Conheça Quais São as Principais Causas da Surdez. Alem disso, O Barulho está por toda a parte. Mas a epidemia de ruído dos dias atuais acontece, no entanto, em silêncio. Mais especificamente dentro dos fones de ouvido. Ninguém está a salvo dela, mas o problema, que já se tornou crônico, afeta particularmente os jovens.
Ouvir música alta: usar fones de ouvido e limpar os ouvidos com objetos flexíveis são ações que podem, em longo prazo, prejudicar a saúde auditiva. Segundo Arthur Castilho, otorrinolaringologista da Unicamp, a prática dessas atividades pode causar danos às células auditivas e, em casos mais extremos, levar a perda de audição. O especialista esclarece os principais mitos envolvendo a audição.
Fone de ouvido: Não é indicado usar fones de ouvido mais de 8 horas por dia O uso de fones de ouvido é um fator que danifica a saúde auditiva devido à intensidade alta que a música entra em contato com o ouvido e o tempo prolongado que as pessoas costumam permanecer com fones de ouvido. “É prejudicial o uso de fones por um período acima de oito horas e com intensidade maior de 80 decibéis”, explica Castilho. Ainda segundo o especialista, o tipo de fone não interfere caso a exposição seja longa e a intensidade alta.
Poluição Sonora: Apesar do incômodo, a poluição sonora não é capaz de causar danos ao ouvido. De acordo com o otorrinolaringologista, os níveis de decibéis dificilmente serão lesivos e que uma cidade barulhenta pode incomodar, mas não lesar a audição.
Normalmente, a diminuição da audição, conhecida por hipacusia, pode surgir devido a lesões nas diferentes parte do ouvido, podendo ser provocada pela presença de cera, após um AVC ou ser consequência de algumas doenças, como doença de Ménière ou meningite, por exemplo.
Surdez congênita: é aquela que é mais comum em recém-nascidos, podendo ser hereditária, causada pela mãe se esta tiver durante a gravidez doenças como rubéola ou toxoplasmose ou mesmo ser provocada por algum trauma no parto por exemplo e, normalmente leva a problemas no desenvolvimento da fala.
Surdez adquirida: é aquela que é provocada por algum fator, como otite ou ruído muito alto, por exemplo e, pode surgir em qualquer idade.
Além disso, a surdez neuro sensorial, ocorre quando a perda de audição acontece devido a problemas na parte interna do ouvido ou no nervo auditivo, que liga o ouvido ao cérebro.
Possíveis Causas da Perda Auditiva:
Algumas das causas da diminuição da audição podem ser:
- Cera no ouvido médio em grande quantidade;
- Presença de líquido, como água, no ouvido médio;
- Presença de um objeto pequeno dentro do ouvido, como massinha ou arroz, por exemplo;
- Otosclerose, que é uma doença onde o estribo, que é um osso do ouvido, deixa de vibrar e o som não consegue passar;
- Otite, na parte externa ou média do ouvido;
- Efeito de alguns medicamentos como quimioterapia, diuréticos da alça ou aminoglisídeos;
- Ruído excessivo, superior a 85 decibéis por longos períodos, como de máquinas industriais, música alta, armas ou foguetes por exemplo;
- Traumatismo cranioencefálico ou AVC;
- Doenças como esclerose múltipla, lúpus, doença de Peget ou doença de Ménière;
- Síndromes como Alport ou Usher;
- Tumor no ouvido ou tumores cerebrais que afetam a parte auditiva
Tratamento para surdez:
- Para avaliar o grau de perda auditiva é preciso fazer exames, como audiometria que é indicado pelo otorrinolaringologista, e que ajuda a definir a gravidade da diminuição auditiva.
- O tratamento para a surdez depende da sua causa, no entanto, geralmente pode-se recorrer à aplicação de próteses auditivas ou implantação de aparelhos eletrônicos. Saiba mais em: Aparelho auditivo.
- Em alguns casos, é possível realizar uma uma cirurgia ao ouvido, como a estapedectomia, para recuperar parte da audição perdida e, em alguns casos, para restabelecer a totalmente a audição, no entanto, depende do diagnóstico médico.