Criptosporidíase – O que é, Causas e Tratamentos que devemos conhecer. Além disso, a Criptosporidíase é uma infecção intestinal altamente contagiosa. Isso resulta da exposição a parasitas de Criptosporidíase, que vivem nos intestinos de humanos e outros animais e são espalhados pelas fezes.
De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Crypto afeta cerca de 750 mil pessoas por ano. A maioria das pessoas se recupera dentro de algumas semanas sem problemas. No entanto, a diarreia aquosa, náuseas e cólicas abdominais que acompanham a infecção podem persistir para algumas pessoas.
Para crianças pequenas ou pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, a infecção pode ser particularmente perigosa. O CDC informa que o Criptosporidíase é encontrado em todas as partes do país e até mesmo em todo o mundo.
Causas da Criptosporidíase: Uma pessoa pode desenvolver Criptosporidíase depois de entrar em contato com fezes contaminadas. Esta exposição geralmente ocorre engolindo água de natação recreativa. Em qualquer lugar, as pessoas se reúnem em água – piscinas, parques aquáticos, banheiras de hidromassagem, lagos e até o oceano – podem conter Criptosporidíase. Outras infecções graves também podem ser contraídas nesses ambientes.
De acordo com a Fundação Nacional de Doenças Infecciosas, os germes de Criptosporidíase são uma das principais causas de doenças transmitidas pela água neste país. As crianças pequenas que muitas vezes explodem e jogam na água são susceptíveis à infecção.
O CDC informa que milhões de parasitas de Criptosporidíase podem ser lançados no movimento intestinal de apenas uma pessoa infectada, tornando Crypto altamente contagioso. E porque o parasita é cercado por uma concha externa, é resistente ao cloro e outros desinfetantes. O parasita pode viver por dias, mesmo em piscinas adequadamente tratadas com produtos químicos.
Os germes Criptosporidíase também podem ser espalhados através do contato mão-a-boca. Eles podem ser encontrados em qualquer superfície contaminada com fezes infectadas. Por isso, a infecção também pode ser transmitida por:
- Brinquedos contaminados;
- Tocando as superfícies do banheiro sem lavar as mãos adequadamente;
- Manipulação de animais;
- Sexo;
- Beber água não tratada;
- Tocando fraldas sujas;
- Manejo de produtos não lavados cultivados em solo contaminado.
Tratamento da Criptosporidíase: Uma pessoa com Criptosporidíase precisa aumentar a ingestão de líquidos para combater os efeitos desidratantes da diarreia grave. Se a desidratação persistir ou piorar, a pessoa pode ser hospitalizada e administrada com líquidos intravenosos.
O seu médico pode prescrever a droga antidiarreica nitazoxanida, mas é eficaz apenas em pessoas com sistemas imunológicos saudáveis. Pessoas com sistemas imunológicos mais fracos, como aqueles com HIV, podem receber drogas para aumentar o sistema imunológico como forma de combater a infecção.