Como Tratar a Tuberculose de Forma Eficaz é bem simples, mas requer alguns esforços. Além disso, a Tuberculose é uma doença infecto contagiosa transmitida por meio da bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).
A Tuberculose é considerada pela Secretaria da Saúde uma doença extremamente contagiosa, pois na maioria dos casos, é transmitida pelas vias aéreas por meio da inalação de partículas contaminadas através da tosse, fala ou espirro do paciente com Tuberculose.
O Ministério da Saúde afirma que a Tuberculose é uma séria questão de saúde pública no Brasil, oriunda de diversos problemas sociais. Segundo o Portal da Saúde Há notificação de 70 mil casos de Tuberculose a cada ano e ocorrem 4,6 mil mortes por conta da Tuberculose. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil está em 17º lugar entre um ranking de 22 países responsáveis por 80% de todos os casos de Tuberculose pelo mundo.
O mesmo estudo apontou queda de 38,7% na incidência de Tuberculose e 33,6% no índice de mortalidade. Após várias campanhas e esforços para lutar contra a Tuberculose, a cada ano o Ministério da Saúde observa queda na ocorrência da doença que no futuro poderá ser controlada, deixando de ser um caso de saúde pública.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O Ministério da Saúde considera a Tuberculose uma doença derivada de diversas condições sociais. É claro que o sistema imunológico comprometido pode propiciar o contágio, porém, na maioria dos casos, a Tuberculose é proveniente de falta de saneamento básico, água potável, higiene pessoal, vacinas, entre outros fatores relacionados à condição de vida das pessoas. A tabela a seguir demonstra o risco de contágio por Tuberculose em determinadas populações, comparadas à população padrão.
Causas da Tuberculose: A Tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a Tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Sintomas da Tuberculose: Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue(Hemoptise) e acúmulo de secreção na pleura pulmonar são características em casos mais graves.
Como Tratar a Tuberculose de Forma Eficaz: O tratamento da Tuberculose é feito com três drogas diferentes: pirazinamida, isoniazida e rifamicina. Durante dois meses, o paciente toma os três medicamentos e, a partir do terceiro mês, toma só isoniazida e rifampicina.
O bacilo da Tuberculose cresce fora e dentro da célula de defesa. Quando está fora, não só se multiplica muito rápido como adquire resistência também muito depressa. Para impedir seu crescimento e divisão fora da célula se fazem necessárias as três drogas e o tempo mais prolongado de tratamento da Tuberculose.
Dentro da célula de defesa, ele cresce mais lentamente e a indicação é usar uma droga que penetra na célula a fim de bloquear o crescimento da bactéria em seu interior. Por isso, os remédios devem ser tomados por seis meses.
Já se tentou reduzir para quatro meses, mas a taxa de recidiva da Tuberculose foi muito grande. É fundamental seguir à risca o tratamento da Tuberculose. O que se tentou fazer, e com bons resultados, para facilitar a adesão dos pacientes foi prescrever doses mais altas para serem tomadas apenas dois dias na semana.