Como Evitar um AVC de Forma Simples podem ser muito importante e pode ser vital em um momento critico. Além disso, o AVC conhecido popularmente como derrame, é classificado em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O AVC isquêmico é decorrente de uma obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, ocasionando a falta de fornecimento de sangue na região afetada. J
á o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe, causando sangramento intracraniano. Em ambos os casos, o serviço de saúde deve ser acionado imediatamente. O atendimento precoce diminui o risco de sequelas e morte.
O número de internações de pessoas entre 15 e 34 anos que sofreram AVC aumentou 21% entre os anos de 2007 e 2011, segundo o Ministério da Saúde. Esse aumento é resultado das mudanças de hábito de vida adotadas pela população mais jovem nos últimos anos, que está inserida em uma sociedade cada vez mais competitiva e sujeita ao estresse, o que torna os casos de AVC mais comuns entre pessoas jovens.
Dados da OMS revelam que o AVC é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo a cada ano. No Brasil, a doença mata mais do que o infarto e acomete mais de 100 mil pessoas anualmente, de acordo com o Ministério da Saúde. Os riscos podem ser minimizados desde que a pessoa esteja disposta a adotar medidas não medicamentosas que podem reduzir a pressão arterial e contribuir para a prevenção do AVC, tais como: redução do consumo de sal, gorduras e álcool, dieta adequada aos diabéticos, realização de atividade física regular e controle do peso, além da adoção de um estilo de vida menos estressante.
Tipos e Causas de AVC: Um acidente vascular cerebral pode ser hemorrágico ou isquêmico, dependendo da causa. No AVC hemorrágico, geralmente o mais grave, a pressão arterial alta acaba estourando uma das artérias da cabeça e provocando o estrago. Já no isquêmico, a passagem do sangue fica bloqueada por um coágulo sanguíneo ou uma placa de colesterol formada ao longo da vida. Com isso, o oxigênio não chega ao cérebro.
Sintomas de AVC: Nas duas versões, os sintomas são os mesmos: dificuldade para falar, dormência de um lado do corpo, fraqueza, visão dupla e desequilíbrio. Diante desses sinais, é preciso levar o paciente ao pronto-socorro o mais rápido possível. No hospital, a pessoa será submetida a exames de imagem – ressonância ou tomografia – para diagnosticar o tipo do derrame. No caso do isquêmico, o procedimento de desbloqueio da passagem sanguínea, chamado trombólise, pode ser feito, em média, até quatro horas depois do acidente. Já o hemorrágico, mais difícil de ser tratado, requer, a depender da gravidade, uma operação para drenar o hematoma.
Como Evitar um AVC de Forma Simples: Para Evitar um AVC de Forma Simples existem algumas alternativas saudáveis, que podem ajudar muito na prevenção e tratamento do AVC.
Aumente o Consumo de Fibras: Presentes nos cereais integrais, aveia, arroz e pães integrais etc., as fibras ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue.
Não Fume: O fumo duplica o risco de ter AVC e, por isso, abandonar de vez o cigarro é uma das medidas mais importantes para quem quer evitá-lo.
Exercitar-se: A prática de atividades físicas pode ajudar no controle do peso, na saúde do coração e na redução do risco de diabetes, hipertensão arterial e formação de coágulos sanguíneos — condições que podem levar ao derrame. Assim, exercitar-se melhora diversos fatores que aumentam o risco de AVC.
Diminua a Ingestão de Açúcar: O excesso de glicose no sangue – característica do diabetes – aumenta a coagulação do sangue e o deixa mais viscoso. Isso diminui o fluxo de sangue das artérias e pode levar a um AVC. Além disso, é comum que pessoas com diabetes também apresentem sobrepeso, colesterol alto e pressão arterial alta – todos fatores de risco de derrame cerebral. Mas vale lembrar que esses problemas – inclusive diabetes – podem ser controlados com tratamento médico regular e hábitos de vida saudáveis.
Evite o Estresse: Nem sempre é fácil, mas é importante evitar situações que te deixem nervosa, triste. O estresse e a depressão, se não tratados, podem provocar problemas de saúde a longo prazo. Procure estar entre sua família e pessoas que são, de fato, importantes para você e te fazem bem.
Beber Álcool com Moderação: O consumo exagerado de álcool faz com que o organismo desenvolva distúrbios de coagulação, como a aterosclerose, atrapalhando a circulação sanguínea. Beber muito álcool favorece hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e transtornos metabólicos que comprometem a circulação sanguínea cerebral, predispondo ao AVC.
Controle o Colesterol: O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e endurecimento das artérias. Placas de colesterol e conteúdos gordurosos se depositam lentamente na artéria, fazendo com que ela se feche aos poucos e impeça a passagem de fluxo sanguíneo. Esse processo provoca arteriosclerose – endurecimento das artérias – e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.
Tenha uma boa Alimentação: Uma vez que diabetes, colesterol, obesidade e hipertensão aumentam as chances de AVC, todos os cuidados para controlar essas doenças servem de prevenção – e a alimentação ganha destaque. Fazer uma dieta balanceada, moderar o consumo de sódio (para pressão arterial alta), evitar alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas (frituras), controlar o consumo de açúcar (para diabetes) são alguns dos hábitos que devem fazer parte da rotina.
Visite seu Médico com Frequência: De acordo com a neurologista Gisele, tratar hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia; conhecer a presença de fatores de risco, como estreitamento das artérias cervicais e arritmias como a fibrilação atrial (batimento irregular do coração) e tratá-los adequadamente são atitudes que ajudam Evitar um AVC de Forma Simples.
Remédios Caseiros Para Evitar um AVC de Forma Simples:
Como usar a Berinjela Para Evitar um AVC de Forma Simples: A ingestão de água de berinjela todos os dias ajuda a combater o colesterol no sangue, que aumenta o risco de AVC.
Ingredientes:
- 1 berinjela
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
- Descasque a berinjela e deixe de molho na água por toda a noite.
- Pela manhã, bata tudo no liquidificador, coe e beba durante o dia essa água de berinjela, sem adicionar açúcar.
Como usar a Alcachofra Para Evitar um AVC de Forma Simples: O consumo regular de alcachofra ajuda a diminuir o colesterol no sangue, que é uma das principais causas do AVC. Assim, o chá desta planta também pode ser utilizado para diminuir o risco de problemas graves. A alcachofra também pode ser consumida cozida ou em forma de cápsulas nas principais refeições.
Ingredientes:
- 2 a 4 g de folhas de alcachofra picadas
- 1 xícara de água
Modo de Preparo:
- Junte os ingredientes e ferva durante 5 minutos, em fogo baixo.
- Depois apague o fogo, deixe amornar e coe.
- Tome 3 xícaras deste chá por dia.
Alimentos que Ajudam a Prevenir o AVC: Há, em algumas ocasiões componentes genéticos e hereditários que não podemos evitar, porém, se seguirmos uma dieta inadequada e levarmos uma vida marcada pelo estresse e a ansiedade, o risco de sofrer um derrame cerebral aumenta. Desta forma, vale a pena buscarmos a ajuda oferecida pelos alimentos, para reduzir os riscos e desfrutarmos de uma boa saúde. Então confira alimentos que ajudam a Prevenir o AVC: