Como Tratar as Varizes nas Pernas Naturalmente é simples, pois as Varizes nas Pernas são um problema bem comum, mas no entanto ela pode causar muito constrangimento para quem as possui. As Varizes nas Pernas são um problema comum na qual as veias anormalmente alargadas aparecem perto da superfície da pele.
Eles geralmente ocorrem nas panturrilhas e coxas quando as veias enfraquecem paredes ou promovem o mal funcionamento de válvulas, que regulam o fluxo sanguíneo. De acordo com os E.U. departamento de saúde e serviços humanos, as veias varicosas afetam 25% das mulheres e 10% dos homens.
O que são as Varizes nas Pernas: As Varizes nas Pernas são dilatações patológicas das veias superficiais (geralmente nas pernas), devido a um mau funcionamento das válvulas. Através da corrente sanguínea, todos os órgãos do corpo são abastecidos com oxigênio e nutrientes essenciais para seu bom funcionamento. O sangue é bombeado pelo coração e levado para os órgãos através das artérias. As veias permitem que o sangue retorne para o coração.
Para lutar contra a gravidade, as veias das pernas são equipadas com válvulas que impedem o sangue de fluir de volta para baixo, devido à gravidade. As válvulas se abrem e fecham para auxiliar o retorno do sangue nas veias. Quando as válvulas não funcionam bem ou quando as veias estão dilatadas (sob a ação da progesterona durante a gravidez, por exemplo), a abertura criada permite que o sangue flua de volta para a seção da veia defeituosa. O que também deforma a veia e novas Varizes nas Pernas aparecem.
As Varizes nas Pernas não são só visíveis e desagradáveis, mas, além disso, elas causam distúrbios tais como peso nas pernas (pernas pesadas), dor, inchaço nos tornozelos. Há longo prazo, as Varizes podem causar trombose ou úlceras. A estagnação do sangue nas veias pode causar a formação de um coágulo, o que pode causar a formação da trombose.
Quais são as Causas das Varizes nas Pernas: As principais causas das Varizes nas Pernas são:
- Herança familiar: A fraqueza nas veias e válvulas venosas é genética.
- Múltiplas gestações: As mudanças nos hormônios na gestação causam enfraquecimento das veias e válvulas venosas.
- Excesso de peso.
- Lesões traumáticas nas pernas: Podem danificar as válvulas venosas.
- Trombose venosa profunda: Coágulos nas veias da perna podem causar Varizes nas Pernas.
Fatores de Risco das Varizes nas Pernas: Os fatores que aumentam o risco de desenvolver Varizes nas Pernas incluem:
- Gravidez.
- Ser do sexo feminino.
- Idade avançada.
- Excesso de peso e obesidade.
- História familiar de Varizes nas Pernas.
- Passar muito tempo em pé.
- Condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca.
- Fístulas arteriovenosas.
- Passado de Trombose venosa Profunda.
Tipos de Varizes nas Pernas: Existem basicamente três tipos de Varizes nas Pernas:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Veias Tronculares: São grossas, saltadas e bem visíveis na pele. O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar e existe a possibilidade de serem tratadas a laser.
- Micro-varizes: São visíveis, mas não salientes. Possuem coloração azulada ou esverdeada. O tratamento pode ser feito em ambiente hospitalar e, em alguns casos mais simples e de baixo risco, no próprio consultório.
- Veias Reticulares: São pequenas ramificações, também chamadas de “vasinhos”. Este tratamento pode ser realizado no consultório somente após a avaliação de um médico especialista.
Tratamento das Varizes nas Pernas: As Varizes nas Pernas superficiais podem ser facilmente reconhecidas observando-se a pessoa em pé. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.
Nos casos de Varizes nas Pernas superficiais, é possível injetar drogas para necrosar as veias a fim de que não mais conduzam sangue. Esse procedimento requer normalmente duas ou três aplicações, mas não é indicado para o tratamento de Varizes nas Pernas maiores nem para aquelas localizadas em veias profundas. Seja qual for o tratamento adotado, é recomendável caminhar diariamente para estimular a circulação do sangue e o crescimento de novos vasos saudáveis. Então confira agora Como Tratar as Varizes nas Pernas Naturalmente:
INGREDIENTES:
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de alecrim
- 1 colher (sopa) de bardana
- 1 colher (sopa) de tanchagem
PREPARO
- Coloque todos os ingredientes em uma panela.
- Leve ao fogo e deixe a água ferver, em seguida desligue o fogo e cubra o chá.
- Deixe-o descansar por 10 minutos.
- É importante que se beba esse chá três vezes ao dia e para intensificar o tratamento.
- Você pode acrescentar 30 gotas de própolis em cada xícara de chá.
Recomendações Sobre as Varizes nas Pernas:
- Varizes nas Pernas não costumam provocar complicações mais graves. Nos casos mais sérios, entretanto, para evitar dores, inchaço e problemas de pele, alguns cuidados devem ser tomados:
- Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
- Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;
- Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;
- Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir Varizes nas Pernas.