Se você está tentando engravidar, cada pequena mudança que seu corpo experimenta pode ser um sinal de alerta. Em particular, se você tem um corrimento marrom, você pode se sentir extremamente preocupado com o seu significado. E, de fato, embora corrimento marrom possa ser um sinal de gravidez, em combinação com outros sintomas, isso pode indicar condições bastante diferentes. Por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis, microtrauma e alterações no curso da gravidez são consideradas causas patológicas do corrimento marrom.
O que é corrimento marrom?
Corrimento vaginal é um problema que preocupa todas as mulheres, pois pode dizer muito sobre o estado de saúde da área íntima. A descarga vaginal é uma descarga aquosa, que pode se tornar viscosa e pode variar em consistência, cor e odor, dependendo de vários fatores.
Este normalmente toma a cor escura porque é constituído pelos restos de sangue deixados no organismo, ou porque não foi descartado antes ou porque o processo foi mais longo. Esse fluxo pode ocorrer antes ou depois da menstruação, assim como pode ser um sinal de gravidez, embora existam outras razões diferentes que determinam a presença desse fluxo.
Corrimento marrom: estou grávida?
A presença de um corrimento marrom pouco antes da menstruação pode ser um sinal de fertilização. Esse sintoma ocupa um lugar importante entre os primeiros sinais de gravidez, pois é um testemunho direto da adesão do óvulo à mucosa uterina.
A hemorragia do implante resulta de danos nos vasos endometriais que ocorrem durante o processo de ligação. É muito interessante que o óvulo secreta substâncias bioativas, que atenuam a superfície endometrial. Isto visa facilitar a sua incorporação na superfície do endométrio, entrando mais e mais profundamente.
Como esperado, este evento causa algum sangramento na área, mas essa perda de sangue não é uma ameaça e é considerada absolutamente natural, uma vez que o revestimento endometrial danificado cura em menos de duas semanas.
O sangramento da implantação pode ser marrom?
O sangramento de implantação marrom é a variante mais comum. Além disso, a cor escura é determinada pelo fato de que o sangue não sai imediatamente, mas demora um pouco para sair pela vagina.
Também é possível observar uma mancha rosa, quando o sangue é liberado mais rapidamente, mas em combinação com o muco vaginal claro.
Características do sangramento de implantação:
- Ocorre alguns dias antes do período esperado.
- Não dura mais de 3 dias.
- É indolor.
- Muitas vezes é seguido por outros sinais de gravidez.
O que significa o corrimento marrom se não estou grávida?
Além do processo de implantação, o corrimento marrom pode ser determinado por múltiplas causas, as quais classificaremos em duas categorias:
Corrimento marrom fisiológico:
- O sangramento da ovulação é uma pequena hemorragia que surge quando o óvulo deixa o folículo. É observado no meio do ciclo e pode ser acompanhado por dor abdominal.
- Sangramento adaptação ocorre nos primeiros 3-6 meses, quando os contraceptivos hormonais são usados.
Corrimento marrom patológico (pode ocorrer em conjunto com a gravidez):
- Doenças sexualmente transmissíveis. Corrimento vaginal anormal e mal odoroso é a principal característica das doenças sexualmente transmissíveis. Geralmente é acompanhado por coceira ou queimação em torno da vagina.
- Em alguns casos, o corrimento marrom pode ser o resultado de atividade sexual recente. Traumas leves na mucosa podem aparecer mesmo após uma visita ao ginecologista. Também poderia ser causada por um exame vaginal recente se as amostras foram retiradas de células do colo do útero.
- Traumatismos pré-cancerosos ou malignos do canal cervical podem causar sangramento irregular, incluindo sangramento após a relação sexual.
- Sangramento subcorial, que é a descarga de sangue acumulado sob a membrana placentária. É inofensivo, desde que não cause o descolamento da placenta.
- Violação do curso de gravidez. Existem sinais gerais de perturbação de qualquer tipo de gravidez, incluindo hemorragia vaginal. Deve-se levar em conta que o sexo é contraindicado em caso de tonicidade uterina durante a gravidez, uma vez que pode causar aborto espontâneo.
Condições que causam corrimento marrom em mulheres grávidas:
- Síndrome do ovário policístico.
- Doenças da tireoide e outros distúrbios hormonais.
- Perimenopausa.
- Fibromas uterinos e câncer endometrial.
- Endometriose e adenomiose (patologias do desenvolvimento endometrial).
- Distúrbios na coagulação do sangue.
Diagnóstico de causas do corrimento marrom:
Se todos os sinais indicarem que o implante ocorreu sangramento, em caso de sexo desprotegido cerca de três semanas antes do sangramento, é possível considerar uma gravidez. Para dissipar as dúvidas, você pode optar por fazer um teste de gravidez em casa, que é baseado na detecção de gonadotrofina coriônica (hormônio da gravidez) na urina. Ou um exame de sangue laboratorial pode ser feito. É importante ter em mente que, além do implante de sangramento, há sintomas que indicam gravidez, como náusea pela manhã, atraso no período normal, aumento do tamanho e sensibilidade nas mamas, entre outros.
Um corrimento marrom, excessivo, com coágulos, que causa dor abdominal, mal-estar e possivelmente perda de consciência, pode alertar sobre um aborto espontâneo.
Em qualquer caso, se você está preocupado com corrimento marrom, você deve informar o ginecologista e tentar determinar a causa. Além disso, na maioria dos casos, não há nada para se preocupar, mas é sempre uma boa ideia fazer um exame para se certificar de que está tudo bem.