A Covid-19 e gripe H3N2 são doenças respiratórias que os sintomas consistem em tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações esses sintomas que têm confundido muitas pessoas nas últimas semanas.
Os sinais podem ser indicativos tanto de Covid-19 quanto de gripe H3N2, variante do vírus influenza A.
Além disso, as duas doenças respiratórias, por apresentarem muitas semelhanças, podem dificultar o diagnóstico de quem for acometido por um quadro de síndrome gripal.
Para auxiliar no diagnóstico correto, é preciso conhecer os sintomas de cada infecção, além de realizar exames específicos que ajudam nessa identificação.
Como diferenciar os sintomas da covid-19 e gripe H3N2:
Diferenciar os sintomas da covid-19 e gripe H3N2 é difícil, pois os sintomas de ambos as doenças são muito parecidos porém existem algumas diferenças como por exemplo.
No entanto, a temperatura mais elevada é mais frequente em casos de gripe H3N2, assim como tosse seca, coriza, dores musculares e dores de cabeça.
Se os sintomas se arrastam por um tempo mais longo, tende a ser Covid-19, que também tem como sintomas o cansaço e a tosse mais persistente.
Além disso, quando o paciente apresenta um quadro forte de síndrome gripal, e principalmente com elevação de temperatura por tempo prolongado, é importante fazer o exames específicos para covid-19 e gripe H3N2.
Pode ocorre dupla infecção (coinfecção), por gripe H3N2 e covid-19:
Além disso, quando a pessoa contrai os dois vírus ao mesmo tempo, os sintomas serão simultâneos e não há uma diferenciação muito grande.
Portanto, o paciente pode ter febre alta e súbita, principalmente na influenza, dor no corpo nas duas infecções, tosse e dor nas articulações.
Por outro lado a nova variante Ômicron, pode ocorrer dor de garganta, rinite e/ou sinusite, portanto, não existe como fazer a diferença apenas pelos sintomas, sem um exame.
A Flurona é o nome dado a dupla infecção da covid-19 e gripe H3N2 não é algo difícil de acontecer, pois a via de transmissão é a mesma e a forma de contágio, também.
Como se proteger da covid-19 e gripe H3N2:
Além disso, a explosão de casos da covid-19 e gripe H3N2 tem uma relação muito próxima com a baixa adesão às medidas de proteção individual e distanciamento social.
No entanto, as doenças são transmitidas por via respiratória e os cuidados preventivos são semelhantes.
Portanto, quem consegue se proteger de uma, se protege da outra, entre as principais orientações, estão:
Evitar aglomeração; utilizar corretamente a máscara, manter os ambientes ventilados e o isolamento das pessoas que estão com algum sintoma respiratório. ((https://www.saude.ce.gov.br/2021/12/29/h3n2-e-covid-19-infectologista-detalha-formas-de-prevencao-e-tratamento/))
Cuidados necessários em caso de infecção da covid-19 e gripe H3N2:
Os cuidados para a recuperação do paciente, de ambos os casos, não mudam muito.
No entanto, é necessário o isolamento, distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscara, hidratação, repouso e fármacos para aliviar a sintomatologia.
Além disso, para casos leves de síndromes respiratórias, os pacientes podem procurar as Unidades Básicas de Saúde.
Já para quadros mais graves, tanto de gripe quanto de Covid-19, os pacientes deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). ((https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/covid-19-ou-h3n2-especialista-explica-diferencas-entre-as-duas-infeccoes))