O indefinido corpo lúteo é uma estrutura temporária com papéis cruciais na ovulação e nos estágios iniciais da gravidez em mulheres. Ao olhar mais de perto, o corpo lúteo é uma massa tingida de amarelo que fica no topo dos ovários femininos. Começa a se formar no local do “folículo” ou saco depois que amadurece e está iniciando o processo de ovulação.
A ovulação, por sua vez, descreve o processo pelo qual um folículo maduro é finalmente capaz de se romper e liberar um óvulo que pode ser fertilizado por um espermatozoide. Essa ruptura, então, é o que torna a gravidez possível – revelando assim o papel de embreagem que o corpo lúteo desempenha na manutenção da vida.
O que é o corpo lúteo?
Durante seus anos reprodutivos, seu corpo se preparará regularmente para a gravidez, esteja você planejando engravidar ou não. O resultado deste ciclo de preparação é o ciclo menstrual de uma mulher.
O ciclo menstrual tem duas fases, a fase folicular e a fase pós-ovulatória ou luteal. A fase lútea dura aproximadamente duas semanas. Durante esse tempo, um corpo lúteo se forma no útero. O corpo lúteo é feito de um folículo que abriga um óvulo em maturação. Começa a se formar assim que um óvulo maduro sai do folículo. O corpo lúteo é essencial para a concepção e para a gravidez durar.
Durante a ovulação, um ovo é liberado de um folículo dominante. Após a liberação do óvulo e a fertilização subsequente, o folículo se isola e forma o que é conhecido como corpo lúteo. Essa massa de células ajuda a produzir o hormônio progesterona durante a gravidez precoce.
O corpo lúteo continuará a produzir progesterona até que o feto esteja produzindo níveis adequados para sustentar a gravidez, o que geralmente ocorre entre 7 e 9 semanas de gestação. A progesterona é essencial durante a gravidez precoce porque:
- Permite que o útero cresça sem contrações;
- Suporta o crescimento do revestimento do útero;
- Melhora o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio;
- O corpo lúteo é suportado e mantido pelo hormônio da gravidez, gonadotrofina coriônica humana ou HCG. O corpo lúteo começa a diminuir de tamanho por volta das 10 semanas de gravidez.
Quando a fertilização ou implantação não ocorrer, o corpo lúteo começará a se romper. Isso causa um declínio nos níveis de estrogênio e progesterona, levando ao início de outro período menstrual.
Corpo lúteo e o ciclo menstrual:
Os hormônios desempenham um papel poderoso na regulação menstrual normal em mulheres.
Assim como a progesterona e o estrogênio, outros hormônios essenciais para a ovulação incluem o hormônio luteinizante e estimulante do folículo.
Esses hormônios são responsáveis pela ovulação e preparação do útero para a implantação de um óvulo fertilizado.
Um ciclo menstrual típico ocorre a cada 25 a 36 dias, quando o corpo se prepara para a ovulação e a gravidez. Existem três fases do ciclo menstrual:
1. Fase folicular:
A fase folicular do ciclo menstrual começa no primeiro dia do período da mulher, no início do sangramento menstrual e dura até a ovulação. Este estágio geralmente dura de 13 a 14 dias.
Durante a fase folicular, o corpo secreta o hormônio folículo estimulante para induzir a produção de folículos ovarianos que contêm ovos. Um desses folículos irá crescer em um folículo maduro capaz de ser fertilizado, o que é conhecido como o folículo dominante.
O folículo dominante secreta estrogênio, que não apenas quebra os folículos não dominantes, mas também estimula o útero a começar a espessar seu revestimento em preparação para a implantação do óvulo. Também causa o aumento do hormônio luteinizante que é responsável pela ovulação.
2. Fase ovulatória:
A fase ovulatória começa no dia 14 do ciclo menstrual de uma mulher. Durante esse tempo, o hormônio luteinizante surge, estimulando ainda mais o ovário a liberar o óvulo do folículo dominante.
Normalmente, essa fase dura de 16 a 32 horas, resultando em ovulação.
3. Fase lútea:
A fase lútea do ciclo menstrual é o momento em que o corpo se prepara para a implantação de um óvulo fertilizado. Quando um folículo ovariano libera um óvulo durante a fase ovulatória, o folículo aberto se fecha, formando o que é chamado de corpo lúteo.
O corpo lúteo é responsável pela produção do hormônio progesterona, que estimula o útero a engrossar ainda mais em preparação para a implantação de um óvulo fertilizado.
O hormônio estrogênio também é elevado durante esse tempo para preparar o útero para o implante.
Se não houver óvulos fertilizados para implante no revestimento uterino espesso, o corpo perde o revestimento durante o sangramento menstrual devido aos baixos níveis de estrogênio e progesterona, e o ciclo recomeça.
Função do corpo lúteo na gravidez:
O objetivo principal do corpo lúteo é pulsar hormônios, incluindo a progesterona.
A progesterona é necessária para que uma gravidez viável ocorra e continue. A progesterona ajuda o revestimento uterino, conhecido como endométrio, a engrossar e tornar-se esponjoso. Essas mudanças no útero permitem a implantação de um óvulo fertilizado.
O útero também fornece um embrião de rápido crescimento, com nutrição durante seus primeiros estágios de desenvolvimento, até que a placenta, que também produz progesterona, possa assumir o controle.
Se um óvulo fertilizado não se implantar no endométrio, a gravidez não ocorre. O corpo lúteo diminui e os níveis de progesterona caem. O revestimento uterino, em seguida, lança fora, como parte da menstruação.
Defeito do corpo lúteo:
É possível ter um defeito no corpo lúteo. Isso também é referido como defeito na fase lútea. É causado se não há progesterona suficiente no útero para engrossar o endométrio. Também pode ocorrer se o endométrio não engrossar em resposta à progesterona, mesmo que alguma progesterona esteja presente.
O defeito no corpo lúteo pode ser causado por muitas condições. Eles incluem:
- Índice de massa corporal muito alto ou muito baixo;
- Quantidades extremas de exercício;
- Fase lútea curta;
- Síndrome do ovário policístico (SOP);
- Endometriose;
- Hiperprolactinemia;
- Distúrbios da tireoide, incluindo tireoide hipoativa, tireoide hiperativa, deficiência de iodo e doença de Hashimoto;
- Estresse extremo;
- Perimenopausa.
O defeito no corpo lúteo também pode ocorrer por razões desconhecidas. Quando isso acontece, você pode receber um diagnóstico de infertilidade inexplicada.
Muitas das condições que causam o defeito do corpo lúteo também causam infertilidade ou aborto espontâneo.
Sintomas do defeito do corpo lúteo:
Os sintomas do defeito do corpo lúteo podem incluir:
- Perda precoce da gravidez ou aborto recorrente;
- Períodos frequentes ou curtos;
- Manchas;
- Infertilidade.
Quanto tempo dura o corpo lúteo?
Depois de uma mulher ovular, o corpo lúteo dura apenas cerca de 12-14 dias, a menos que comece a receber HCG (gonadotrofina coriônica humana) de um embrião em desenvolvimento. Se o óvulo não é fertilizado, o corpo lúteo morre e a produção de progesterona pára. Quando os níveis de progesterona diminuem, o revestimento do útero deixa de se tornar mais espesso e, consequentemente, é eliminado durante a menstruação.
Se o ovo for fertilizado, o corpo lúteo começará a receber HCG do embrião. HCG diz ao corpo lúteo para continuar produzindo progesterona. O corpo lúteo dura cerca de dez semanas após a ovulação. Após dez semanas, a placenta assume a produção de progesterona até o final da gravidez.
Diagnóstico:
Não há um teste padrão usado para diagnosticar o defeito do corpo lúteo. Seu médico provavelmente recomendará exames de sangue hormonais para medir seu nível de progesterona. Eles também podem recomendar ultrassonografias vaginais para visualizar a espessura do seu revestimento uterino durante a fase lútea.
Outro teste diagnóstico possível é uma biópsia endometrial. Esta biópsia é feita dois dias antes de você esperar menstruar. Se os seus períodos forem irregulares, seu médico agendará o teste em algum momento após o 21º dia do seu ciclo. Para este teste, o seu médico irá remover uma pequena parte do seu revestimento endometrial para analisar ao microscópio.
Tratamento:
Se você não está ovulando regularmente ou de forma alguma, seu médico pode tentar estimular a ovulação com medicamentos, como o clomifeno (Clomid, Serophene) ou gonadotrofinas injetáveis, como a gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esses medicamentos podem ser usados isoladamente ou em conjunto com procedimentos, como inseminação intra-uterina ou fertilização in vitro (FIV). Alguns desses medicamentos aumentam suas chances de gêmeos ou trigêmeos.
Seu médico pode prescrever um suplemento de progesterona para você tomar após a ovulação ocorrer. Suplementos de progesterona estão disponíveis como medicamentos orais, géis vaginais ou soluções injetáveis. Você e seu médico podem discutir os prós e contras de cada um para determinar qual é o melhor para você.
Se você está tendo abortos precoces ou recorrentes devido a um defeito no corpo lúteo, seu médico provavelmente prescreverá progesterona sem a necessidade de medicação adicional para aumentar a ovulação.
Dicas para a concepção:
Existem coisas que você pode fazer para ajudar a preservar ou manter a fertilidade, o que pode ajudá-lo a conceber mais facilmente:
Mantenha seu índice de massa corporal no intervalo normal. Estar acima do peso ou abaixo do peso pode ter um impacto negativo sobre a saúde hormonal.
Conheça sua história familiar. Alguns diagnósticos de infertilidade parecem ocorrer em famílias. Estes incluem síndrome do ovário policístico (do lado do pai ou da mãe), insuficiência ovariana primária (anteriormente conhecida como insuficiência ovariana prematura) e endometriose. A Doença celíaca também pode afetar a fertilidade.
Manter um estilo de vida saudável, que inclua não fumar cigarros, fazer uma dieta balanceada, reduzir a ingestão de carboidratos e fazer exercícios regularmente.
Reduza seu nível de Estresse com meditação, ioga ou exercícios de respiração profunda.
Considere a acupuntura. Estudos descobriram uma correlação positiva entre a concepção e a acupuntura. Há também melhores taxas de concepção entre as mulheres que receberam acupuntura para diminuir o Estresse e aumentar o fluxo sanguíneo para o útero.
Evite toxinas, conhecidas como desreguladores endócrinos, no meio ambiente. Estes incluem subprodutos de carvão, mercúrio, ftalatos e bisfenol A (BPA).
Acompanhe a sua ovulação com um dispositivo de teste respeitável em casa. Não use aplicativos de ovulação ou um termômetro de temperatura corporal basal.
Converse com seu médico se você estiver tentando engravidar por mais de um ano se tiver menos de 35 anos ou mais de seis meses, se tiver 35 anos ou mais. Seu médico pode ajudá-la a elaborar um plano para melhorar suas chances de concepção.