Início » Dicas de Saúde » Como Evitar uma Infecção Urinária

Como Evitar uma Infecção Urinária

Como Evitar uma Infecção Urinária é uma dúvida comum no cotidiano de muitas mulher, então para sanar todas essas duvidas vamos lhe mostrar Como Evitar uma Infecção Urinária. Além disso, se você sente algum incômodo na hora de fazer xixi, não ignore esse sintoma, pois isso pode ser Infecção Urinária. Aprenda a se prevenir do mal para evitar complicações

Sentir urgência para urinar, dor, ardência, e xixi esbranquiçado são sinais que podem indicar uma Infecção Urinária, que atinge 1 em cada 5 mulheres no mundo, pelo menos alguma vez na vida, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. E por causa da anatomia do corpo feminino, que tem ânus, vagina e uretra muito próximos, as mulheres são as mais afetadas pela Infecção Urinária, mas também existem casos em homens e crianças que são vitimas da Infecção Urinária.

Como Evitar uma Infecção UrináriaA Infecção Urinária se manifesta sobretudo quando o organismo está com a imunidade baixa, o que facilita a proliferação de micro-organismos. As bactérias se aproveitam da situação e sobem pela uretra até atingir a bexiga, os ureteres e os rins. Em quase 90% das vezes a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada pelo surgimento da Infecção Urinária.

Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus. Não é preciso esperar acontecer o mal para se cuidar. Você pode blindar o seu organismo contra a Infecção Urinária, adotando estes hábitos saudáveis. Então, confira agora Como Evitar uma Infecção Urinária:

Para Evitar uma Infecção Urinária não Segure a Urina: Evite ficar intervalos maiores que 4 horas sem urinar. A urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias.

Para Evitar uma Infecção Urinária Controle o uso de Antibióticos: Algumas pessoas com quadros frequentes de infecção respiratória alta, principalmente de garganta, nariz ou ouvido, acabam fazendo uso frequente de antibióticos, muitas vezes de forma desnecessária, já que boa parte dessas infecções são provocadas por vírus.

O uso indiscriminado de antibióticos durante a vida pode alterar a composição normal da flora bacteriana vaginal, facilitando a ocorrências de Infecção, como candidíase, ou Infecção Urinária. O uso frequente de antibióticos também pode selecionar as bactérias dos intestinos, criando cepas resistentes, o que leva ao aparecimento de Infecção Urinária multirresistente aos antibióticos habituais.

Para Evitar uma Infecção Urinária Aposte no Cranberry (Oxicoco): Uma frutinha da família das amoras, chamada cranberry ou oxicoco, parece ser eficaz na prevenção da Infecção Urinária. A fruta pode ser consumida como suco ou através de cápsulas já amplamente comercializadas. Ainda não existem evidências inequívocas da eficácia dessa fruta, mas como mal não faz, a maioria dos médicos acaba indicando o seu uso para Evitar uma Infecção Urinária.

Para Evitar uma Infecção Urinária Use Roupas de Algodão: Use roupas leves ou roupas que não deixe a região genital muito úmida pelo suor. A pele úmida e abafada por muito tempo debaixo de roupas que não permitem a circulação do ar favorece a proliferação de bactérias, ajudando assim no surgimento da Infecção Urinária, então para que você possa Evitar uma Infecção Urinária a recomendação é favorecer o uso de roupas mais folgadas.

Para Evitar uma Infecção Urinária Beba Mais Água: A ingestão de líquido mantém a urina mais diluída e faz com que o paciente sinta necessidade de urinar com mais frequência, ajudando a expelir bactérias que estejam no trato urinário. Esta simples ação faz com que você possa Evitar uma Infecção Urinária.

Para Evitar uma Infecção Urinária Lave a Região do Períneo Antes da Relações Sexuais: Lavar com água e sabão a região anal e perineal logo antes do ato sexual ajuda a reduzir a quantidade de enterobactérias que possam ser empurradas em direção à vagina. Enterobactérias essas que podem dar inicio a um quadro de Infecção Urinária.

Como Evitar uma Infecção Urinária

Para Evitar uma Infecção Urinária Urine Logo Depois das Relações Sexuais: A Infecção Urinária não é uma doença sexualmente transmissível, mas o ato sexual por si só produz atrito, o que leva à irritação da região genital e ajuda a espalhar as bactérias do períneo. O ato de urinar ao fim de cada relação ajuda a “lavar” a uretra, empurrando para fora as bactérias que possam ter migrado durante o sexo. O uso de camisinha não diminui o risco de Infecção Urinária pós-coito. Lembre-se, a bactéria não vem do parceiro.

Para Evitar uma Infecção Urinária Não use Produtos Químicos na Região Íntima: Produtos químicos, como perfumes, desodorantes ou talcos não devem ser usados nas partes íntimas, pois eles podem provocar irritação e até uma Infecção Urinária. As bactérias se aderem mais facilmente em locais onde a pele encontra-se irritada. Se a região ao redor da uretra estiver inflamada, as enterobactérias terão mais facilidade de colonizar o local. Então evite usar qualquer produto que seja à base de álcool ou tenha cheiro forte nesta região, para que você possa Evitar uma Infecção Urinária.

Para Evitar uma Infecção Urinária Troque o Absorvente Íntimo com Frequência: A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação de bactérias que pode levar a uma Infecção Urinária. Não deixe o seu absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, principalmente se for um absorvente externo, que pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue. Ainda há controvérsias entre os especialistas sobre qual tipo de absorvente é o mais perigoso, internos ou externos. Na dúvida, independente do absorvente usado, troque-o com frequência, assim você irá reduzir muito as chances de contrair uma Infecção Urinária.

Para Evitar uma Infecção Urinária Passe o Papel Higiênico de Frente Para Trás: Como a Infecção Urinária é provocada por bactérias que vêm do períneo e da região anal, na hora que você for limpar o ânus ou a vagina com um papel higiênico, a direção deve ser sempre de frente para trás, ou seja, o papel passa primeiro na vagina e depois do ânus, nunca o contrário. O objetivo é não arrastar bactérias da região anal em direção à vaginal. Seguindo a mesma lógica, não se deve passar o mesmo papel duas vezes seguidas. Passe o papel uma vez. Se ainda precisar limpar mais, use um novo pedaço de papel, assim você irá evitar o surgimento de uma Infecção Urinária.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.