Como Tratar o Reumatismo Naturalmente é uma ótima alternativa para quem deseja se ver livre do Reumatismo. Além disso, o Reumatismo é um termo médico usado para designar um grupo de patologias que afetam articulações, músculos e esqueleto e que, geralmente caracterizadas por dor e restrição dos movimentos.
A palavra “Reumatismo” foi introduzida por Galeno no século II d.C. e tem origem no grego “rheos”, que significa “fluir”, pois naquela época acreditava-se que o Reumatismo surgia pelo fluxo de um “humor” que vinha do cérebro até as articulações. Daí o nome da doença “Gota”, que acreditavam ser um determinado humor que gotejava nas articulações.
No entanto, o termo Reumatismo não é termo adequado para denominar o grande número de doenças que apresentam em comum o comprometimento do sistema musculoesquelético (ossos, cartilagem, estruturas periarticulares, tendões, ligamentos, fáscias, músculos).
Por isso, o conceito de que doenças reumáticas são aquelas que acometem o sistema osteoarticular nem sempre é correto, uma vez que muitos doentes com doenças reumáticas podem apresentar queixas de órgãos, ao contrário do que acontece com doenças cardíacas, neurológicas ou gastrointestinais, que podem ser definidas como patologias que acometem determinado órgão ou sistema.
De fato, o Reumatismo engloba desde doenças autoimunes, metabólicas, degenerativas e inflamatórias a doenças associadas que acometem outros órgãos. Não existe uma doença chamada Reumatismo. Esse é um nome usado para qualquer doença ou condição que provoque dor nas articulações, ossos, músculos e sistema osteoarticular de uma maneira geral. Na verdade, quando falamos das doenças reumáticas, estamos falando de mais de 100 doenças diferentes.
O mito de que Reumatismo é “coisa” de idoso pode estar ligado a uma das doenças reumáticas mais frequentes, a osteoartrite, ou artrose. É uma perda da cartilagem, que é o tecido da articulação. E é normal esta perda vir com a idade. Depois dos 50 anos, quase todo mundo tem artrose.
Tipos de Reumatismo: São considerados Reumatismo:
- Dor nas costas.
- Dor no pescoço.
- Artrose.
- Bursite.
- Artrite.
- Mialgia.
- Neurite.
- Polimialgia reumática.
- Febre reumática.
- Fibromialgia, entre outras.
Causas do Reumatismo: As principais causas são de origem infecciosa, endócrina, alérgica ou metabólica. Nessa última pode-se citar a deficiência de elementos básicos como vitamina C e manganês. Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, inicialmente com dores no punho ou mesmo com a tendinite, além de dores, inchaço e vermelhidão nos locais afetados.
Principais Sinais e Sintomas do Reumatismo: Os sintomas do Reumatismo variam de acordo com cada caso, mas, no geral, alguns sinais devem ser considerados para o diagnóstico/tratamento:
- Dor nas articulações.
- Rigidez articular e dificuldade para a movimentação dos membros.
- Inchaço, aumento da temperatura local e vermelhidão.
- Deformidade articular.
- Fraqueza muscular.
Prevenção do Reumatismo: Em casos de Reumatismo de origem hereditária não há muito o que se fazer. A pessoa provavelmente irá desenvolver alguma complicação em determinado período da vida. É indicado um acompanhamento médico e monitoramento do organismo para que os danos sejam menores e para que os transtornos sejam amenizados.
Manter a higiene corporal ajuda na prevenção de Reumatismo do tipo infeccioso, por exemplo. Uma boa alimentação é indicada para a prevenção não somente desta como de diversas outras doenças , já que um corpo saudável é um corpo mais protegido. Trabalho intenso, movimentos repetitivos ou esforços excessivos podem acabar levando uma pessoa a desenvolver Reumatismo do tipo degenerativo. Portanto, fique atento ao seu corpo e aos movimentos que executa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Estresse, ansiedade e depressão contribuem com estes quadros. Busque auxílio médico sempre que notar pioras. A obesidade ajuda muito no surgimento destas complicações, assim como o sedentarismo. Adquira o hábito de praticar atividades físicas e mantenha uma dieta equilibrada.
Como Tratar o Reumatismo: Mesmo sabendo que não é possível afirmar que o Reumatismo tem cura, é importante saber que o tratamento envolve uma combinação de remédios e suplementos, exercícios de fortalecimento, descanso, proteção às articulações, apoio familiar e alterações na dieta. Então, confira agora Como Tratar o Reumatismo:
Medicamentos Para Tratar o Reumatismo: Atualmente são utilizados dois tipos de remédios para tratar o Reumatismo:
- Medicamentos de Ação Rápida: Também conhecidos como medicamentos de primeira linha (como a Aspirina e a Cortisona), são utilizados para diminuir as dores e reduzir as inflamações;
- Drogas Modificadoras de Atividade de Doença (DMARDs): Demoram um pouco mais para fazer efeito, mas promovem uma remissão do Reumatismo e previnem danos maiores às articulações.
Fisioterapia: Além do tratamento medicamentoso, o médico poderá sugerir sessões de fisioterapia para que o portador de Reumatismo aprenda a fazer exercícios para melhorar a flexibilidade dos ligamentos e articulações possivelmente comprometidos pelo Reumatismo. O fisioterapeuta poderá também ensinar diferentes movimentos para facilitar as tarefas do dia a dia, como pegar um objeto ou então se vestir.
Atividade Física: Exercitar-se regularmente através de atividades leves ou moderadas é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura e aumentar a amplitude dos movimentos. Hidroginástica, caminhada e Tai chi chuan são atividades que podem ajudar no tratamento do Reumatismo.
Alimentação: Determinados alimentos podem ser utilizados tanto para o tratamento do Reumatismo como para a prevenção da doença, já que não pode-se dizer que o Reumatismo tem cura. A dieta para Reumatismo deve ser rica em alimentos anti-inflamatórios (frutas, verduras e cereais integrais) e muito pobre em substâncias reconhecidamente inflamatórias, como o açúcar e as frituras.
Um plano alimentar individual deverá ser prescrito por seu médico ou nutricionista, mas de maneira geral sua dieta deve ser composta em grande parte por vegetais. Cerca de 65-70% do seu cardápio diário deve ser formado por frutas, verduras e legumes.
Como Tratar o Reumatismo Naturalmente: Por serem doenças crônicas, é difícil encontrar um tratamento que cure o Reumatismo, mas muitos medicamentos, não só os produzidos em laboratório, como os encontrados na medicina natural, oferecem o alívio dos sintomas. Confira algumas dicas de técnicas alternativas para Tratar o Reumatismo Naturalmente:
- Pepino: Tomar diariamente em jejum suco de pepino com beterraba e cenoura.
- Melancia: Substituir uma refeição por uma porção generosa da fruta ajuda no alívio das dores reumáticas.
- Agrião: Para combater não só o Reumatismo como a gota, é aconselhável tomar duas vezes ao dia um suco feito com ¼ de xícara de suco de agrião para cada 2/4 de xícara de água.
- Alface: Bater os talos da folha da alface junto com água no liquidificador e coar. Tomar meio copo todos os dias antes de dormir.
- Tomate: O tomate é considerado alcalinizador, ou seja, ajuda a combater o excesso de ácido úrico, por isso uma dica importante é preparar um suco de tomate com salsa e ingerir pelo menos 4 vezes por semana.
- Cavalinha: Preparar um chá com folhas de cavalinha, dente-de-leão e chapéu-de-couro (3 colheres de sopa das folhas pra cada litro de água) e tomar 3 xícaras de chá ao dia.