Como tirar a mancha de sangue no olho de forma natural sem prejudicar sua visão, pois esta condição é nada mais do que o derrame ocular, hemorragia subconjuntival ou hiposfagma, e é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho.
A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de esclera. O derrame no olho é uma situação bastante comum e que não atinge o interior do olho, não afetando a visão.
Geralmente cura-se sozinho, desaparecendo em cerca de 10 a 14 dias, não sendo muitas vezes necessário nenhum tratamento. Antes de saber como tirar a mancha de sangue no olho, saiba mais um pouco sobre essa condição.
O que é derrame ocular?
Os derrames oculares, hemorragias subconjuntivais ou hiposfagma são caracterizados pelo aparecimento de uma mancha vermelha de sangue dentro do olho, como consequência da ruptura de um dos vasos sanguíneos ou capilares da conjuntiva ocular.
Esse tipo de sangramento é algo relativamente comum e pode ter diversas causas por trás. Ele ocorre na superfície do olho, abaixo da conjuntiva, por isso sua cor é um vermelho vivo. O derrame ocular não deve ser confundido com o sangramento intraocular, que costuma ser associado a lesão de retina como retinopatia diabética, trauma ou deslocamento de retina.
Quando ocorre o sangramento intraocular, o paciente perde um pouco a visão, e deve procurar com urgência um oftalmologista especialista em retina. Já quando ocorre a hiposfagma ou derrame ocular, na maioria das vezes, a causa não é certa e nem descoberta.
Porém, o que se sabe é que alguns fatores de risco podem contribuir para que ocorra o sangramento. Entre os fatores que podem contribuir para que o derrame ocular aconteça estão: O aumento súbito de pressão arterial, vômito com violência e alteração na coagulação sanguínea.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Alguns casos raros também já registraram os cistos de conjuntiva, tumores de conjuntiva e amiloides conjuntivais. A conjuntiva ocular é uma membrana muito fina que cobre o olho e pode ser descrita como uma espécie de tecido transparente, elástico e muito fino que cobre a esclerótica, que é a parte branca dos olhos.
A conjuntiva é muito importante para assegurar a boa saúde dos olhos, uma vez que esta membrana os protege e também lida com a área corneana. As hemorragias ocorrem quando um ou mais dos vasos sanguíneos (capilares) que contêm essa fina camada, se rompem e provocam a aparência de manchas vermelhas.
Tipos de derrame ocular:
O derrame ocular pode se apresentar em diferentes tipos, que são: Hemorragia ocular; subconjuntival; vítrea e hifema.
Causas do derrame ocular:
As causas do derrame ocular podem ter origem em processos irritativos, alérgicos, traumáticos ou infecciosos. Sendo assim, o sangue no olho pode ser causado por:
- Traumas como coçar ou esfregar o olhos;
- Esforços físicos como erguer pesos ou atividades físicas intensas;
- Tosse prolongada;
- Espirros repetidos;
- Forçar muito para evacuar;
- Episódios de vômitos;
- Infecções oculares graves;
- Cirurgia no olho ou pálpebra.
Picos de pressão arterial e alterações da coagulação sanguínea são causas menos comuns que também podem levar ao aparecimento de sangue na vista.
Sintomas do derrame ocular:
Os sintomas que podem ocorrer durante um derrame capilar são o aparecimento da mancha de sangue vermelho vivo na parte branca do olho, alguma irritação e sensação áspera à superfície do olho. Além disso, o derrame ocular não provoca dor nem alterações na visão, mas caso isto aconteça, deve-se ir ao médico oftalmologista.
Como tirar a mancha de sangue no olho em 30 minutos?
Para tratar o derrame ocular nem sempre é necessário, pois geralmente ele desaparece sozinho ao fim de alguns dias. Entretanto, o que se pode fazer para acelerar a cura é colocar compressas de água fria no olho, 2 vezes ao dia.
Por vezes são utilizadas lágrimas artificiais para diminuir o desconforto e diminuir o risco de um novo sangramento. Deve-se evitar o uso de aspirinas e anti-inflamatórios.