Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » Açafrão da terra – usos, como consumir e receitas!

Açafrão da terra – usos, como consumir e receitas!

Benefícios do Açafrão

O açafrão da terra é uma ótima opção para que deseja ter uma ótima saúde, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol. Além disso, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Dela se obtém uma especiaria homónima que é o componente do tempero pó de caril. Além disso, sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.

Açafrão

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por Açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Propriedades:

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores/fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada.

Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais.

É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na Culinária:

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. Além disso, é ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

Seu nome provém do sânscrito cuncuma, através do árabe, curcum, ou do hebraico carcom. Além disso, a palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou “mérito da terra” (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações)

Alimento Medicinal:

Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer. Além disso, suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3 [2]. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.

Os benefícios do Açafrão da Terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer. Além disso, a ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.

Dicionário de Botânica Brasileira:

O Dicionário de Botânica Brasileira se refere à cúrcuma desta forma:

Planta da Índia, de raiz bulbosa, que apresenta bulbos grandes e oblongo- palmados, de cor alaranjada no interior, folhas longas e flores brancas com mesclas amareladas.

Classificação Científica:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Subclasse: Zingiberidae
  • Ordem: Zingiberales
  • Família: Zingiberaceae
  • Género: Curcuma
  • Espécie: C. longa
  • Nome binomial: Cúrcuma longa

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.