Início » Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes

Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes

Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes de um modo geral. Além disso, Em situações de prisão de ventre crônica e persistente, o fecaloma (acumulação e o endurecimento da matéria fecal no intestino, que impedem a passagem das fezes através da mesma) é muito difícil e complexo para expulsar do organismo. Abaixo você pode ver no gráfico sobre as diferentes formas de fezes de acordo com os problemas de saúde e outros intestinais. Então veja agora Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes.

Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes

Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das Fezes: É normal observar a cor e os visuais das fezes. No entanto, notamos que algumas cores podem nos dizer alguns fatos interessantes.A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente, refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.

Geralmente, quando a cor é alterada pela ingestão de alimentos, pode permanecer assim até um máximo de 3 dias. Por isso, se a alteração permanecer por mais tempo, é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário. Deve-se avaliar se existe ingestão aumentada de vegetais verdes ou se se está a tomar um remédio com ferro na sua composição. Caso não seja o caso, é aconselhável consultar um gastroenterologista se o problema se mantiver por mais de 3 dias.

O que fazer: deve-se estar atento a outras mudanças nas características das fezes, como consistência e forma, e caso a alteração dure mais de 3 dias é recomendado consultar um gastroenterologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

1. Fezes Verdes: As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável. Além disso, o cocô verde também pode aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes, como espinafre, ou quando se faz suplementação de ferro, por exemplo.

2. Fezes Escuras: As fezes escuras ou negras são, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais fétido do que o normal e podem ser sinal de sagramento em algum lugar ao longo do sistema digestivo, devido a úlceras ou varizes esofágicas, por exemplo. No entanto, o cocô escuro também podem ser produzido pelo uso de suplementos de ferro.

O que fazer: caso não se esteja a ingerir suplementos ou remédios com ferro é recomendado consultar o mais rápido possível um gastroenterologista ou ir ao pronto-socorro, caso surjam outros sintomas, como febre, cansaço excessivo ou vômitos.

3. Fezes Amarelas: Este tipo de cocô normalmente indica dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão. Além disso, as fezes amarelas também podem surgir no caso de infecções intestinais

4. Fezes Avermelhadas: Estas geralmente indicam a presença de sangue e, sendo assim, são muito frequentes em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, também pode ocorrer sangramento devido a infecções, problemas inflamatórios, como doença de Chron e colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.

O que fazer: é recomendado ir ao pronto-socorro ou consultar imediatamente um gastroenterologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Como Identificar Doenças Pelo Formato e Cor das FezesEliminação de Resíduos no Intestino: As reações de absorção e remoção de substâncias são produzidas dentro do cólon. Eles irão absorver medicamentos, oligoelementos, nutrientes e especialmente água. Eles são responsáveis por remover substâncias tóxicas provenientes de reações metabólicas do corpo e outros produtos ingeridos.

O problema aparece quando esta proporção é invertida e substâncias tóxicas, tais como exposto e putrefação causada por detritos, como um resultado da retenção excessiva no lúmen intestinal deles são absorvidos.

Benefícios de Evacuar Corretamente: Para evacuar a maior parte ou a totalidade dos conteúdos intestinais, uma série de eventos ocorrem:

  • A remoção dos resíduos diminui o volume total e deve resultar na diminuição da compressão exercida sobre os corpos desaparecer.
  • Também irá diminuir a pressão abdominal, favorecendo o retorno venoso nos membros inferiores e a região pélvica para o coração. Isto terá efeitos favoráveis em situações como a celulite, varizes, hemorroidas, etc.
  • Vai diminuir a pressão sobre os quadris, coluna lombar e outras articulações.
  • Quando os resíduos do cólon forem limpos irá melhorar a grande maioria dos problemas e situações relacionadas a obstipação ou diarreia.
  • Ao reduzir a compressão da área, você terá um efeito relaxante sobre os órgãos localizados na parte superior (fígado, rins, coração, pulmões).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.