Há várias motivos que causam infecções e dores no ouvido. Todo mundo já teve algum problema com dor no ouvido, que podem ser devido à entrada de água durante o banho ou a natação, a entrada de poeira ou insetos, infecção no dente que se estende para o ouvido, pela utilização de objetos inadequados para a limpeza e no caso das crianças, em especial, pode ser provocada pela produção excessiva de saliva e muco durante o processo de dentição. As dores podem ser constante e maçante, ou súbita e aguda. No artigo a seguir você vai aprender como tratar infecções de ouvido, então continue lendo para aprende algumas formas de como se tratar.
Alguns tipos de infecções de ouvido:
Deve-se ter em mente que os problemas de ouvido são mais graves quando envolvem partes internas e menos perigosos se eles se relacionam com as áreas externas. Além disso, caso não se resolva o problema corretamente da otite (otite é uma infecção no ouvido que pode ser interna ou externa) podem gerar perdas (parcial ou total) de audição, tonturas e desconforto ao fazer certas atividades.
- A otite externa é caracterizada pelo fluxo de fluido, dor, vermelhidão, perda temporária da audição. Ela é causada principalmente por bactérias e, em menor extensão por vírus ou fungos.
- A otite média é muito comum em crianças e os sintomas incluem febre , dor, irritabilidade, perda parcial da capacidade e falta de audição. Ela ocorre quando o espaço da orelha média com plugues de fluido e muco. Algumas pessoas são sensíveis a este tipo de infecções de ouvido e sua condição se torna crônica.
- A otite interna pode causar náuseas , tonturas, vômitos e perda de equilíbrio. Aparece quando a parte mais interna do ouvido está inflamada, também conhecido como labirintite. É raro, mas seus sintomas são intensos.
Os Remédios Caseiros para infecções de ouvido
- Encha um saco térmico com água quente e aplique com um lenço ou um pano na orelha dolorosa. O calor é um analgésico potente e também serve para melhora a circulação do sangue no local para remover a infecção.
- Lave, pique e esmague três Damascos. Aqueça em uma panela e coloque como um cataplasma(cataplasma é uma Substância medicamentosa de consistência pastosa, destinada a ser aplicada sobre a pele como descongestionante local ou como revulsivo.) na orelha dolorosa.
- Esmague um pouco de folhas de Manjericão e um punhado de folhas de bananeira. Aqueça tudo e coloque como um cataplasma no ouvido afetado.
- Aqueça meia colher de sopa de Azeite e mergulhe-o com um pouco de algodão. Coloque na entrada da orelha e deixe descansar por uma hora.
- Corte uma Cebola em fatias e Coloque em uma tela e aqueça no microondas. Aplicar como comprensa no ouvido dolorido.
- Ferva duas colheres de absinto em um litro de água por 10 minutos. Deixe esfriar e coloque o ouvido em cima para que o vapor entre.
- Esprema um limão e mergulhe uma bola de algodão no suco. Gentilmente colocada na entrada da orelha (sem introduzir também) durante 10 minutos antes de se deitar. Este remédio é bom quando a dor é causada por um acúmulo de cera.
- Aqueça duas colheres de sopa de óleo de amêndoas e deixe reduzir até a temperatura ambiente. Aplique duas gotas no canal auditivo e cubra com algodão para proteger.
- Ferva um punhado de folhas de orégano e meia xícara de água por três minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e despeje em um conta-gotas. Aplicar três gotas no ouvido dolorido (se o tímpano é perfurado).
- Ferva meio copo de água com uma pitada de sal. Mergulhar um pano e aplicado na orelha.
- Rale um Rabanete e coloque em um pano de lona fina e em seguida coloque no ouvido, deixe esfriar.
- Despeje 3-4 gotas de gel de aloe vera no canal do ouvido e move a cabeça de lado por alguns minutos. Este remédio não é permitido em caso de tímpanos perfurados.
- Esmague um punhado de folhas de acelga e extrair o suco. em seguida, coloque em um conta-gotas, e ponha cerca de quatro gotas na orelha.
Recomendações para evitar infecção e dor de ouvido
- Evite o uso de cotonetes para limpar.
- Cuidado com infecções de garganta.
- Fortaleça o seu Sistema Imunológico.
- Evite compartilhar fones de ouvido.
- Evite nadar em lagoas, lagos ou rios.
- Evite imersão em piscinas cloradas.
- Não insira objetos estranhos nos ouvidos.
- Dormir de lado para facilitar a drenagem.