Como o Processo da Digestão Realmente Funciona? A Digestão é um processo que pode levar até 72 horas, e para que ele funcione corretamente, alguns cuidados devem ser tomados. Além disso, o Processo da Digestão começa na boca, quando os dentes partem os alimentos. A saliva humedece-os e torna-os mais fáceis de mastigar e engolir. As paredes musculosas do estômago transformam esses alimentos numa massa semilíquida, adicionando-lhes poderosos sucos digestivos. Os nutrientes assim decompostos ficam suficientemente pequenos para poderem atravessar o revestimento interno do intestino delgado e preparados para entrar nos vasos sanguíneos das suas paredes.
O que é o Processo da Digestão Realmente? O Processo da Digestão refere-se a quebra dos alimentos em componentes menores que podem ser absorvidas e enviados para a corrente sanguínea, onde serão distribuídos para todo o corpof. Esta Digestão ou catabolismo se divide em dois tipos: a Digestão mecânica dos alimentos se produz na boca e rompe fisicamente em pedaços menores. A Digestão química se produz no trato gastrointestinal quando o alimento se decompõe em pequenas moléculas pelas enzimas digestivas.
Nos mamíferos, o Processo da Digestão implica na ingestão de alimentos através da boca onde se é mastigada. A saliva presente na boca contém amilase que começa a se decompor do amido no alimento. O fígado e o pâncreas desempenham papeis importantes no Processo da Digestão. O fígado produz à bílis (necessária para o Processo da Digestão), que é levada para o intestino delgado por um condutor biliar que pode ajudar no Processo da Digestão e na absorção de nutrientes.
Por exemplo, os carboidratos complexos nos alimentos, como os que se encontram no arroz e no pão, se decompõem em açúcares simples, que podem ser facilmente absorvido pelo organismo para proporcionar energia em diversas funções celulares. Depois de passar pelo intestino delgado, o alimento se move para o intestino grosso que absorve os nutrientes e a água restante. Então confira agora Como o Processo da Digestão Realmente Funciona:
- A capacidade do estômago é de 1,5 litros, mas quando comemos ele se estica, de modo que pode dobrar seu tamanho.
- Quando o alimento chega ao estômago, ele é compresso a cada 20 segundos para se misturar. A comida passa de 3 a 4 horas no estômago, e de 6 a 20 horas, no intestino grosso, o próximo órgão do aparelho digestivo.
- O suco gástrico é um líquido que contém ácido clorídrico em uma proporção de 1 a 4%. O cianeto de sódio em contato com o ácido clorídrico do suco gástrico se transforma em ácido cianídrico, o veneno mais rápido e letal: 0,01 gramas é a quantidade suficiente para matar uma pessoa em 30 segundos.
- Os movimentos peristaltismo conduzem os alimentos para um trato digestivo.
- Se fosse possível estender por completo o intestino delgado de um adulto, mediria uns 6 metros de comprimento. A área de superfície total (cheio de dobras e vilosidades) é de 300 m2, o equivalente ao tamanho de um campo de tênis.
- O estresse altera o tipo de diversidade das bactérias que vivem no estômago. Esses micróbios regulam a função imunológica, e é mais fácil que se inflame o estômago caso nos estressemos muito.
- Dos alimentos se obtêm, fundamentalmente três tipos de substâncias nutritivas: Os carboidratos, que se oxidam quando necessário ou, são armazenados como glicogênio; gorduras, que são oxidadas e armazenados; e proteínas, que podem formar tecidos (por exemplo, o músculo), e se oxida, ou participa na síntese de aminoácidos e gorduras. Os alimentos oxidados produzem calorias, e 1 grama de carboidratos ou 1 grama de proteína produzem 4 gramas de calorias; enquanto que um grama de gordura produz 9 gramas de calorias.