Como Ocorre a Transmissão da Hepatite B é uma das dúvidas que podem fazer a diferença entra o sucesso ou o fracasso do tratamento contra a Hepatite B. Além disso, o vírus que causa a Hepatite B (VHB) é um vírus DNA, transmitido por sangue (transfusões, agulhas contaminadas, relação sexual, após o parto, instrumentos cirúrgicos ou odontológicos, etc.).
Não se adquire a Hepatite B através de talheres, pratos, beijo, abraço ou qualquer outro tipo de atividade social aonde não ocorra contato com sangue. Após a infecção, o vírus concentra-se quase que totalmente nas células do fígado, aonde seu DNA fará o hepatócito construir novos vírus.
O vírus da Hepatite B é resistente, chegando a sobreviver 7 dias no ambiente externo em condições normais e com risco de, se entrar em contato com sangue através de picada de agulha, corte ou machucados (incluindo procedimentos de manicure com instrumentos contaminados), levar a infecção em 5 a 40% das pessoas não vacinadas (o risco é maior do que o observado para o vírus da Hepatite C – 3 a 10% ou o da Aids – 0,2-0,5%).
Causas da Hepatite B: Entre as causas de transmissão da Hepatite B estão:
- Por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada,
- Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação,
- Ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings,
- Por transfusão de sangue contaminado.
Sintomas da Hepatite B: Embora a maioria dos adultos desenvolva sintomas de infecção aguda pelo vírus da Hepatite B, muitas crianças não o fazem. Adultos e crianças com idade superior a 5 anos são mais propensos a ter sintomas. Setenta por cento dos adultos desenvolvem sintomas da infecção. Os sintomas da Hepatite B aguda, se eles aparecem, podem incluir:
- Febre.
- Fadiga.
- Perda de apetite.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Dor abdominal.
- Urina escura.
- Dor nas articulações.
- Icterícia (cor amarela na pele ou dos olhos).
Como Ocorre a Transmissão da Hepatite B: A transmissão da Hepatite B ocorre através do contato com sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus da HVB. Algumas formas de contaminação são:
- Relação sem preservativo.
- Alicate de unha contaminado (manicure).
- Partilhar seringas.
- Piercings ou tatuagens realizados com material contaminado.
- Transfusão de sangue realizada antes de 1992.
- De mãe para filho através do parto normal.
- Lesão na pele ou acidente com agulhas contaminadas.
A saliva também pode ser uma das formas de transmissão da Hepatite B, através de mordidas mas não através de beijos ou outros tipos de exposição à saliva. No entanto, fluidos corporais como lágrimas, suor, urina, fezes e leite materno não são capazes de transmitir a Hepatite B.
Prevenção da Hepatite B: Se prevenir contra a transmissão da Hepatite B é fácil. O primeiro passo é tomar a vacina corretamente (as três doses), fazer exames regulares e utilizar preservativos na relação sexual. Usuários de drogas injetáveis não devem compartilhar agulhas, não fazer tatuagens, acupuntura e piercings em locais duvidosos ou que não seja possível assegurar a assepsia e esterilização correta dos instrumentos.
Tratamento da Hepatite B: Na maioria dos casos, o tratamento da Hepatite B aguda tem como objetivo aliviar os sintomas e afastar o risco de complicações. Nessa fase, não há consenso sobre a indicação de medicamentos antivirais. Também, ao contrário do que se preconizava no passado, o paciente não precisa permanecer em repouso, mas deve moderar a atividade física.
Nem todos os portadores da Hepatite B crônica com diagnóstico recente precisam de tratamento imediato. Quando ele se faz necessário, existem remédios que inibem a replicação do vírus e atuam no controle da resposta inflamatória.