Como Tratar Artrose de Forma Eficaz é uma ótima alternativa para quem deseja se livrar da Artrose. Além disso, para entender a Artrose é preciso conhecer um pouquinho a anatomia das articulações. Articulação é a região onde há conexão entre dois ou mais ossos distintos. Exemplos:
O joelho é uma articulação que liga os ossos fêmur e tíbia (conecta a coxa à perna), o cotovelo é uma articulação que liga o osso úmero aos ossos ulna e rádio (conecta o braço ao antebraço) e o tornozelo é uma articulação que liga os ossos tíbia, fíbula e tálus (conecta a perna ao pé).
As articulações citadas acima são móveis, ao contrário, por exemplo, das articulações que conectam os diversos ossos do crânio, que são fixas (o nosso crânio não é formado por um único grande osso, mas sim por vários ossos conectados uns aos outros).
As articulações móveis possuem cartilagem e uma bolsa cheia de líquido, chamado líquido sinovial. A cartilagem é um tecido escorregadio aderido às extremidades dos ossos ligados pelas articulações. Quando há movimento na articulação, graças ao lubrificante líquido sinovial e à amortecedora cartilagem, os ossos deslizam entre si com mínimo atrito.
A Artrose é um processo no qual há uma degeneração da cartilagem. Nas fases inicias da Artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A Artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos.
Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome de osteoartrite (artrite = inflamação da articulação). Existem cerca de 100 doenças que podem causar artrite; a Artrose (osteoartrite) é a mais comum.
Causas da Artrose: A Artrose pode ser primária ou secundária. A Artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço.
Com o passar dos anos, o fluído que existe entre as articulações (líquido sinovial) se degenera, bem como a cartilagem que recobre esse líquido, chamada de membrana sinovial. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Em casos avançados, há uma perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas nas articulações. Isso provoca o atrito direto entre os ossos, causando dor e limitação da mobilidade articular.
Danos à cartilagem também pode estimular calcificações em alguns pontos em torno das articulações, formando os osteófitos, que são também chamados de bicos de papagaio quando acometem a coluna. A Artrose primária frequentemente pode ser encontrada em vários membros da mesma família, o que sugere que ela possa ter características hereditárias.
Já a Artrose secundária é uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Problemas que podem levar a Artrose secundária incluem obesidade, trauma repetido ou cirurgia das estruturas articulares, articulações anormais no nascimento (anomalias congênitas), gota, artrite reumatoide, diabetes e outros distúrbios hormonais.
Principais Sintomas da Artrose: Os principais sintomas da Artrose incluem:
- Dor na articulação afetada;
- Dificuldade na realização de movimentos;
- Inchaço e rigidez na articulação;
- Além disso, com o progredir da doença começam a surgir alguma deformações na região das articulações afetadas.
Como Tratar Artrose de Forma Eficaz: Embora não seja possível curar totalmente a doença, uma vez que é desenvolvida, há um monte de opções de tratamento naturais disponíveis que podem causar uma grande melhoria nas dores. Estes incluem: exercitar e permanecer ativo, prevenir ganho de peso e manter um peso corporal saudável, comer uma dieta anti-inflamatória e tratar a dor usando terapia física, tratamentos de sauna e massagem terapêutica.
Permaneça Ativo: Enquanto a maioria das pessoas com Artrose geralmente têm dores nas articulações e algumas limitações de movimento, muitos acham que se sentem melhor e experimentam menos sintomas em geral quando continuam se movendo. De fato, o exercício é considerado um dos tratamentos mais importantes para a doença.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O exercício é importante para diminuir a inflamação, aumentar a flexibilidade, fortalecer os músculos (incluindo o coração), aumentar a circulação e apoiar um peso corporal saudável. Ele ajuda a manter as articulações e ossos fortes e flexíveis, melhorar a saúde cardíaca / aptidão cardiovascular, estender a amplitude de movimento das articulações e mover o fluido sinovial pelo corpo.
Além disso, não vamos esquecer os benefícios mentais do exercício . Fazer exercícios regulares é uma maneira poderosa de diminuir o estresse, melhorar seu humor, controlar os hormônios do estresse como o cortisol e ajudá-lo a dormir melhor.
Benéficos, e menos doloroso, tipos de exercício incluem caminhadas, natação e aeróbica aquática. Se o exercício é doloroso no início ou você está apenas começando a se tornar mais ativo, o seu médico e/ou fisioterapeuta pode recomendar tipos específicos de exercício mais seguros.
Cuide da Alimentação: Pesquisas sugerem que uma dieta pobre em nutrientes aumenta a inflamação e pode aumentar as enzimas que destroem o colágeno e outras proteínas importantes que mantém o tecido saudável. Por isso, é importante consumir alimentos anti-inflamatórios naturais. Estes fornecem ácidos gordos essenciais, antioxidantes, minerais e vitaminas que suportam o sistema imunológico, diminuem a dor e ajudam com tecido saudável e formação óssea. Como:
- Legumes frescos (todos os tipos): busque uma variedade.
- Frutas.
- Ervas, especiarias e chás: açafrão, gengibre, manjericão, orégano, tomilho, etc., além de chá verde.
- Alimentos probióticos: iogurte, kombucha, kefir ou legumes cultivados
- Peixes, ovos se carnes: ricos em ácidos graxos omega-3, vitamina D, proteína, gorduras saudáveis e nutrientes essenciais como zinco, selênio e vitamina B2.
- Gorduras saudáveis: manteiga, óleo de coco e azeite.
- Caldo de osso: contém colágeno e ajuda a manter as articulações saudáveis
Limite ou elimine esses alimentos que promovem a inflamação:
- Óleos vegetais refinados (como canola, milho e óleos de soja, que são ricos em ácidos graxos ômega-6 pró-inflamatórios).
- Produtos lácteos que contêm hormônios, antibióticos e ômega-6 que contribuem para a inflamação
- Os carboidratos refinados, produtos de grãos processados e açúcares adicionados (encontrados na maioria dos lanches embalados, pães, condimentos, itens enlatados, cereais, etc)
Gordura trans/gorduras hidrogenadas (usadas em produtos embalados / processados e frequentemente para fritar alimentos)
Mantenha um Peso Corporal Saudável: O excesso de peso corporal coloca pressão sobre as articulações que já são delicadas. Pacientes com Artrose com excesso de peso devem tentar alcançar um peso corporal saudável de forma realista, usando uma dieta bem balanceada e adicionando mais movimento à rotina. Isso deve ser visto como uma mudança de estilo de vida a longo prazo, não uma dieta rápida.
Descanse: Quando você não obtém sono o suficiente, tempo de inatividade e relaxamento em sua vida, suas articulações não têm tempo suficiente para reparar-se, enquanto seus hormônios do estresse, peso corporal e inflamação todos tendem a subir.
É preciso dormir o suficiente todas as noites (sete a nove horas geralmente), a fim de aliviar as articulações do estresse, manter os níveis de hormônio do estresse equilibrado, regular o apetite e reparar o tecido danificado.