Como Tratar a Hepatite B de Forma Eficaz é uma ótima opção para quem deseja tratar a Hepatite B. Além disso, a Hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, que são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença.
Causa da Hepatite B: O vírus da Hepatite B é um hepadnavírus – hepa, de hepatotrópico (atraído para o fígado) e dna, porque é um vírus de DNA – e tem um genoma circular de DNA de cadeia dupla parcial e apresenta celoma.
Os vírus replicam através de uma forma intermediária de RNA por transcrição reversa, que, na prática, os relaciona com os retrovírus. Embora a replicação tenha lugar no fígado, o vírus propaga-se para o sangue, onde as proteínas virais e anticorpos contra eles são encontrados em pessoas infectadas
Sintomas da Hepatite B: Os primeiros sintomas a surgir são febre, mal-estar, desconforto, dor abdominal, dor nas articulações e erupções na pele. Mais tarde, pode aparecer icterícia, a urina tornar-se escura e as fezes mais claras do que o habitual. A Hepatite crônica pode não apresentar quaisquer sintomas específicos, mas por vezes, provoca alguma debilidade associada a cansaço.
Transmissão da Hepatite B: O vírus da Hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. Foram identificadas quatro formas de transmissão:
- Por contato sexual com uma pessoa infectada.
- Por tratamento com derivados de sangue contaminados.
- Por injeções ou feridas provocadas por material contaminado.
- De uma mãe portadora do vírus da Hepatite B para seu bebê no nascimento.
Como Tratar a Hepatite B de Forma Eficaz: O tratamento da Hepatite B precisa ser muito bem avaliado pelo médico porque não são todos os casos que precisam de ação imediata. São várias as formas de tratamento contra o vírus da Hepatite B, alguns duram poucos meses.
O tratamento inicial pretende aliviar os sintomas de forma que possa possibilitar ao paciente alguma qualidade de vida e também evitar o risco de complicações no fígado ( o ponto mais perigoso da doença). É recomendado uma alimentação adequada, não utilizar medicamentos sem orientação médica. Não há necessidade de repouso constante, mas deve-se ter bom senso na prática de atividades físicas.
Quando a doença evolui para o estágio crônico pode haver a necessidade de medicação antiviral, coquetéis de medicamentos e acompanhamento médico intenso. Pessoas que apresentem os primeiros sintomas da doença físicos ou que já estejam em estágios avançados precisam ser tratados com urgência, pois são grandes as chances de complicações no fígado.
O maior dano da Hepatite B é a possibilidade de evolução para cirrose hepática ou câncer de fígado também chamado de carcinoma). Pacientes que já tenham algum dano neste órgão devido ao excesso de medicamentos ou que ingiram bebidas alcoólicas com frequência tem menores chances de sucesso no tratamento.
Alguns casos em que é dado o falecimento da função hepática ou que a cirrose está em um estágio muito avançado pode ser necessário o transplante de fígado. Cerca de 5% a 10% dos pacientes não conseguem combater o vírus e permanecem com a infecção pelo resto da vida ou até que haja o falecimento do fígado. Entre as crianças, a maior parte que foi infectada e tem até 5 anos de idade não consegue eliminar o vírus quando chega a fase de doença crônica.
Recomendações da Hepatite B:
- Saiba que a Hepatite B crônica é uma doença que exige cuidados, porque pode evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado (carcinoma hepatocelular).
- Vale a pena consultar um médico sobre a importância de tomar a vacina contra Hepatite B, mesmo que você não pertença aos grupos de risco. Essa vacina protege também contra a infecção pelo vírus da Hepatite D, que só se manifesta quando ocorre dupla infecção.
- Informe-se sobre a distribuição gratuita da vacina contra a Hepatite B pelo sistema público de saúde.