Como Tratar Labirintite Naturalmente é uma ótima opção para quem deseja acabar com a Labirintite. Além disso, a Labirintite é um termo impróprio, mas comumente usado, para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, porque afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio).
Processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas podem provocar crises de labirintopatias e vestibulopatias, entre elas a Labirintite. A Labirintite se manifesta, em geral, depois dos 40, 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue circulando nas áreas do cérebro e do labirinto.
Causas da Labirintite: As causas da Labirintite ainda não são claras. Mas sabe-se, porém, que infecções e inflamações sejam as principais causas para a labirintite, como a otite média e o resfriado. Outros fatores, ainda que com menos frequência, também podem provocar Labirintite, a exemplo de tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e o uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.
Na Labirintite, as áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão, não detectam esse movimento, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio.
Sintomas da Labirintite: O principal sintoma da Labirintite é a vertigem, uma sensação oscilatória com a sensação de que o redor está se movendo, isso é causado por conta da inflamação no canal do labirinto fazendo com que o equilíbrio da pessoa altere. Outros sintomas importantes para o diagnóstico são:
- Tontura.
- Náusea.
- Zumbido no ouvido.
- Queda de cabelo.
- Alterações na audição.
- Sudorese.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Desequilíbrio.
- Acidificação do estômago.
- Pressão no ouvido.
- Febre a partir de 38°C.
- Um pouco de secreção no ouvido.
Fatores de Risco Para Labirintite: Alguns fatores considerados de risco aumentam as chances de uma pessoa desenvolver Labirintite, veja:
- Ter idade acima dos 40 ou 50 anos.
- Hipoglicemia.
- Colesterol alto.
- Hipertensão.
- Diabetes.
- Triglicérides.
- Otite.
- Consumo exacerbado de álcool.
- Tabagismo.
- Consumir café em excesso.
- Uso de medicamentos, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade.
- Altas taxas de ácido úrico.
- Má alimentação.
- Jejum prolongado.
- Consumir açúcar em excesso.
Como Tratar Labirintite Naturalmente: O tratamento deve ser sempre orientado por um otorrinolaringologista, pois é necessário identificar a causa da Labirintite para escolher o tratamento mais adequado. Existem dois tipos principais de Labirintite, a viral, que não necessita de um tratamento específico, e a bacteriana, que precisa ser tratada com antibióticos.
Além disso, em alguns casos, também pode surgir Labirintite crônica, que é um tipo da doença que vai provocando sintomas ao longo de várias semanas ou meses, que embora não sejam tão fortes como os da primeira crise, continuam a ser muito incômodos e, por isso, devem ser controlados com o tratamento. Então confira agora Como Tratar Labirintite Naturalmente:
Chá de Erva Para Tratar Labirintite Naturalmente:
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de erva doce
- 1 colher (chá) de alecrim
- 3 cravos da índia sem cabeça
- 1 xícara (chá) de água fervente
Modo de Preparo:
- Coloque todos os ingredientes em uma xícara com água fervente tampando em seguida.
- Quando amornar, coe e consuma.
Chá de Ginkgo Biloba Para Tratar Labirintite Naturalmente:
Ingredientes:
- 30 g de folhas ou pó de ginkgo biloba
- ½ litro de água
Modo de Preparo:
- Coloque o ginkgo biloba em um recipiente e jogue a água fervente por cima.
- Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.
- Coe e consuma em seguida.
Recomendações de Como Tratar Labirintite Naturalmente: Mudanças no estilo de vida são fundamentais para prevenir as crises de Labirintite. Eis algumas sugestões:
- Evite ingerir álcool. Se beber, faça-o com muita moderação.
- Não fume.
- Controle os níveis de colesterol, triglicérides e a glicemia.
- Opte por uma dieta saudável que ajude a manter o peso adequado e equilibrado.
- Não deixe grandes intervalos entre uma refeição e outra.
- Pratique atividade física.
- Ingira bastante líquido.
- Recuse as bebidas gaseificadas que contêm quinino.
- Procure administrar, da melhor forma possível, as crises de ansiedade e o estresse.
Importante: Não dirija durante as crises ou sob o efeito de remédios para tratamento da Labirintite.