à caspa. Trata-se de uma doença que afeta não apenas o couro cabeludo, mas também pode se manifestar em outras partes do corpo, como fronte, sobrancelhas e imediações do nariz. Assim, a dermatite seborreica pode surgir em diferentes regiões corporais, podendo ser intensificada durante períodos de estresse.
Outras Causas: Além da genética, várias outras causas podem levar à Queda de Cabelo nas mulheres. Alguns desses fatores são: anemia, doenças vinculadas à glândula tireoide, desnutrição, distúrbios hormonais, obesidade, alopecia cicatricial, entre outros. A mulher também poderá sofrer uma Queda de Cabelo no pós-parto devido ao eflúvio telógeno, ou em uma fase mais estressante para a gestante. Situações como essas podem ocasionar uma Queda de Cabelo reversível.
Como Evitar a Queda de Cabelo Naturalmente: Cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico. Sendo assim, uma vez que a causa é identificada, o tratamento adequado deve ser feito. Atualmente os tratamentos para a Queda de Cabelo disponíveis são:
- Corrigir a causa da Queda de Cabelo;
- Uso de medicamentos tópicos para estimular o crescimento;
- Uso de laser também para estimular o crescimento dos fios;
- Transplante capilar.
Caso você perceba que a Queda de Cabelo está aumentando ou aumentou bruscamente, o ideal é procurar um dermatologista para que iniciar o processo de investigação da causa e então fazer o tratamento certo para a causa da Queda de Cabelo.
Dicas Para Evitar a Queda de Cabelo: A Queda de Cabelo pode ter inúmeras causas e aqui estão algumas dicas fáceis para Evitar a Queda de Cabelo:
- Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana. Não é necessário lavar todos os dias, à menos, que você tenha os cabelos muito oleosos. O ideal é lavar sempre que os cabelos estiverem sujos, e este tempo pode variar de pessoa para pessoa.
- Só prender os cabelos quando eles estiverem bem secos, pois ao prender os cabelos ainda molhados ou úmidos, a raiz pode sofrer danos, favorecendo a Queda de Cabelo.
- Desembaraçar os cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, começando o processo pelas pontas, deixando a raiz por último.
- Enxaguar muito bem os cabelos retirando todo o shampoo e o condicionador. Este cuidado evita a oleosidade da raiz, evitando a Queda de Cabelo.
- Investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais pois isto vai ajudar a fortalecer a raiz do cabelo, restringindo a Queda de Cabelo.