Como Tratar a Alergia de Forma Simples é uma das coisas mais desejadas pelas pessoas que sofrem com a Alergia, que é uma doença que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Além disso, depois de diagnosticadas, as alergias podem ser tratadas e seus sintomas combatidos!
Existem diversas formas das alergias se manifestarem, seja atingindo a pele, comprometendo a qualidade respiratória ou influenciando na alimentação e, cada vez mais, as pessoas são acometidas por esse tipo de reação, uma vez que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população apresenta alguma alergia. Mas, afinal, depois de diagnosticadas, é possível trata-las?
Descubra o que é: Ao contrario do que muitos podem pensar, as alergias não são consideradas doenças, ou seja, são encaradas como uma reação anormal ou exagerada do sistema imunológico para determinadas substâncias encontradas no ambiente. Mas, mesmo assim, existem exames que podem facilitar a identificação desse mal. Há exames específicos para o diagnostico das alergias, sendo que alguns deles podem ser feitos através da analise sanguínea (dosagem de imunoglobina especifica para os alérgenos que queremos pesquisar), enquanto outros exames podem ser feitos diretamente em contato com a pele do paciente.
A profissional ainda explica que no caso dos exames que precisam ser realizados em contato com a pele da pessoa, existe o chamado prick teste, que possibilita avaliar alergias respiratórias e alimentares, sendo que o diagnostico das alergias de pele é feito por meio de teste de contato.
Como é feito o tratamento: As doenças alérgicas, na maioria das vezes, podem ser bem controladas com o uso de remédios, por exemplo. Nos casos agudos, tanto de alergias respiratórias quanto nas de pele, precisamos usar medicamentos para controle. Contudo, depois que o paciente apresenta uma melhora e seu quadro alérgico se estabiliza, os médicos tentam mantê-lo sob controle só com medida de controle ambientais e cuidados individuais, sem uso de medicação continua.
Outra alternativa ainda mais eficaz é o uso de vacinas de alérgenos, uma vez que permitem reduzir ou eliminar definitivamente as reações anormais do sistema imunológica – que são a causa da alergia. O inicio do tratamento com vacinas é feito através da administração gradual de pequenas quantidades do alérgeno causador das crises alérgicas, estimulando o organismo a desenvolver tolerância a esse alérgeno. Também é possível utilizar remédios sintomáticos, como anti-histamínicos e corticoides, pois eles amenizam os sintomas. Porem, o grande problema desse tipo de medicação das razões das alergias, isto é, será capaz apenas de reduzir os sintomas e não curá-los.
Evitar as alergias: Elas podem ter herança familiar, mas normalmente precisam de desencadeantes externos para preveni-las. Oriento, principalmente o controle ambiental, ou seja, a casa do paciente com tendência alérgica deve ser sempre bem limpa e arejada.
Também é fundamental evitar objetos que favorecem o acúmulo de poeira e ácaros domiciliares como cortinas, tapetes, carpetes e bichinhos de pelúcias. Além disso, o paciente deve sempre fazer acompanhamento com alergologista tanto par prevenção quanto para o controle das doenças alérgicas.
Casso você perceba que sua alergia não melhora mesmo fazendo o controle ambiental e que o uso de medicamentos antialérgicos é cada vez mais frequente, o ideal é consultar um medico para avaliar a possibilidade de um tratamento com vacinas de alérgenos
Ajuda necessária: Embora varias pessoas no mundo todo apresentem quadros de alergia, muitas vezes desconhecem as causas dessas crises alérgicas e, consequentemente, não procuram por um especialista capacitado para indicar melhor tratamento. Por isso, é tão importante a existência de exames que detectem os agentes das alergias, contribuindo para aprimorar as medidas para trata-los.