Congestão Nasal – O que é, Causas e Tratamentos que não podemos ignorar. Além, disso, a congestão nasal é outro termo para um nariz entupido. Muitas vezes, é um sintoma de outro problema de saúde, como uma infecção sinusal. Também pode ser causada pelo resfriado comum.
A congestão nasal é um problema de saúde que se produz quando as mucosas do nariz se inflamam, como resultado da presença de germes e alérgenos. Ela se desencadeia por vários fatores e costuma ser tão incômoda que impede que muitas pessoas consigam conduzir suas atividades diárias com normalidade.
A congestão nasal é marcado por:
- Nariz entupido ou escorrendo
- Dor sinusal
- Acumulação de muco
- Tecido nasal inchado
Os remédios caseiros podem ser suficientes para aliviar a congestão nasal, especialmente se for causada pelo resfriado comum. No entanto, se você tiver congestionamento crônico ou de longo prazo, você deve procurar tratamento médico.
Causas de Congestão Nasal: congestão nasal é quando o nariz fica cheio e inflamado. As doenças menores são as causas mais comuns de congestão nasal. Por exemplo, um frio, a gripe e infecções dos sinos podem causar narizes entupidos. O congestionamento relacionado à doença geralmente melhora dentro de uma semana.
O congestionamento que dura mais de uma semana é frequentemente um sintoma de um problema de saúde subjacente. Algumas explicações para o congestão nasal a longo prazo podem ser:
- Alergias
- febre dos fenos
- Crescimentos não cancerosos, denominados pólipos nasais ou tumores benignos nas passagens nasais
- Exposição química
- Irritantes ambientais
- Infecção sinusal duradoura, conhecida como sinusite crônica
- desvio de septo
A congestão nasal também pode ocorrer durante a gravidez, geralmente durante o final do primeiro trimestre. As flutuações hormonais e o aumento do suprimento de sangue que ocorrem durante a gravidez podem causar esta congestão nasal.
Essas mudanças podem afetar as membranas nasais, fazendo com que elas se tornem inflamadas, secas ou sangrando.
Tratamento para o Congestionamento: Depois que o seu médico determinou a causa da congestão nasal crônico, eles podem recomendar um plano de tratamento. Os planos de tratamento geralmente incluem medicação sem receita médica ou prescrição para resolver ou aliviar os sintomas. Os medicamentos utilizados para tratar a congestão nasal incluem:
- Anti-histamínicos orais para tratar alergias, como a loratadina (Claritin) e a cetirizina (Zyrtec)
- Pulverizações nasais que contêm anti-histamínico, como a azelastina (Astelin, Astepro)
- Esteróides nasais, como a mometasona (Asmanex Twisthaler) ou fluticasona (Flovent Diskus, Flovent HFA)
- Antibióticos
- Descongestionantes de balcão ou receita médica, como Sudafed
Se você tem tumores ou pólipos nasais em suas passagens nasais ou seios sinais que estão impedindo o muco de drenar, seu médico pode recomendar uma cirurgia para remover os tumores.