Como o vinagre de maçã ajuda na perda de peso de forma natural e rápida, tomando apenas poucas colheres de vinagre de maçã. Alem disso, poucos alimentos são tão famosos quanto a maçã.
Graças à sua ampla disponibilidade, pode não parecer uma fruta muito exótica, mas ainda é significativa para pessoas e culturas em todo o mundo, não apenas como um alimento saudável, mas também como um símbolo mitológico (e também um ícone da ciência).
Parte da fama da fruta reside na sua versatilidade. Desde seus derivados doces (como molho de maçã e suco de maçã) até o picante (como vinagre de maçã), essa joia da natureza tem muito a oferecer em termos de benefícios à saúde.
Quanto ao vinagre? Pode ser apenas uma maneira pouco conhecida, mas vital, de descascar os quilos.
O vinagre de maçã ajuda na perda de peso?
Muitas pessoas querem saber se o vinagre de maçã realmente ajuda na perda de peso. Em uma palavra, sim.
Os cientistas têm mais de uma teoria sobre os mecanismos biológicos subjacentes, mas a resposta curta é que isso faz diferença.
O conhecimento que adquirimos com a investigação científica ajuda bastante a explicar uma parte da história da maçã, o fato de o vinagre de maçãs ter sido usado como um tônico medicinal em muitas culturas, datando de séculos atrás.
Estudos em seres humanos demonstraram que o vinagre de maçã não apenas ajuda a reduzir o peso, mas também reduz os níveis de gordura corporal e de triglicerídeos séricos (os triglicerídeos são o principal constituinte das células adiposas do corpo).
A pesquisa em questão vem de um estudo com 144 adultos japoneses que sofrem de obesidade.
Eles foram divididos em três grupos separados – um grupo adicionou uma única colher de sopa de vinagre de maçã à ingestão diária; um adicionou duas colheres de sopa e o terceiro grupo consumiu um placebo diariamente.
O tratamento ocorreu durante um período de 12 semanas. Além de limitar a quantidade de álcool que bebiam, os participantes não foram convidados a mudar mais nada sobre suas rotinas de dieta ou exercício.
Pesquisa sobre vinagre de maçã:
Os resultados foram impressionantes. Em média, os membros do grupo que bebiam uma colher de sopa de vinagre todos os dias perdiam 6 kg, experimentavam uma queda de 0,7% na gordura corporal e diminuíam os níveis de triglicerídeos em 26% – não é pouca coisa.
O grupo que consumiu o dobro do vinagre, no entanto, obteve resultados ainda mais impressionantes – além da mesma queda de 26% nos triglicerídeos, esses participantes perderam em média 1,60 kg e 0,9% de sua gordura corporal.
Quanto aos que apenas tomaram placebo, não houve perda de peso. De fato, esses participantes ganharam peso – 0,9 libras em média.
Um estudo é bom, mas a ciência exige replicação. O benefício da perda de peso do estudo japonês sobre obesidade foi apenas um acaso? De maneira alguma, baseado em parte no seguinte.
Em termos de metabolismo, humanos e camundongos são bastante semelhantes, e é por isso que os pequenos peludos desempenham um papel importante em muitos estudos nutricionais.
Um experimento separado de seis semanas (também no Japão) mostrou que os ratos também sofrem efeitos de perda de peso ao adicionar vinagre de maçã às suas dietas.
Na verdade, os resultados foram notavelmente semelhantes ao julgamento em humanos; camundongos que tomaram uma dose alta de vinagre ganharam menos peso do que aqueles que tomaram uma dose mais baixa, e ambos os grupos ganharam menos do que aqueles que não tomaram nenhuma.
Isso ocorre apesar de cada grupo ser alimentado com a mesma dieta rica em gorduras e calorias.
Como isso acontece?
Novamente, há algum debate sobre isso. Em pelo menos um estudo, os pesquisadores conseguiram demonstrar que o ácido acético (o principal ingrediente do vinagre de maçã) pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, ajudando o fígado e os músculos a absorver glicose da corrente sanguínea.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A redução de açúcar no sangue e a redução de insulina que o acompanham, podem promover a capacidade do corpo de queimar gordura. E quanto mais gordura você conseguir queimar em repouso, melhor será o resultado.
A ingestão de ácido acético também se correlaciona com os níveis de AMPK, uma enzima que contribui para a homeostase celular.
Quanto maior a disponibilidade de AMPK, maior a capacidade de queima de gordura do corpo – e menos açúcar produzido pelo fígado, duas coisas que podem contribuir para os tipos de resultados observados nos estudos de vinagre de maçã.
Aparentemente, o consumo de ácido acético extra como o encontrado no vinagre de maçã tem efeito mesmo em nível genético, um estudo adicional que tratou ratos obesos e diabéticos com ácido acético aumentou a expressão de certos genes que governam a probabilidade do corpo de reter barriga e gordura no fígado.
Em outras palavras, quando você recebe ácido acético extra, é provável que seus genes digam ao seu corpo para não adicionar gordura da barriga ao corpo – uma mensagem de boas-vindas.
Ainda outro estudo sugere que tudo pode ser tão simples quanto o fato de que o consumo de acetato reduz o apetite.
E quando você come menos (mesmo que seja um pouco menos), você dá ao seu corpo a chance de se ajustar a uma porcentagem menor de gordura corporal, etc.
Vinagre de maçã funciona sozinho para perda de peso?
É fácil ficar preso nas manchetes e na ideia de que algo tão simples como jogar um pouco de vinagre pela escotilha pode nos ajudar a alcançar nossos maiores objetivos de saúde, mas não devemos nos antecipar.
O vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso, mas isso não significa que nenhum de nós deve sair e parar de se exercitar.
Exercícios regulares, hidratação adequada, muito sono e uma dieta equilibrada ainda são fatores cruciais nas medidas de massa corporal e no bem-estar geral (que é algo que eu posso atestar pessoalmente).
Benefícios adicionais do vinagre de maçã:
O vinagre de maçã também não é bom para tirar centímetros da cintura; tem muitas outras vantagens para sua saúde.
Por exemplo, é um probiótico, o que significa que contém bactérias amigáveis que ajudam a apoiar um ecossistema digestivo saudável.
Além disso, há uma quantidade razoável de , aquelas pequenas moléculas úteis que negam os danos dos radicais livres.
E esses níveis baixos de triglicerídeos fazem mais do que apenas ajudá-lo a manter uma forma bonita – eles também reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Como colher seus benefícios:
Se você está preocupado com o sabor, não é tão ruim quanto você pensa. Uma colher de sopa de vinagre de maçã misturada com água realmente cai bastante, especialmente quando você adiciona uma pitada de mel.
Também existem muitas outras maneiras de incorporá-lo à sua comida, como molho para salada, ovos cozidos ou molho cremoso de queijo vegano.
Porém, esteja atento – você pode obter uma coisa boa demais. Uma dose muito alta do tônico pode queimar sua garganta (ai!) Ou causar dor de estômago, sem mencionar interferir na regularidade intestinal.
Além disso, escove os dentes logo após beber. O ingrediente principal é o ácido, que pode causar estragos no esmalte do dente. Para estar do lado seguro, você pode usar um canudo como uma solução fácil para isso.
Consumo seguro incluem dividir a dose em porções, em vez de alterá-la de uma só vez e diluí-la pesadamente, não importa quanto você tome. Isso também ajuda a evitar que sua garganta fique mais áspera depois.
Á dose “correta”, uma revisão dos benefícios terapêuticos do vinagre de maçã descobriu que 15 ml por dia eram suficientes para conferir a maioria deles.
Isso representa cerca de uma colher de sopa, ou metade do que foi levado pelos maiores perdedores no estudo japonês de perda de peso.
Conclusão:
Veja a conclusão é que o vinagre de maçã é provavelmente o suplemento de saúde mais barato e mais eficaz que você pode comprar em qualquer supermercado. Há muitas razões para acreditar que isso pode ajudá-lo a reduzir ou manter a libra.
Uma maçã por dia pode não afastar o médico, mas com base em todas essas evidências, algumas colheres de sopa de vinagre de maçã podem.