Como fazer reconstrução capilar em casa de forma natural e eficaz. Além disso, basicamente, a reconstrução capilar serve para proteger o couro cabeludo, mas, na realidade, o cabelo é muito mais que isso. Quem não quer ter uma cabeleira bonita, cheia de vida, brilho e maciez? Receitas não faltam e é bom mesmo ficar de olho na saúde dos fios, antes de recorrer à qualquer coisa. Esse método promove uma verdadeira reestruturação dos fios, fazendo não uma faxina, mas uma reforma, por assim dizer, por meio, principalmente, do uso de shampoo antirresíduo e da queratina. Por esse motivo é recomendado para cabelos muito danificados.
O shampoo antirresíduo é responsável por deixar o cabelo pronto para reforma, pois com ele é possível retirar todos os resíduos do cabelo, algo que os shampoos normais não conseguem. Já a queratina devolve à saúde do cabelo, ao restaurar as propriedades naturais dos fios. Basicamente, a queratina é a grande estrela da reconstrução capilar.
O que é?
Eu lhe digo no caso de você ainda não saber, que reconstrução capilar é um tratamento de hidratação profunda que pode ajudá-lo a recuperar a vitalidade e beleza do seu cabelo. O efeitos da reconstrução capilar é muito suave e duradouro, uma vez que os ingredientes utilizados para ele não são tão intensos. Agora, confira Como Fazer Reconstrução Capilar em Casa:
Como Fazer:
Conheça abaixo os ingredientes necessários para fazer a reconstrução capilar em casa:
1. Shampoo antirresíduo caseiro:
- O shampoo antirresíduo pode ser feito com bicarbonato de sódio e água
- Misturar 2 xícaras de chá de água morna com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
- Faça uma pasta com estes dois ingredientes e coloque nos cabelos após a lavagem normal.
- Deixar agir por 5 minutos e enxague normalmente antes passar ao procedimento da reconstrução.
Com o tempo, a sujeira acumulada nos cabelos pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nas madeixas. Então, para a reconstrução capilar, o uso do shampoo antirresíduo é essencial: seus ativos são capazes de abrir a escama do fio e limpar, tirando os resíduos.
2. Queratina:
Quando o cabelo está quebradiço, poroso e elástico, certamente está faltando queratina. Sem ela, os fios ficam vulneráveis, pois as escamas superficiais se abrem, deixando a camada interna exposta, o que resulta na perda de água, nutrientes e de mais queratina. A queratina é o que garante força, elasticidade e resistência à fibra, é como se reconstruísse o fio. Ela impermeabiliza e protege o cabelo de certas agressões, como o contato com água do mar, água quente, cloro, alisamentos, colorações e mechas em excesso.
3. Ampola e máscara reconstrutora:
As ampolas reconstrutoras contêm proteínas e queratina que restauram profundamente, fortalecem a estrutura interna dos fios, recupera a elasticidade e repõe o que o cabelo perdeu nos processos químicos. As ampolas são mais concentradas e mais eficientes, caso não tenha uma máscara reconstrutora, use a ampola.
A composição das máscaras reconstrutoras normalmente são: proteínas, aminoácidos e queratina. Essas máscaras hidratam, reconstroem e nutrem profundamente, restaurando e recuperando a vitalidade da fibra capilar.
4. Finalizador:
O finalizador ajuda selar o cabelo. Ele protege o cabelo, repara as pontas, elimina os fios arrepiados e dá mais brilho, além disso ajuda selar a hidratação dentro do fio.
Passos a Seguir:
1. Como a reconstrução é um tratamento profundo, o conselho é começar lavando o cabelo com um produto que remova impurezas, detritos acumulados e que abra as cutículas, como o shampoo antirresíduo, por exemplo.
2. Depois de fazer isso, remova o excesso de umidade das mechas para que os produtos penetrem mais facilmente e divida o cabelo em seções.
3. Comece com as mechas do pescoço e aplique a máscara capilar reconstrutiva juntamente com a ampola em todo o cabelo, envolvendo as mechas repetidamente.
4. Depois de aplicar a máscara capilar reconstrutiva em todas as seções, deixe agir sobre o cabelo pelo tempo indicado na embalagem, de preferência colocando as mechas dentro da folha de alumínio para que o calor potencialize o efeito do tratamento.
5. Uma vez que o tempo passou, lave o produto completamente.
6. Como a reconstrução capilar está deixando o cabelo mais rígido, algumas pessoas sentem a necessidade de uma rápida hidratação no banheiro, para deixar o cabelo mais macio no final do tratamento. Mas, se você não quiser fazer este procedimento, aplicar o condicionador normalmente será o suficiente.
7. Para selar as cutículas e fazer o cabelo brilhar mais, lave o condicionador com água fria.
8. Penteie seu cabelo como de costume e vá!
Com que frequência a reconstrução capilar deve ser feita?
Por ser um método muito profundo, a reconstrução capilar deve ser feita, em média, uma vez por mês, pois, a queratina em excesso faz exatamente o contrário do que se espera: ela deixa o cabelo ainda mais quebradiço e rígido. No entanto, vale lembrar que cada caso é um caso. Tudo vai depender do aspecto dos fios. Dependendo do estado das madeixas, pode-se fazer o tratamento a cada 15 dias.
Por isso o primeiro passo, nesse caso, é avaliar a saúde dos cabelos para então verificar qual o melhor método, frequência e produtos indicados. O especialista que entende do assunto é o tricologista ou esteticista com formação em terapia capilar, mas o cabeleireiro também está apto a fazer o processo.
Com essas dicas, não há mais desculpa para exibir madeixas sem vida e danificadas. Avalie a condição dos seus cabelos e mãos à obra!