Benefícios dos cordyceps e os efeitos colaterais que eles podem causar caso seja ingerido de forma errada, pois ele é um fungo altamente valorizado usado na medicina tradicional chinesa.
É também usado no tratamento de inflamações e impurezas da pele e para aumentar o desempenho atlético e o sistema imunológico. Recentemente, o cogumelo adaptogênico tem sido uma tendência na comunidade de bem-estar e fitness continue lendo para descobrir como usá-lo para o bem-estar diário e os benefícios do cordyceps à saúde:
O que é cordyceps?
Existem mais de 400 espécies de cordyceps, mas uma delas é suprema por suas propriedades medicinais. Cientificamente conhecido como Ophiocordyceps sinensis, esse tipo de cordyceps ganhou o nome coloquial de “fungo Caterpillar” porque é um fungo parasitário normalmente colhido de larvas de lagarta.
Com seu corpo longo, semelhante ao dedo, e a cor laranja, o cogumelo selvagem parece algo que você veria mergulhando. E embora possa ser colhido e transformado em pó ou pílula suplementar, a maioria dos cordyceps que vemos na farmácia não vem do chão eles vêm do laboratório.
Quais são os benefícios do cordyceps?
Enquanto mais pesquisas são necessárias para a prova conclusiva dos benefícios do cordyceps, a pesquisa preliminar sobre o cogumelo mostrou-se promissora. Aqui estão cinco dos seus benefícios mais conhecidos.
Melhora o desempenho atlético:
Os benefícios do cordyceps são mais conhecidos por sua capacidade de aumentar a produção de trifosfato de adenosina (ATP), que nosso corpo usa para energia. Dá aos músculos mais energia para usar durante o exercício e, portanto, pode melhorar o desempenho durante o exercício.
Um pequeno estudo publicado na china sobre os diversos benefícios do cordyceps sugere que isso é verdade. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, aqueles que receberam 3 gramas de cordyceps por dia e aqueles que receberam um placebo.
Após 60 dias, enquanto aqueles que tomaram o placebo não viram mudança, aqueles que tomaram cordyceps aumentaram seu VO2 máximo uma medida usada para estabelecer resistência atlética – em 7%.
E boas notícias, se você gosta de se esforçar durante o HIT ou o CrossFit, segundo estudo publicado no Journal of Dietary Supplement também descobriu que o cordyceps pode melhorar o desempenho durante exercícios de alta intensidade.
Reduz sinais de envelhecimento:
Os fungos podem não ser uma adição super moderna a uma rotina de cuidados com a pele ou beleza, mas devido ao seu alto teor de antioxidantes, os benefícios do cordyceps são eficazes.
Antioxidantes ajudam a proteger nosso corpo de compostos nocivos chamados radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento. O uso do cordyceps aumenta a ingestão de antioxidantes, que tem sido associada ao antienvelhecimento e à melhoria da saúde dos cabelos, pele e unhas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ajudar controlar a diabetes:
Parece estranho, mas um dos benefícios do cordyceps é poder ajudar a gerenciar o diabetes. Pensa-se que o Cordyceps imita a insulina o hormônio que gerencia os níveis de açúcar no sangue. Portanto, ele pode manter os níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável.
Além disso, equilibrando os níveis de açúcar no sangue, os suplementos de cordyceps podem ajudar a reduzir os desejos de açúcar e, portanto, apoiar uma alimentação saudável e a perda de peso.
Contém propriedades anti-inflamatórias:
Inflamação é a resposta do sistema imunológico a qualquer coisa que interprete como irritante ou prejudicial ao corpo. Embora algumas inflamações sejam boas, o excesso durante longos períodos de tempo pode levar a doenças inflamatórias como doenças cardíacas, Alzheimer e diabetes.
Os benefícios do cordyceps, no entanto, é pensado para reduzir a inflamação. O Cordyceps reduz a expressão de genes inflamatórios e citocinas pró-inflamatórias, como TNF, IL8 e COX2. Menos inflamação sistêmica e, portanto, risco reduzido de doenças inflamatórias crônicas.
Auxilia na saúde do coração:
Na China, o cordyceps é um tratamento aprovado para arritmia cardíaca , uma condição marcada por um padrão irregular de batimentos cardíacos. Acredita-se que suas propriedades anti-inflamatórias sejam benéficas para as pessoas que lidam com doenças cardíacas porque as doenças cardíacas são basicamente uma infecção inflamatória crônica.
Efeitos colaterais do cordyceps:
Os benefícios do cordyceps são seguros, porém devido à sua longa história de uso na medicina tradicional chinesa, é seguro assumir que o cordyceps geralmente é bem tolerado pelos seres humanos desde que seja de uma fonte de alta qualidade.
No entanto, como ele pode interagir com certos medicamentos prescritos, é melhor consultar seu médico antes de adicionar cordyceps à sua rotina. Este suplemento não é recomendado para mulheres grávidas ou para pessoas com problemas autoimunes.
O efeito colateral mais comum é o desconforto digestivo. Portanto, se você sentir inchaço, diarréia ou cãibras abdominais, pare de tomá-lo.
Como comprar e tomar cordyceps:
Cápsulas e chás, você pode encontrar cordyceps de várias formas. Como a maioria dos suplementos de cordyceps não são aprovados pela FDA. É importante olhar para o rótulo e garantir que eles tenham sido testados por terceiros.
Os suplementos em pó podem ser misturados em smoothies, café, biscoitos e muito mais. Geralmente, a quantidade recomendada por porção é de 1.000 a 3.000 miligramas por dia. Sugerimos tomá-lo de forma consistente por algumas semanas antes de determinar se está funcionando ou não porque os adaptógenos precisam se acumular no sistema antes que você note um efeito.