Como Tratar a Enxaqueca em Casa com 1 Simples Ingrediente, além disso, a dor de cabeça, no entanto, é quase sempre o sintoma mais dramático da enxaqueca. É o sintoma que mais chama atenção e que leva a pessoa ao médico. Porém existem muitos outros sintomas além da dor de cabeça. A intensidade da dor é variável, porém frequentemente é moderada a severa. Mas repetindo, a dor de cabeça da enxaqueca pode, sim, ser leve. Portanto, ao nos perguntarmos o que é enxaqueca na prática, é importante ter em mente que é uma doença crônica que costuma envolver uma dor de cabeça geralmente moderada a intensa, porém podendo ser leve ou até inexistente.
O que Causa a Enxaqueca: As causas da enxaqueca podem ser várias, mas uma das principais causas da enxaqueca é a prisão de ventre associada à má alimentação ou a desidratação leve, que leva a uma maior formação de toxinas no organismo, desencadeando a enxaqueca. Outras possíveis causas da enxaqueca incluem:
- Mudanças no padrão de sono.
- Pressão arterial elevada.
- Atividade física intensa.
- Estresse ou ansiedade.
- Menstruação.
- Alterações drásticas no clima.
- Sons altos e agudos ou odores fortes.
- Uso de anticoncepcional oral ou remédios para dormir.
- Não dormir o suficiente.
- Consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto.
Quais os Sintomas da Enxaqueca: A dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca, mas não é o único a hipersensibilidade à luz, barulho e cheiros, são alguns dos principais sintomas da enxaqueca.
Outros sintomas da enxaqueca são:
- Náuseas (enjoo).
- Vômitos.
- Aversão à claridade.
- Hipersensibilidade ao barulho e aos cheiros.
- Visão embaçada.
- Irritabilidade.
- Falta de concentração.
- Tonturas como se fosse labirintite (sintomas labirínticos).
- Obstrução nasal.
- Coriza (nariz escorrendo).
- Tensão nos músculos da nuca e dos ombros.
- Diarreia.
- Diurese (vontade frequente de urinar).
Como Tratar a Enxaqueca: Numa crise, o tratamento para enxaqueca envolve repouso num quarto escuro e silencioso, que é, algumas vezes, o suficiente para parar a dor, mas a enxaqueca também pode ser tratada com o uso de medicamentos, chás, infusões e através de tratamentos alternativos, como acupuntura, homeopatia, bio feedback e manipulação cervical e técnicas de relaxamento. Os principais “tratamentos” caseiros para enxaqueca já foram citados anteriormente, que são os hábitos do consumo de água e dormir o tempo indicado.
Uma boa opção para aliviar a enxaqueca é colocar, sob a cabeça, um pano com água fria para “relaxar” os músculos. Os remédios indicados são, basicamente, os analgésicos, mas antes disso procure a orientação ao menos de um farmacêutico, que irá dar as melhores opções para se livrar da dor.
Como Evitar a Enxaqueca: Para prevenir-se das crises de enxaqueca, siga estas dicas:
- Não sofra por antecipação: Essa atitude tão comum faz com que o organismo dispare seus sistemas de defesa e um deles é a dor.
- Coma a cada 3 ou 4 horas: Ficar em jejum pode baixar a quantidade de açúcar do sangue, estimulando a produção de substâncias que causam as crises de enxaqueca. E não adianta exagerar
na comida depois, que o problema não vai passar mais rápido. - Durma direito: Uma boa noite de sono garante o bem-estar de maneira geral. Dormir pouco ou muito, demorar para pegar no sono, acordar no meio da noite, roncar, deitar ou levantar tarde… Tudo
isso tende a desencadear as dores. - Procure um ginecologista: Endometriose, ovários policísticos e irregularidades menstruais podem agravar o problema. Por outro lado, quando os hormônios se equilibram (com anticoncepcionais contínuos, na gravidez ou na menopausa), essas crises costumam diminuir.
- Tente relaxar: Irritabilidade e mudanças bruscas de humor são uma combinação explosiva para dar início à enxaqueca.
- Tome menos café: Evite também refrigerantes com cafeína e chá-preto. Até 200 mg de cafeína por dia estão liberados. Parar repentinamente também não é bom, porque ocorre a chamada crise de
abstinência, que provoca dor. - Adote uma dieta equilibrada: Além de fugir dos alimentos vilões, quem tem intolerância à lactose deve passar longe de leite, queijo e derivados.
- Exercite-se: Aumente a intensidade e a frequência dos exercícios aos poucos. Durante a atividade física, o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao prazer e ao relaxamento, e fica mais resistente à dor.
- Desista dos analgésicos: Eles não tratam a enxaqueca, só aliviam a intensidade e a duração das crises. Quando elas são frequentes, o uso contínuo desses remédios tende a agravar o quadro.
- Trate o problema precocemente: O melhor é identificar a enxaqueca o quanto antes e fazer um tratamento preventivo. Isso evita que ela chegue ao estágio crônico.
Receita Caseira Para a Enxaqueca: Além da prevenção, quando se tem crises de enxaqueca é possível tratá-las com remédios naturais que melhoram muito os sintomas, então veja Como Tratar a Enxaqueca em Casa com 1 Simples Ingrediente:
Ingredientes:
- 1 copo de suco de laranja feito na hora.
- 1 colher (de chá ) de gengibre moído.
Modo de Preparo:
- Junte os dois ingredientes no liquidificador e bata durante cerca de 30 segundos.
- Depois beba o suco logo de seguida.
Obs: O segredo para que o gengibre reduza bastante a dor é ingeri-lo assim que achar que a enxaqueca vai começar.