Receita caseira para tratar garganta inflamada pois esta condição é uma das principais causas de dor de garganta acompanhada de tosse seca e dificuldade para engolir.
Além disso, a inflamação da garganta pode ser causada por diferentes fatores como após a exposição ao frio, durante uma gripe ou como sintoma de doenças tal como a faringite, amigdalite e demais infecções virais ou bacteriana.
O tratamento da garganta inflamada depende da causa do problema. Em alguns casos ela será naturalmente tratada juntamente com o causador como por exemplo uma infecção bacteriana.
Outros casos dependerão de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou substâncias à base de Penicilina. A cura só poderá ocorrer diante de um diagnóstico correto.
Sintomas da garganta inflamada:
Os sintomas da garganta inflamada incluem:
- Desconforto na garganta;
- Tosse seca e irritativa;
- Dor de garganta ao engolir ou falar;
- Garganta muito vermelha e inchada;
- Febre inferior a 38.3ºC, caso haja infecção da garganta por um vírus;
- Febre alta, superior a 38.3ºC, caso a infecção seja bacteriana;
- Mau hálito e ínguas no pescoço.
Tratamento:
O tratamento da garganta inflamada deve ser feito com antibióticos ou anti-inflamatórios. Assim que o paciente começa a tomar o medicamento receitado a inflamação já diminui e os sintomas também.
Receita caseira para tratar garganta inflamada:
Ingredientes:
– 1 litro de água
– 3 colheres (de sopa) de hortelã
– 8 cravos-da-índia
Modo de preparo:
- Ferva um litro de água e desligue o fogo.
- Então, adicione a hortelã e também os cravos-da-índia.
- Abafe durante 5 minutos, passe numa peneira e beba morno.
Uma outra ótima receita caseira para acabar com a dor de garganta é tomar o chá de gengibre várias vezes ao dia e fazer gargarejos com suco puro de limão com sal. Mas, se a garganta persistir inflamada por mais de 5 dias, recomenda-se uma consulta médica porque se houver pus, pode haver necessidade de tomar antibióticos para curar mais rápido.
Independente dos remédios que forem associados, os sintomas costumam minimizar ao máximo em 24 a 48 horas. Quando isso acontecer o tratamento não deve ser interrompido, pois a inflamação pode voltar com mais força.
Quais são as causas da dor de garganta?
As causas mais frequentes de dor de garganta, as amigdalites, faringites ou laringites podem ser virais ou bacterianas. Além disso, as faringites e laringites são quase sempre virais, nas amigdalites as causas bacterianas costumam ser mais frequentes do que nas duas doenças anteriores.