Como Identificar Verrugas Genitais Causadas por HPV em um minuto. Além disso, o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Um de seus sintomas mais visíveis é o aparecimento de verrugas na região genital. Caso você esteja suspeitando de que pegou HPV, faça uma avaliação rápida em casa mesmo e depois procure ajuda médica. Então, confira agora Como Identificar Verrugas Genitais Causadas por HPV:
Aprenda a Distinguir as Verrugas Genitais: Para descobrir se as lesões estão sendo mesmo causadas pelo HPV, é preciso entender a aparência delas. Dessa forma, você conseguirá diferenciar as verrugas de outras DSTs (como a herpes) e condições de pele.
- As verrugas genitais associadas ao HPV aparecem de variadas formas. Elas podem ser planas ou até mesmo caroços parecidos com uma couve-flor.
Preste Atenção em Qualquer Coceirinha: As Verrugas Genitais raramente causam dor. Entretanto, elas podem coçar bastante. Se você perceber qualquer lesão com prurido na área genital, pode ter algo a ver com o HPV.
Onde as Verrugas Costumam Aparecer: Dessa maneira, será mais fácil identificar a doença. Em homens e mulheres, o HPV costuma aparecer em áreas específicas.
- No sexo masculino, as Verrugas Genitais aparecem ao redor do pênis e dos testículos.
- Nas mulheres, elas normalmente aparecem na vulva, mas também podem surgir no colo do útero, ao redor do ânus ou dentro da vagina.
Consulte um médico em casos de suspeitas: Não há um exame exclusivo para diagnosticar o HPV — inclusive, muitos dos exames são utilizados também para a confirmação de câncer. No entanto, os filamentos causadores das verrugas e do câncer não são os mesmos. O HPV pode ser detectado por meio do histórico médico do paciente e, claro, de um exame físico.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- O médico provavelmente vai fazer várias perguntas sobre a exposição do paciente a DSTs, tais como clamídia, herpes genital, gonorreia, sífilis ou tricomoníase.
- Ele também vai verificar supurações e corrimentos, além de outros sintomas. Além do mais, o profissional poderá perguntar sobre a cor e o odor do corrimento vaginal ou peniano.
- Ele também vai fazer perguntas sobre o comportamento sexual da pessoa. Você sua camisinha? Tem mais de um parceiro sexual?
- O médico vai fazer um exame físico para determinar quaisquer anormalidades nas áreas afetadas. Informe-o de dores ou incômodos sentidos durante esse procedimento.
As Mulheres Devem Fazer o Exame de Papanicolau: Em caso de suspeitas, marque uma consulta com um ginecologista.
- O papanicolau dura de dez a 15 minutos. O exame não será doloroso, mas pode causar certo incômodo.
- Geralmente, as Verrugas Genitais podem ser diagnosticadas imediatamente. Se o papanicolau tiver resultados anormais, o ginecologista vai pedir outros exames para ver se você corre o risco de desenvolver câncer de colo de útero.
Procure tratamento: Após o diagnóstico, converse com um médico sobre as opções de tratamento. As verrugas do HPV podem ser curadas com medicamentos, mas também podem ser removidas cirurgicamente.
- Muitas pomadas de venda livre contendo ácido salicílico costumam ser eficazes. O médico poderá receitar determinados cremes para fortalecer o sistema imunológico e, dessa forma, lutar melhor contra o vírus.
- O profissional também poderá congelar as verrugas usando nitrogênio líquido. Uma cirurgia com laser é outra opção para removê-las.
Como o HPV é Transmitido: O contágio acontece por meio do contato direto com células já contaminadas pelo vírus do HPV. Por sua vez, ele entra na camada externa da pele através de lesões, cortes e machucados. As Verrugas Genitais normalmente são contraídas através do contato sexual. Embora uma camisinha possa minimizar o risco, o problema continua sendo iminente.
fatores de risco: Determinados comportamentos e condições pré-existentes aumentam o risco de contágio. Conhecê-los ajuda a diagnosticar as verrugas do HPV.
- Ter vários parceiros sexuais e não usar camisinha certamente aumenta as chances de transmissão e contágio.
- Se você tiver algum corte ou machucado na pele, as chances de contrair HPV durante o sexo também aumentam. O mesmo vale ao se fazer relações com quem apresenta Verrugas Genitais.
- As pessoas com imunodeficiências, tais como AIDS e câncer, têm uma tendência maior de desenvolver essa condição.
Como Prevenir o HPV: Sempre use camisinha. Além disso, tenha relações somente com pessoas cujo histórico sexual você conheça. A proteção não elimina o risco, mas diminui bastante a taxa de transmissão.