O corpo de uma mulher grávida é imprevisível. Os processos que ocorrem dentro dele podem ser impressionantes e, muitas vezes, inexplicáveis. Mas essas mesmas mudanças assustam futuras mães de tempos em tempos. Durante a gravidez, o corpo feminino torna-se um lar temporário para o feto, a máquina de suporte da vida, e os avisos definem processos e mudanças em seu corpo, pode ser alarmado o suficiente.
O corrimento marrom na gravidez é uma das coisas que causam preocupação. Existem alguns casos específicos em que a mancha marrom é considerada normal, mas na maioria das vezes essas excreções representam um risco para a gravidez. É por isso que, se você encontrou manchas marrons em sua roupa de baixo, precisa de uma consulta urgente com um ginecologista.
O que é corrimento marrom na gravidez ?
O corrimento marrom na gravidez é uma expulsão normal, nada alarmante, do sangue acumulado de destacamentos insignificantes que acontecem quando o embrião se implantou na parede uterina. Desde que o organismo evacue através do fluxo do sangue e com isso vai limpar o endométrio e por esse motivo o fluxo é dessa cor.
Mas se você fala em “desapego”, fica com medo e não confia neste termo com as palavras “nada alarmante”, então a melhor coisa é consultar o seu médico, porque essa situação acontece com muitas futuras mães; No entanto, quando você está esperando, é melhor do que sempre, em face de qualquer anormalidade, será melhor para um especialista para verificar o bem-estar do seu bebê para descartar qualquer perigo.
Quando é normal?
Entre os dias 6 e 12 após a concepção, o óvulo fertilizado atinge o útero e é implantado na parede uterina. A implantação pode ser acompanhada por manchas marrons. As mulheres que não conseguem nem adivinhar que estão grávidas costumam confundir essas excreções por um período menstrual. Mas devemos admitir que a hemorragia de implantação é frequentemente seguida por secreções cremosas de cor bege ou rosa. Quando o fluxo fica marrom escuro, pode ser um sinal de perigo.
Há casos em que uma mancha marrom aparece durante os próximos meses no horário habitual do período. Tal coisa acontece devido ao desequilíbrio hormonal.
O que causa?
O corrimento marrom na gravidez é uma ocorrência muito comum e pode indicar muitas coisas. Algumas das causas são:
1. Risco de um aborto espontâneo:
No entanto, na maioria das vezes o corrimento marrom durante o início da gravidez é um sinal de alerta: existe o risco de aborto espontâneo. Devido ao descolamento da bexiga fetal, há sangue nas excretas vaginais. Além disso, a mulher pode sentir dor persistente no baixo-ventre, muitas vezes acompanhada de tontura e vômito.
Tais casos precisam de atenção médica. Os médicos prescrevem um curso de tratamento para a futura mãe com o objetivo de manter a gravidez e o repouso no leito. Ajude a evitar o triste resultado.
2. Gravidez ectópica:
O derramamento do óvulo fertilizado é inevitável durante uma Gravidez ectópica. É por isso que o corrimento marrom na gravidez pode ser um dos sintomas dessa patologia. Nesse caso, você deve contatar imediatamente um especialista médico. Quanto mais cedo você fizer um diagnóstico correto e tomar as medidas necessárias, maior será a probabilidade de seu sistema reprodutivo permanecer intacto.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Gravidez ectópica é geralmente revelada durante um ultrassom. O médico também pode atribuir testes adicionais, se necessário.
3. Um sinal de uma doença:
Muitos problemas ginecológicos podem ser acompanhados por corrimento marrom na gravidez. Isso acontece quando uma futura mãe tem alguma infecção do trato urinário ou erosão cervical. A gravidez não impede que você fique doente. Pelo contrário, às vezes seu sistema imunológico se torna mais frágil durante o período de gestação. É por isso que o planejamento da gravidez, com seus exames, testes e vacinas, é muito importante.
4. Placenta prévia:
O corrimento marrom durante os últimos estágios da gravidez pode ser um sintoma da placenta prévia. É uma complicação da gravidez quando a placenta está perto do colo do útero, quando está muito baixa. O útero em crescimento pode romper os vasos sanguíneos nas camadas superiores da placenta, causando uma pequena quantidade de sangramento. Neste caso, será útil se o seu médico realizar um ultrassom no dia em que você tiver pontos marrons.
5. Precursor de nascimento:
Se a sua gravidez está chegando ao fim e você notou secreções marrom, a causa mais provável do sintoma é a perda do tampão mucoso. Isso significa que você deve se preparar para o parto: o trabalho começará em breve! Mas não podemos dizer exatamente quando, o processo é individual. O período de tempo entre a perda do tampão mucoso e o início do trabalho de parto pode ser de duas horas a duas semanas.
Quando é motivo de preocupação?
Embora não haja necessidade de pânico na maioria das ocorrências de corrimento marrom na gravidez, toda gestante deve monitorar a si mesma e seus sintomas de modo que os sinais de um problema grave não sejam perdidos enquanto eles ainda são controláveis. É importante acompanhar a aparência, a quantidade e o odor do corrimento marrom, e qualquer anormalidade percebida deve ser encaminhada ao médico imediatamente.
Existem alguns sintomas que refletem sérios problemas subjacentes:
Grande Quantidade de Corrimento:
Em geral, qualquer corrimento durante a gravidez que não fique confinado ao seu traje de banho e precisa de um absorvente para o tratamento é um sinal de que um médico deve ser consultado.
Desconforto Associado à Descarga:
A descarga acompanhada de dor e cãibras, um mau cheiro e persistência por mais de uma semana pode indicar infecção vaginal.
Descarga Aquosa:
Descarga acompanhada por líquido aguado ou material irregular que pode indicar um aborto espontâneo.
Duração do Corrimento Marrom na Gravidez:
O corrimento marrom que persiste por mais de uma semana após a relação sexual ou um exame médico pode ser um sinal de infecção.
Febre Junto com Corrimento:
Descarga acompanhada de Febre e calafrios que podem ser causados por uma infecção grave do útero ou dos rins e devem ser tratados imediatamente.
Dor Intensa com Descarga:
Descarga acompanhada de tontura, dor intensa e cólicas abdominais, que podem ser causadas por uma Gravidez ectópica, que representa uma ameaça para a vida da mãe e precisará ser interrompida rapidamente.
Quando você deve procurar o médico?
Sua decisão de buscar a opinião de um médico depende da natureza do corrimento, e é importante avaliar sua cor, quantidade, textura e odor.
Considere ver um médico se:
- Há muito corrimento em oposição a algumas manchas. O corrimento que precisa de um absorvente higiênico deve ser verificada.
- O corrimento após a relação sexual persiste por mais de 7 dias, é mau cheiro ou irritante.
- O corrimento é acompanhado de dor ou expulsão de tecido ou caroços.
- O corrimento é acompanhado de febre ou calafrios.
- O corrimento é acompanhado por cólicas abdominais, dor intensa ou tontura.