Dieta da Lua: Como fazer? Cardápio, benefícios e receitas. Além disso, para emagrecer com a Dieta da Lua deve-se apenas beber líquidos como sucos, sopas, água, chá, café ou leite, sempre sem açúcar, durante 24 horas em cada mudança da fase da lua e não se pode comer nenhum alimento sólido.
Nos restantes dos dias a alimentação deve ser isenta de alimentos fritos ou com molhos e os refrigerantes também são proibidos.
Na Dieta da Lua acredita-se que como a lua influencia as marés, ela também é capaz de influenciar os líquidos do nosso corpo e, por isso, quando a lua muda deve-se apenas beber líquidos.
A lua muda 4 vezes por mês e esta dieta líquida deve ser feita só 1 vez por semana.
Então confira, como a fase da lua influencia seu organismo na perda de peso, e veja Como Fazer a Dieta da Lua:
Lua Nova: Essa fase da lua nova inspira a adoção de mais controle alimentar através de mudanças nos hábitos alimentares, além de estimular a adoção de atividades físicas.
Lua Cheia: Essa fase de lua cheia faz com que o corpo, naturalmente, retenha líquidos. Dessa forma, deve-se ter mais consciência alimentar para não ganhar peso.
Lua Crescente: Há de se ter certo cuidado na fase da lua crescente, já que, como seu próprio nome sugere, é uma fase em que o ganho de peso é mais fácil.
Lua Minguante: Nessa fase da lua minguante a perda de líquidos é grande, consequentemente é ótima para se livrar das toxinas e do peso extra.
É imperativo que não se consuma nenhum alimento sólido durante o período de 24 horas que segue a mudança de fase da lua. Você deve abusar de água, chás, sucos naturais, sopas batidas, caldos e iogurtes. O ideal é que se consuma sucos entre as refeições e sopas ou caldos no almoço e no jantar.
- Água: Beba pelo menos 2 litros, principalmente nas 24 horas após a mudança de fase.
- Chás: Dê preferência a chás de ervas naturais. O mais recomendado é o chá verde, mas também pode ser mate, você pode consumi-los em temperatura quente ou fria.
- Sucos Naturais: Faça seus próprios sucos em casa. Além disso, você deve coar os sucos, eles não podem ter qualquer polpa. Você pode usar as frutas da estação, mas as mais recomendadas são abacaxi, mamão, laranja, maça e ameixa.
- Sopas e Caldos Vegetais: É importante que as sopas sejam as mais liquidas possível, você pode usar a pimenta com tempero. Seus efeitos termogênicos são muitos bons para emagrecer; Sopa de aspargos é bastante recomendada pelo alto pode diurético.
Quando Fazer a Dieta da Lua
Antes de dar início à Dieta da Lua, confira qual é a sua massa muscular através do cálculo do IMC ( Índice de Massa Muscular). Dessa forma, você poderá saber se existe algum sobrepeso que justifique a dieta. Fazer o cálculo do IMC é bastante simples, veja como:
Você descobrirá os valores do IMC dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo, se você pesa 80 kg e mede 1,80m, a fórmula para o cálculo ficará desta forma:
IMC = 80÷1,80²
IMC = 80÷3,24
IMC = 24,69
O Cálculo do IMC é a primeira providência a tomar para saber se você deve ou não fazer dieta.
É recomendado que você faça um exame médico para descartar qualquer doença e que consulte um nutricionista para aconselhamento de como conduzir uma dieta equilibrada pelo restante do mês.
Assim como em qualquer empreendimento, para ter sucesso, você deve obedecer todas as etapas a serem seguidas na Dieta da Lua e respeitar o que pode e o que não pode ser ingerido no dias de jejum e no restante da semana da Dieta da Lua. Portanto, nunca é demais repetir: mantenha uma dieta equilibrada, faça atividades físicas e respeite a quantidade de refeições diárias e os horários de consumi-las.
Quando os Jejuns são Feitos: Quando acontece a mudança de fase da para a lua cheia ou para a lua nova, nessa alteração, durante as próximas 24 horas, consuma apenas líquidos. Para verificar o horário correto de início, observe o calendário lunar.
Quando a Manutenção da Dieta da Lua é Feita: Quando acontece a mudança de fase para Lua Minguante ou para Lua Crescente. Durante o período de 24 horas dessa mudança, você deve fazer a manutenção da dieta, podendo consumir alguns tipos de alimento sólidos.
Não Tenha Medo dos Resultados da Dieta da Lua: É interessante que, durante a lua nova e a cheia, as fases em que você mais perderá peso, você observe o seu corpo, mas não se pese todos os dias ou até várias vezes no mesmo dia. O ideal é que você faça essa pesagem no início e outra ao fim do período da dieta, mas é muito importante saber que, se você não conseguir diminuir o peso desejado, isso não significa que você falhou.
Mesmo que você tenha perdido apenas 100 gramas, isso por si só já será o início de grandes realizações, seja qual for a razão para você não ter perdido o peso esperado, não desanime. No mínimo, você terá livrado seu corpo de toxinas, melhorando sua pele, cabelos e a saúde de uma forma geral.
O Restante do Mês: Nos outros dias do mês, você deve seguir sua vida normalmente, obedecendo, é claro, a um programa alimentar equilibrado, além de atividades físicas. Não vai adiantar nada se você passar 24 horas se alimentando com líquidos e comer uma feijoada no dia seguinte. Nunca é demais dizer que é muito bom que você consulte um nutricionista para adquirir uma dieta balanceada.
Quem Pode Fazer a Dieta da Lua:
- Pessoas que tenham excesso de peso.
- Pessoas que estejam em seu peso ideal, mas que desejam desintoxicar o organismo
Quem não Pode Fazer a Dieta da Lua:
- Gestantes ou que estão tentando engravidar.
- Lactantes.
- Pessoas com alguma doença ainda não curada.
- Pacientes de diabetes e doenças do coração.
O que não Pode ser Consumido na Dieta da Lua: No período de 24 horas você não pode ingerir:
- Sal.
- Açúcar.
- Alimentos adoçados.
- Refrigerantes.
- Bebidas energéticas.
- Bebidas à base de soja.
- Sopas artificiais.
- Sucos artificiais.
- Laticínios.
- Café.
- Adoçantes.
- Cigarros.